Saturday, October 20, 2007

COMO ENFRENTAR A REJEIÇÃO


GENESIS 21:8-21

A rejeição traz consigo a dor e o prejuízo. A dor é na alma e o prejuízo é na vida. A história de Hagar, na Bíblia, nos ensina algumas coisas referentes à rejeição e como lidar com ela. A rejeição por parte de Sara, sua antiga patroa e dona, trouxe-lhe feridas na alma, bem como na de seu filho. O prejuízo dela consistiu na perda da herança da família de Abraão. Um dia fazia parte da família mais rica da região, no outro estava banida em um deserto. Como isso afeta a alma é o que veremos a seguir.
A REJEIÇÃO NOS FAZ PERDER O RUMO NA VIDA, v. 14b “... Ela se pôs a caminho e ficou vagando pelo deserto de Berseba”. Hagar não esperava por essa, estava bem excelente empregada, tinha até tido um caso com o patrão por insistência de Sara, que não podia ter filhos; do ponto de vista dela nada afetaria sua posição social conquistada através do filho que dera a Abraão. Mas o golpe da rejeição veio de forma impiedosa e a lançou vagando em um deserto.
Hagar e seu filho enfrentaram as vicissitudes normais a um deserto, falta d’água. Ela se afasta do filho para não vê-lo morrer de sede, ela não via alternativa para seu problema, não conseguiu achar nenhuma fonte de água.
A amargura de alma causada pela rejeição obscurece a vista, cega a inteligência. Hagar não conseguia mais enxergar o seu destino porque, para ela, não havia destino algum; ela foi pega de surpresa pela vida.
Quando tudo parecia perdido Deus apareceu no deserto abrindo seus olhos para que ela enxergasse a fonte de água que sempre estivera ali, mas que por causa da amargura da rejeição ela não havia visto. Gen.21:19. Quem sofre a rejeição acaba por não ver as soluções óbvias que a vida concede.
A REJEIÇÃO NOS LEVA AO DESERTO, v. 14b “...Ela se pôs a caminho e ficou vagando pelo deserto de Berseba”. O deserto pode ser positiva ou negativamente considerado. Pode ser lugar de treinamento ou de aflição. Para Hagar foi lugar de desespero, abandonada apenas com alguns pães e uma vasilha de água, não tinha realmente perspectiva nenhuma de vida.
Hagar saiu do conforto para o confronto do deserto por causa de uma rejeição. Esse deserto, aqui, é físico, real, mas ele tem muitas configurações depende apenas da situação que estamos ou do nível da rejeição que sofremos.
O deserto de Hagar também foi emocional, antes tinha a companhia de várias pessoas e até, talvez respeitada por elas devido à sua posição dentro da família de Abraão, mas agora ela está sozinha, física e emocionalmente solitária, abandonada.
A rejeição sem dúvida te lança no inóspito e cruel deserto, mas o efeito que ele vai ter depende de você. Não são as circunstâncias que moldam você, mas você que usa as circunstâncias para aperfeiçoar o seu caráter. Você pode sair de uma rejeição para uma volta de perdão, como Jacó, Gen. 33, ou então pode se tornar um flecheiro de seus irmãos como Ismael filho de Hagar, Gen.21:20.
A REJEIÇÃO NOS LEVA A SITUAÇÕES DESESPERADORAS, v.16 “... não posso ver o menino morrer. Sentado ali perto começou a chorar”. A rejeição nos leva a caminhos e decisões que nos deixam em desespero, onde as lágrimas são as únicas válvulas de escape.
É desesperador sair de um lugar de conforto e acabar em um deserto, é desesperador ver o filho sofrer necessidades básicas, a iminência da morte é desesperadora.
A rejeição levou essa mulher a experimentar os piores sentimentos que a alma humana pode ter.
Esse sentimento de rejeição que Sara impôs a Hagar mais tarde se repete na vida de um descendente seu, José, filho de Jacó, experimenta a rejeição em um nível ainda maior e sofre nas prisões, não apenas do Egito, mas nas da própria alma, experimenta o desespero de ser abandonado, relegado a não existência.
SOMENTE DEUS PODE CURAR A ALMA REJEITADA, v. 17 “... O que a aflige Hagar? Não tenha medo...”. O melhor antídoto para a rejeição é a aceitação, e Deus sabe disso, por isso Ele fala com Hagar no meio do deserto. Deus põe um ponto final na solidão dela. Deus também quer por um ponto final na sua solidão meu amigo.
Hagar se ressentia da perca da companhia e status que a família de Abraão lhe dava, mas Deus vem sarar isso também quando lhe oferece a sua companhia e auxílio. Quem está cuidando dela e de seu filho não é ninguém mais que o próprio Deus Eterno, v. 20ª. Deus também quer dar a você a certeza de sua companhia.
Deus também resolve os temores da alma de Hagar, a partir de então o deserto se torna lar, ela constrói família para seu filho e faz do lugar de temor lugar de vitória, de esperança, de recomeço.
Meu querido leitor resolva a sua situação com o Deus Todo-Poderoso, Ele quer entrar na sua vida e arranca-lo dessa situação. Convide-o para fazer parte de sua vida neste momento fazendo uma breve, mas profunda oração. Deus te abençoe.