Monday, April 14, 2008

UMA ORAÇÃO RESPONDIDA


Texto: I Reis 18:36-39

Existem várias linguagens no mundo, cada povo tem seu idioma, e se você quer comunicar-se com alguém que tem outro idioma o mais comum é aprender o idioma falado por essa pessoa.
A linguagem de Deus é a oração, e se quisermos nos comunicar com Ele teremos que fazê-lo através da oração. Elias consegue essa comunicação em um nível tão profundo que a sua oração é respondida imediatamente. Quais os componentes da oração de Elias que pode ser um ensinamento para nós?
Primeiro Elias estava debaixo de direção de Deus, cap. 18:1. ele era um homem igual a nós, todavia tinha uma sensibilidade para captar a direção de Deus como nenhum outro. Sabemos por informação bíblica que havia 7 mil profetas que foram preservados da destruição promovida por Jezabel, todavia só encontramos Elias ousando viver as direções de Deus para a sua vida. Uma oração fora da direção de Deus não tem possibilidade alguma de ser respondida. A direção de Deus para a nossa vida não é uma experiência mística, mas tem que ser firmemente fundamentada na Palavra de Deus.
Segundo, Elias tinha ousadia para desafiar o inimigo, cap. 18:15-20. Não basta ter sensibilidade para conhecer as direções de Deus, é preciso ter ousadia para concretizar essas direções.. Ter ousadia significa, aqui neste texto, confiar naquele que deu a direção para a nossa vida. Elias confiava plenamente em Deus, não só vai à presença do rei Acabe que queria matá-lo, como desafia seus profetas para uma batalha espiritual, a ousadia de Elias era conseqüência de sua caminhada com Deus.
Terceiro Elias restaurou o que estava quebrado e deu importância ao que estava abandonado, cap. 18:30-33. Israel havia abandonado a Deus, seu culto, suas memórias e seus altares. Israel estava longe de um relacionamento com Deus. Elias vem e restaura o altar e coloca em ordem as pedras que estavam derrubadas, reconstrói para poder oferecer sacrifícios. Mas não basta apenas restaurar o altar é necessário que haja sacrifícios, porque sem sacrifício não haverá fogo, e o fogo é resultado de uma oração dentro da vontade de Deus.
Quero concluir dizendo que a oração de Elias foi curta porque estava embasada em um longo tempo de comunhão com Deus. Quanto menos tempo com Deus, mais difícil fica de se obter resposta dos céus. Aprenda a orar como Elias, debaixo de direção de Deus, com ousadia e restaurando diariamente o seu altar para que haja resposta de Deus em sua vida.