Wednesday, October 17, 2007

O MILAGRE ESTÁ NA OBEDIÊNCIA REGADA COM FÉ


2 REIS 5:8-19

Há um texto no evangelho de João capítulo 9 que nos traz o milagre da cura do cego no tanque de Siloé. O que Jesus faz? Coloca lodo no olho do cego e pede-lhe que se lave Jesus queria ver se a fé daquele homem era acompanhada de obediência; se ele obedecesse receberia o milagre se não obedecesse continuaria cego.
O MILAGRE É UNIVERSAL, ESTÁ DISPONÍVEL A TODO AQUELE QUE CRÊ. Naamã era um general siro que constantemente fazia guerra a Israel, inclusive fazendo escravos, todavia o profeta realiza o milagre assim mesmo.
Deus não faz seus milagres para defender esta ou aquela posição teológica, mas simplesmente para glória de seu poderoso nome. O milagre é para todo aquele que crê.
Jesus nos certifica disso quando traz libertação para a filha da mulher siro-fenícia no evangelho de Marcos capítulo sete.
O MILAGRE DE DEUS SE VESTE DE SIMPLICIDADE. Naamã pensava em uma atuação grandiosa, teatral por parte do profeta e se decepcionou quando Eliseu apenas lhe manda um recado simples: “mergulhe sete vezes no rio Jordão”.
Nós seres humanos temos dificuldades em lidar com coisas simples, o tempo vai passando e vamos nos sofisticando, como Naamã, por causa das nossas lepras complicamos aquilo que deveria ser simples, condicionamos as bênçãos de Deus a tantos rituais que não tem nada a ver com sua Palavra, e nos decepcionamos porque não alcançamos os milagres que pedimos.
Em I Coríntios 1:26-29 o apóstolo diz que Deus usa as coisas simples para confundir as sofisticadas. Seja simples, não complique, não invente e receba seu milagre.
O MILAGRE DE DEUS É CONDICIONADO A OBEDIÊNCIA À SUA PALAVRA. Fé sem obediência é discurso vazio, é vento, é nada. O que o profeta pede ao general no texto acima traria o milagre, bastava obedecer. A argumentação dos assessores convence o general, eles argumentam que se o profeta tivesse pedido algo difícil ele faria quanto mais mergulhar sete vezes no rio Jordão. Depois de muito relutar e contra argumentar Naamã obedece e experimenta o milagre da cura.
Querido o teu milagre está depois da obediência.
Em Mateus 14:25ss Pedro pede a Jesus para caminhar sobre as águas e recebe o convite que obedece imediatamente e tem uma experiência extraordinária, mas nos lembramos apenas que ele afundou, não percebemos que a obediência lhe trouxe a experiência.ficamos como os demais discípulos no conforto do barco, não ousamos obedecer e perdemos o milagre de Deus em nossas vidas.
O MILAGRE DE DEUS PROVOCA RESPOSTAS. Quando Naamã experimenta o milagre da cura algo acontece no seu coração, aquele homem que até agora tinha servido a outros deuses tem uma experiência de conversão ao Deus de Israel. Ele pede uma carga de terra para o profeta, que agora, depois do milagre, o recebe, para que quando chegue ao seu país não se ajoelhe mais diante de outro deus a não ser ao Deus de Israel. A resposta de Naamã ao milagre é conversão.
A outra resposta do general foi a gratidão, tanto que queria presentear o profeta com muitos bens, só não o fez porque o profeta rejeitou para que Naamã não confundisse a ação de Deus com as práticas pagãs daquela época que previa pagar o trabalho dos sacerdotes pelo favor recebido. O profeta Eliseu deixa bem claro que essa não é uma prática saudável, Deus não vende milagres.