Thursday, October 25, 2007

MAIS VERDADES BÍBLICAS SOBRE MILAGRES

JOÃO 9:1-11

Os discípulos ao verem esse cego de nascença fazem uma pergunta a Jesus que revela o conceito corrente na época, de que aquele que nascia com deficiência física devia isso a algum pecado seu ou de seus pais, o que contraria o que Deus havia deixado através do profeta Jeremias no capítulo 31:29,30, que cada um responderia pelo seu próprio pecado. Jesus corrige essa distorção e revela a razão de tal deficiência: “....é para que nele se manifeste a glória de Deus...”
Os milagres na Bíblia têm ensinamentos para nós que se olharmos atentamente para poderemos aprender o porquê deles isso nos fará mais seguros quanto a nossa caminhada como filhos de Deus nesta geração.
A primeira verdade é que “as necessidades humanas são motivadoras de ações milagrosas da parte de Deus”, versos 2,3. sempre que houve uma necessidade Deus intervir a favor de seus filhos, até parece que os problemas humanos são desculpas para Deus fazer milagres. Ele é um “Pai” interessado no bem de seus filhos, pois Ele diz em Lucas 11:9-13 que é mais bondoso do que qualquer ser humano, então meu querido saiba que quando você está em uma situação desesperadora tem alguém olhando para a sua necessidade e entrará com recurso a teu favor tão logo você peça com fé a sua ajuda.
A segunda verdade é que “os métodos de Deus não obedecem a uma lógica humana”, versos 6,7. Isso implica em dizer que é difícil para a mente finita entender a totalidade dos pensamentos e ações de um Deus Todo-Poderoso. Como pode alguém dizer que para se receber uma cura é preciso misturar terra com saliva e colocar nos olhos do doente, e ainda mandar ele se lavar sem disponibilizar ajuda, já que a pessoa em questão é cega? Pois Jesus fez isso e o resultado foi a cura de um cego de nascença; ou como entender o mandamento do profeta Elizeu ao comandante Naamã de que ele deveria mergulhar sete vezes no Rio Jordão que ficaria curado? Todavia foi isso que aconteceu. O importante aqui não é o que foi mandado fazer, mas a obediência à ordem dada. Deus não tem porque fazer as coisas do nosso jeito, afinal se fôssemos bons não teríamos problemas.
A terceira verdade é que “os milagres divinos sempre serão questionados por aqueles que nunca experimentaram milagre algum”, versos 8-10. as pessoas ficam como Tomé, só acreditam vendo, e isto acontece pela falta de relacionamento com Deus. A nossa geração é muito materialista só acredita na matéria palpável e visível, se alguma coisa foge a esse padrão, não conseguem entender. Quando o profeta Elizeu disse ao capitão que Deus faria com que houvesse abundância de alimentos no outro dia, o capitão não conseguiu crer, pois estavam cercados por um exército mais poderoso que eles e não podiam sair dos muros da cidade, II Reis 7; acreditar em milagres é para crentes, é necessário estar vivendo uma comunhão com o Deus de milagres para poder ter essa fé no coração. Quem questiona milagre normalmente nunca teve experiência com Deus, ou quem sabe nem acredite nele.