Thursday, April 03, 2008

O PODER DA INTERCESSÃO


TEXTO: Gênesis 18:16-33

Quem intercede alcança resultados que de outra forma não conseguiria. Os heróis da fé foram homens e mulheres que fizeram da oração sua linguagem, intercederam por pessoas, situações, povos e nações, mudaram histórias, libertaram pessoas e hoje ocupam um lugar na história porque ajoelhados impactaram o mundo através da oração.
O intercessor conhece segredos que outros desconhecem. Cap. 18:17. Quando Abraão recebe a visita dos anjos em sua casa Deus ousa revelar a ele o que estava prestes a fazer com Sodoma e Gomorra, ninguém sabia disso, os cidadãos daquela cidade estavam vivendo a sua vida de pecado sem ter consciência de que o juízo estava chegando; nem mesmo os magos e feiticeiros de Sodoma e Gomorra sabiam o que estava prestes a acontecer, porque Deus revelou isso somente a Abraão, porque sabia que ao ter conhecimento deste juízo ele começaria a interceder pela salvação de Ló, seu sobrinho. O intercessor tem informação privilegiada que dão foco para a sua vida de oração.
O intercessor tem intimidade com Deus. Cap. 18:27. Se Abraão não tivesse intimidade com Deus seria impossível insistir com Deus sobre a destruição da cidade. A intimidade de Abraão era tão grande que mesmo não tendo os dez justos que ele pediu em oração, Deus livrou seu sobrinho da destruição. Quem tem intimidade com Deus livra pessoas de serem destruídas junto com o ímpio.
O intercessor altera a agenda de Deus. Cap. 18:32; 19:16. Quem ora muda destinos, realidades. Ló estava no lugar errado, na hora errada dentro da agenda de Deus, a destruição de Sodoma e Gomorra era inevitável, mas a intercessão de Abraão trouxe livramento para Ló. Deus claramente diz a Abraão que mudaria sua agenda se encontrasse as dez pessoas de que lhe falou. Deus está disposto a mudar sua agenda quando encontrar pessoas intercessoras que pagam o preço na oração a favor de outro.
O intercessor tira a família do juízo. Cap. 19:15-23. Ló era sobrinho de Abraão, era de sua família, e aqui não importam os problemas que tiveram entre si. Ló estava debaixo de juízo por causa das más escolhas que fizera, habitava um lugar onde as leis de Deus eram quebradas todos os dias, ele ficou debaixo de maldição porque seu coração se apegou àquele lugar. Mas a intercessão de Abraão arrancou Ló e suas filhas do juízo de Sodoma e Gomorra. Um intercessor ajoelhado arranca a sua família de juízo que não lhes pertence.

Concluindo: Deus procura intercessores que estejam dispostos a mudar situações e destinos através da oração, você é um desses “procurados por Deus?”