Thursday, October 25, 2007

MAIS VERDADES BÍBLICAS SOBRE MILAGRES

JOÃO 9:1-11

Os discípulos ao verem esse cego de nascença fazem uma pergunta a Jesus que revela o conceito corrente na época, de que aquele que nascia com deficiência física devia isso a algum pecado seu ou de seus pais, o que contraria o que Deus havia deixado através do profeta Jeremias no capítulo 31:29,30, que cada um responderia pelo seu próprio pecado. Jesus corrige essa distorção e revela a razão de tal deficiência: “....é para que nele se manifeste a glória de Deus...”
Os milagres na Bíblia têm ensinamentos para nós que se olharmos atentamente para poderemos aprender o porquê deles isso nos fará mais seguros quanto a nossa caminhada como filhos de Deus nesta geração.
A primeira verdade é que “as necessidades humanas são motivadoras de ações milagrosas da parte de Deus”, versos 2,3. sempre que houve uma necessidade Deus intervir a favor de seus filhos, até parece que os problemas humanos são desculpas para Deus fazer milagres. Ele é um “Pai” interessado no bem de seus filhos, pois Ele diz em Lucas 11:9-13 que é mais bondoso do que qualquer ser humano, então meu querido saiba que quando você está em uma situação desesperadora tem alguém olhando para a sua necessidade e entrará com recurso a teu favor tão logo você peça com fé a sua ajuda.
A segunda verdade é que “os métodos de Deus não obedecem a uma lógica humana”, versos 6,7. Isso implica em dizer que é difícil para a mente finita entender a totalidade dos pensamentos e ações de um Deus Todo-Poderoso. Como pode alguém dizer que para se receber uma cura é preciso misturar terra com saliva e colocar nos olhos do doente, e ainda mandar ele se lavar sem disponibilizar ajuda, já que a pessoa em questão é cega? Pois Jesus fez isso e o resultado foi a cura de um cego de nascença; ou como entender o mandamento do profeta Elizeu ao comandante Naamã de que ele deveria mergulhar sete vezes no Rio Jordão que ficaria curado? Todavia foi isso que aconteceu. O importante aqui não é o que foi mandado fazer, mas a obediência à ordem dada. Deus não tem porque fazer as coisas do nosso jeito, afinal se fôssemos bons não teríamos problemas.
A terceira verdade é que “os milagres divinos sempre serão questionados por aqueles que nunca experimentaram milagre algum”, versos 8-10. as pessoas ficam como Tomé, só acreditam vendo, e isto acontece pela falta de relacionamento com Deus. A nossa geração é muito materialista só acredita na matéria palpável e visível, se alguma coisa foge a esse padrão, não conseguem entender. Quando o profeta Elizeu disse ao capitão que Deus faria com que houvesse abundância de alimentos no outro dia, o capitão não conseguiu crer, pois estavam cercados por um exército mais poderoso que eles e não podiam sair dos muros da cidade, II Reis 7; acreditar em milagres é para crentes, é necessário estar vivendo uma comunhão com o Deus de milagres para poder ter essa fé no coração. Quem questiona milagre normalmente nunca teve experiência com Deus, ou quem sabe nem acredite nele.

Saturday, October 20, 2007


BARUCH SHEM KVOT KALCUTEI LEOLAM VOED
Bendito seja o Nome daquele cujo glorioso Reino é Eterno


Graça e paz amados.

Estive em JERUSALÉM para a celebração da festa dos tabernáculos (Chag Succot), festa Bíblica descrita em Levíticos (Vayicrá) 23:33 a 36,39 a 43. Levei comigo as orações de toda a igreja e dos pastores aliançados por uma visão.
Ascender a JERUSALÉM é um ato profético maravilhoso, pois o respaldo Bíblico é tremendo, as bênçãos são derramadas sem medidas para aqueles que crêem assim; crer na Palavra é a chamada para trazer chuva de bênçãos sobre a nossa terra, o Brasil. Neste ano o tema da “Festa dos Tabernáculos” será: “Tocai a Trombeta em Sião”, Fala de uma chamada para o povo de Deus, todas às vezes em que o Shoffar (trombeta) era tocado simbolizava uma convocação do Senhor Deus (HaShem) para o povo de Israel; hoje nós aguardamos o toque do Shoffar (trombeta) para a convocação de toda a igreja no arrebatamento, esperando a redenção daqueles que crêem em Yeshua Hamashia (Jesus Cristo).
A Festa dos Tabernáculos traz a simbologia de que Cristo Tabernaculou conosco na sua encarnação trazendo redenção a toda a humanidade.
Succot é uma festa de alegria, marcando o término da colheita, onde cada família de Israel era convidada a construir uma cabana (sucá) e tomar pelo menos uma refeição dentro dessa cabana para lembrar as Palavras de Deus e a vida errante do povo pelo deserto. Nunca em toda a caminhada do povo de Israel pelo deserto faltou água, comida, roupa, ninguém ficou doente e todo o povo nesse período habitou em cabanas, e Deus os protegeu de dia com uma coluna de Nuvem e à noite numa coluna de Fogo. Chag succot (Festa dos tabernáculos) traz a memória a dependência de Deus no deserto, lembrando que essa dependência deveria continuar mesmo em tempos de prosperidade na Terra Prometida.

COMO ENFRENTAR A REJEIÇÃO


GENESIS 21:8-21

A rejeição traz consigo a dor e o prejuízo. A dor é na alma e o prejuízo é na vida. A história de Hagar, na Bíblia, nos ensina algumas coisas referentes à rejeição e como lidar com ela. A rejeição por parte de Sara, sua antiga patroa e dona, trouxe-lhe feridas na alma, bem como na de seu filho. O prejuízo dela consistiu na perda da herança da família de Abraão. Um dia fazia parte da família mais rica da região, no outro estava banida em um deserto. Como isso afeta a alma é o que veremos a seguir.
A REJEIÇÃO NOS FAZ PERDER O RUMO NA VIDA, v. 14b “... Ela se pôs a caminho e ficou vagando pelo deserto de Berseba”. Hagar não esperava por essa, estava bem excelente empregada, tinha até tido um caso com o patrão por insistência de Sara, que não podia ter filhos; do ponto de vista dela nada afetaria sua posição social conquistada através do filho que dera a Abraão. Mas o golpe da rejeição veio de forma impiedosa e a lançou vagando em um deserto.
Hagar e seu filho enfrentaram as vicissitudes normais a um deserto, falta d’água. Ela se afasta do filho para não vê-lo morrer de sede, ela não via alternativa para seu problema, não conseguiu achar nenhuma fonte de água.
A amargura de alma causada pela rejeição obscurece a vista, cega a inteligência. Hagar não conseguia mais enxergar o seu destino porque, para ela, não havia destino algum; ela foi pega de surpresa pela vida.
Quando tudo parecia perdido Deus apareceu no deserto abrindo seus olhos para que ela enxergasse a fonte de água que sempre estivera ali, mas que por causa da amargura da rejeição ela não havia visto. Gen.21:19. Quem sofre a rejeição acaba por não ver as soluções óbvias que a vida concede.
A REJEIÇÃO NOS LEVA AO DESERTO, v. 14b “...Ela se pôs a caminho e ficou vagando pelo deserto de Berseba”. O deserto pode ser positiva ou negativamente considerado. Pode ser lugar de treinamento ou de aflição. Para Hagar foi lugar de desespero, abandonada apenas com alguns pães e uma vasilha de água, não tinha realmente perspectiva nenhuma de vida.
Hagar saiu do conforto para o confronto do deserto por causa de uma rejeição. Esse deserto, aqui, é físico, real, mas ele tem muitas configurações depende apenas da situação que estamos ou do nível da rejeição que sofremos.
O deserto de Hagar também foi emocional, antes tinha a companhia de várias pessoas e até, talvez respeitada por elas devido à sua posição dentro da família de Abraão, mas agora ela está sozinha, física e emocionalmente solitária, abandonada.
A rejeição sem dúvida te lança no inóspito e cruel deserto, mas o efeito que ele vai ter depende de você. Não são as circunstâncias que moldam você, mas você que usa as circunstâncias para aperfeiçoar o seu caráter. Você pode sair de uma rejeição para uma volta de perdão, como Jacó, Gen. 33, ou então pode se tornar um flecheiro de seus irmãos como Ismael filho de Hagar, Gen.21:20.
A REJEIÇÃO NOS LEVA A SITUAÇÕES DESESPERADORAS, v.16 “... não posso ver o menino morrer. Sentado ali perto começou a chorar”. A rejeição nos leva a caminhos e decisões que nos deixam em desespero, onde as lágrimas são as únicas válvulas de escape.
É desesperador sair de um lugar de conforto e acabar em um deserto, é desesperador ver o filho sofrer necessidades básicas, a iminência da morte é desesperadora.
A rejeição levou essa mulher a experimentar os piores sentimentos que a alma humana pode ter.
Esse sentimento de rejeição que Sara impôs a Hagar mais tarde se repete na vida de um descendente seu, José, filho de Jacó, experimenta a rejeição em um nível ainda maior e sofre nas prisões, não apenas do Egito, mas nas da própria alma, experimenta o desespero de ser abandonado, relegado a não existência.
SOMENTE DEUS PODE CURAR A ALMA REJEITADA, v. 17 “... O que a aflige Hagar? Não tenha medo...”. O melhor antídoto para a rejeição é a aceitação, e Deus sabe disso, por isso Ele fala com Hagar no meio do deserto. Deus põe um ponto final na solidão dela. Deus também quer por um ponto final na sua solidão meu amigo.
Hagar se ressentia da perca da companhia e status que a família de Abraão lhe dava, mas Deus vem sarar isso também quando lhe oferece a sua companhia e auxílio. Quem está cuidando dela e de seu filho não é ninguém mais que o próprio Deus Eterno, v. 20ª. Deus também quer dar a você a certeza de sua companhia.
Deus também resolve os temores da alma de Hagar, a partir de então o deserto se torna lar, ela constrói família para seu filho e faz do lugar de temor lugar de vitória, de esperança, de recomeço.
Meu querido leitor resolva a sua situação com o Deus Todo-Poderoso, Ele quer entrar na sua vida e arranca-lo dessa situação. Convide-o para fazer parte de sua vida neste momento fazendo uma breve, mas profunda oração. Deus te abençoe.

SEMEANDO PALAVRAS E ATITUDES


Texto: Rute 1:6-18
Toda a nossa semeadura se resume em duas coisas: Palavras e atitudes. É o que temos que conta, palavras e atitudes falam de coisas intrínsecas, pessoais. É fácil semear o que é externo, mas tremendamente abençoador quando semeamos o que está em nós, é um desafio.
A semeadura de palavras, Rute 1:10,14, é uma benção porque se refere ao que a Bíblia diz sobre abençoar, mas se torna um problema se for apenas discurso para contentar a alma. Semear palavras sem atitudes é retrocesso, é voltar para traz como “Órfã”, v.15; traz conseqüências de idolatria, “voltou para o seu deus...” v. 15b; perde sua história e referência quando volta e não acompanha sua ex-sogra Noemi. Órfã falou que queria acompanhar Noemi, mas desistiu, sua palavra não foi acompanhada de atitudes.
As atitudes provam as palavras como o fogo prova o ouro.
A semeadura de atitude de Rute, v. 15-18, prova a fidelidade dela mais do que meras palavras. Uma pessoa se dá a conhecer pelas suas atitudes. Palavras desprovidas de ação é discurso vazio.
Quando semeamos atitudes corretas colhemos um caráter ilibado, v.18, Rute era decidida; assim como uma árvore se conhece pelo seu fruto, uma pessoa se dá a conhecer pelas suas atitudes.
Quando semeamos boas atitudes colhemos promessas e bênçãos, Rute 2:10-12, colhemos graça, cap. 2:15,16, colhemos amizade e companheirismo, cap.3:1.
Quando semeamos atitudes firmes e coerentes com as palavras que falamos em acordo com a Palavra de Deus colhemos uma história, cap. 4:11,12,17.
Querido lembre-se que você é uma sementeira, em todo o tempo você está semeando, veja bem portanto o que você semeia porque colheremos 30, 60 ou até mesmo 100 por um de tudo o que semeamos.
Deus abençoe você.

UMA VISÃO DE CONQUISTA


Conquistar novos territórios é o linguajar da visão celular, pois uma vez que aceitamos e entendemos o tratar de Deus em nossas vidas através dos “Encontros com Deus” e “Escola de Líderes” percebemos pela revelação interior do Espírito Santo que muitos territórios ainda precisam ser conquistados; os primeiros que precisam ser conquistados são os interiores, do coração, da vida pessoal. Para avançarmos na “Visão Celular” temos, como diz o apóstolo Paulo, que deixar as coisas que para trás ficam e prosseguir para o alvo, a soberana vocação de Deus.
Para conquistar novos territórios eu preciso ampliar minha visão, sem uma visão correta não se consegue ter sucesso em nenhum empreendimento. A primeira coisa que eu preciso antes de conquistar qualquer coisa é ter uma visão correta dos meus objetivos. Em Gênesis 12 quando Abraão foi chamado para construir uma grande nação, ele obedece imediatamente, mas, leva junto Ló seu sobrinho, comprometendo assim sua visão, porque Ló representa “véu”, e quem está com véu não vê claramente. Mas chega um dia na vida de Abraão em que ele se separa de Ló, o véu é tirado e ele vê claramente, então Deus vem e fala: “... Levanta os olhos....” A visão foi alargada depois que ele tirou o véu. Para conquistar territórios precisamos tirar algumas coisas de nossas vidas, o apóstolo Pedro em sua visão espiritual em Jope teve sua visão ampliada porque tirou o preconceito contra os “Gentios” de dentro de seu coração, e a benção de salvação foi derramada sobre o gentio Cornélio. Qual é o véu que você precisa tirar para que a visão seja ampliada?
Deus diz a Abraão:...”Toda a terra que vês eu te darei...” isso implica em dizer que “COMO VOCÊ VÊ É A POSSE DE SEU TERRITÓRIO” , se você só consegue ver o território da dificuldade, é esse o território que você vai conquistar. Salomão diz que como o homem se imagina no seu coração, assim ele o é, não adianta tentar conquistar sem primeiro ampliar, alargar a visão. Tem pessoas que a única visão é o seu próprio mundo e necessidades, está presa ao seu ego, é uma visão secular e humana, e porque não dizer diabólica, pois não consegue ver além dele. Deus disse a Abraão: “... sai da tua tenda e eu te mostrarei...” isto é, “sai do teu mundinho pessoal”. Deus só revela coisas grandes para aqueles que conseguem romper com suas limitações pessoais, seu mundinho interior, e começam a questionar se a vida cristã é só isso que ele conhece, se não há mais de Deus na Bíblia e na vida que ele leva.
Deus fala a Abraão: levanta percorre a terra, isto é, tome atitude Abraão. A visão só é mudada quando tomamos uma atitude, de pouco adianta ter consciência da situação, de que precisamos mudar, de que podia ser melhor, se não tomarmos atitudes. A vida é feita de atitudes, OU VOCÊ TOMA UMA ATITUDE NA VIDA, OU A VERÁ PASSAR ANTE OS SEUS OLHOS SEM QUE TOME PARTE NAS CONQUISTAS FEITAS NELA.

Wednesday, October 17, 2007

O QUE FAZER PARA PARTICIPAR DO CUMPRIMENTO DESTE TEMPO PROFÉTICO


2 Reis 7:1,2;17-20
Vivemos um tempo profético em nossos dias, Deus tem levantado seus profetas para nos fazer perceber que Ele está fazendo algo tremendo. Eu creio que ao completar o centenário do “avivamento da Rua Azuza” Deus está fechando um ciclo e abrindo outro, estamos às portas de um avivamento que varrerá os próximos cem anos de história, isto é, se a Igreja não for arrebatada antes. Nós estamos incluídos nisso de uma forma incontestável. Fazemos parte deste avivamento apostólico destes últimos tempos.

O QUE FAZER PARA PARTICIPAR DO CUMPRIMENTO DESTE TEMPO PROFÉTICO?

Muitos estão vendo este tempo profético passar diante dele e não consegue percebe-lo. PRECISAMOS TER CONSCIÊNCIA PROFÉTICA. Cap. 6:1,2. a Síria fazia constantes guerras contra Israel, 2 Reis 5:2, em uma destas batalhas o general Naamã leva cativa uma moça judia. Mesmo estando cativa essa moça, ao ver o corpo leproso de Naamã, anuncia que em Samaria tinha profeta que poderia trazer cura ao general. Em meio à guerra essa menina não se cala a respeito do que Deus pode fazer através de seus profetas.
A consciência profética nos leva a ver promessas em meio às crises. No capítulo 6 de 2 Reis os discípulos dos profetas estão mais preocupados em ampliar o lugar chamado de Casa de Profetas do que com as guerras ao redor.
Sempre estaremos em guerra contra o reino das trevas, que aqui é simbolizado pelo reino da Síria, satanás só guerreia contra aqueles que têm promessa.
Jesus tinha uma consciência profética da cruz, para muitos era só um suplício, o pior castigo que os romanos impunham aos seus inimigos, mas para Jesus era o Trono de seu Reino, a porta da Salvação para a humanidade.
Ter consciência profética é ter as dores de parto com os olhos fixos no filho por nascer, e saber que o prazer será maior que a dor.
Quem não tem consciência profética vê só o problema, mas quem tem vê a promessa cumprida.
PRECISAMOS TER OS OLHOS ESPIRITUAIS ABERTOS. CAP. 6:15-17. O processo é progressivo, primeiro eu tenho consciência, depois minha visão espiritual é aberta.
Ninguém consegue enxergar o mundo espiritual se consciência profética não for ativada. Geazi o auxiliar do profeta Eliseu, tinha um sério problema espiritual, não tinha consciência profética e muito menos visão espiritual ativada. O que fez foi atrair a maldição da lepra para si. Tentou tirar vantagem material da benção espiritual.
Todo aquele que não tem uma visão espiritual aberta para entender o que Deus está fazendo, fica leproso (i.e. ou ele se afasta das pessoas, ou as pessoas se afastam dele) ou morre antes da benção. Não ver o que Deus está fazendo obstaculiza minha benção.
Temos que fazer a oração de Elizeu: “Senhor abre os olhos deste moço para que veja”. Somente um profeta pode fazer um cego espiritual enxergar, e só é profeta quem tem consciência dos tempos de Deus.
PRECISAMOS PROFETIZAR VITÓRIA EM TEMPOS DE CRISE. CAP. 7:1,2. É fácil profetizar vitória quando estamos em tempos de bonança, é fácil ser espiritual em tempos de prosperidade.
Se quisermos participar deste tempo de cumprimento profético, temos de chamar a existência o que não existe como se já fosse. Rom. 4:17.
Os discípulos dos profetas ao saírem para cortar madeira com o intuito de aumentar suas casas estavam profetizando tempos de vitória e paz para Israel em meio à guerra.
Elias no Monte Carmelo profetiza abundante chuva com a informação de que no céu existia uma pequena nuvem do tamanho da mão de um homem. Ele não viu a nuvem, só recebeu a informação. Elias profetiza sem sequer ver a pequena nuvem.
Em I Reis 17:7 Elias profetizou abundância de víveres a uma viúva ao ver apenas um punhado de farinha, ele profetizou a vitória daquela mulher cujo único futuro vislumbrado por ela era a morte.
Eu participo do tempo do cumprimento profético quando eu faço da minha boca trombeta de Deus na terra. Falar de problemas e dificuldades é coisa comum aos homens, mas de seus “santos” Deus espera coisa melhor, que suas bocas sejam fonte de palavras proféticas.
Nossa boca tem que ser “Soffar” de Deus trazendo à vida palavras proféticas de vitória em meio às crises.
CONCLUINDO: Deus usa quem está disponível para cumprir seus tempos proféticos sobre a terra. Em 2 Reis 7:3-20 Deus usou quatro leprosos para cumprir uma palavra dita pelo profeta Eliseu. Ele usa homens imperfeitos para cumprir seus decretos na terra, isso faz de nós matéria prima dos decretos proféticos. Fomos leprosos por causa do pecado, mas o sangue de Jesus Cristo nos purificou e limpou fazendo de nós trombetas proféticas em meio às crises.

O MILAGRE ESTÁ NA OBEDIÊNCIA REGADA COM FÉ


2 REIS 5:8-19

Há um texto no evangelho de João capítulo 9 que nos traz o milagre da cura do cego no tanque de Siloé. O que Jesus faz? Coloca lodo no olho do cego e pede-lhe que se lave Jesus queria ver se a fé daquele homem era acompanhada de obediência; se ele obedecesse receberia o milagre se não obedecesse continuaria cego.
O MILAGRE É UNIVERSAL, ESTÁ DISPONÍVEL A TODO AQUELE QUE CRÊ. Naamã era um general siro que constantemente fazia guerra a Israel, inclusive fazendo escravos, todavia o profeta realiza o milagre assim mesmo.
Deus não faz seus milagres para defender esta ou aquela posição teológica, mas simplesmente para glória de seu poderoso nome. O milagre é para todo aquele que crê.
Jesus nos certifica disso quando traz libertação para a filha da mulher siro-fenícia no evangelho de Marcos capítulo sete.
O MILAGRE DE DEUS SE VESTE DE SIMPLICIDADE. Naamã pensava em uma atuação grandiosa, teatral por parte do profeta e se decepcionou quando Eliseu apenas lhe manda um recado simples: “mergulhe sete vezes no rio Jordão”.
Nós seres humanos temos dificuldades em lidar com coisas simples, o tempo vai passando e vamos nos sofisticando, como Naamã, por causa das nossas lepras complicamos aquilo que deveria ser simples, condicionamos as bênçãos de Deus a tantos rituais que não tem nada a ver com sua Palavra, e nos decepcionamos porque não alcançamos os milagres que pedimos.
Em I Coríntios 1:26-29 o apóstolo diz que Deus usa as coisas simples para confundir as sofisticadas. Seja simples, não complique, não invente e receba seu milagre.
O MILAGRE DE DEUS É CONDICIONADO A OBEDIÊNCIA À SUA PALAVRA. Fé sem obediência é discurso vazio, é vento, é nada. O que o profeta pede ao general no texto acima traria o milagre, bastava obedecer. A argumentação dos assessores convence o general, eles argumentam que se o profeta tivesse pedido algo difícil ele faria quanto mais mergulhar sete vezes no rio Jordão. Depois de muito relutar e contra argumentar Naamã obedece e experimenta o milagre da cura.
Querido o teu milagre está depois da obediência.
Em Mateus 14:25ss Pedro pede a Jesus para caminhar sobre as águas e recebe o convite que obedece imediatamente e tem uma experiência extraordinária, mas nos lembramos apenas que ele afundou, não percebemos que a obediência lhe trouxe a experiência.ficamos como os demais discípulos no conforto do barco, não ousamos obedecer e perdemos o milagre de Deus em nossas vidas.
O MILAGRE DE DEUS PROVOCA RESPOSTAS. Quando Naamã experimenta o milagre da cura algo acontece no seu coração, aquele homem que até agora tinha servido a outros deuses tem uma experiência de conversão ao Deus de Israel. Ele pede uma carga de terra para o profeta, que agora, depois do milagre, o recebe, para que quando chegue ao seu país não se ajoelhe mais diante de outro deus a não ser ao Deus de Israel. A resposta de Naamã ao milagre é conversão.
A outra resposta do general foi a gratidão, tanto que queria presentear o profeta com muitos bens, só não o fez porque o profeta rejeitou para que Naamã não confundisse a ação de Deus com as práticas pagãs daquela época que previa pagar o trabalho dos sacerdotes pelo favor recebido. O profeta Eliseu deixa bem claro que essa não é uma prática saudável, Deus não vende milagres.