Monday, April 14, 2008

FAZENDO A MINHA VIDA VALER A PENA


Existem pessoas no decorrer da história que “viveram uma vida que valeu a pena”, trouxeram significado à sua existência. Dentre essas podemos destacar algumas: Madre Teresa de Calcutá, Gandhi, Martim Luther King; pessoas que impactaram uma geração, morreram pelo que acreditavam, sofreram pelo que escolheram viver, e se perguntássemos a cada uma delas sobre isso, creio que todas diriam valeu a pena, que fariam tudo de novo. Foram pessoas movidas e apaixonadas por um ideal.
Não estamos só de passagem por aqui, temos uma oportunidade singular de trazer significado à nossa história marcando e transformando os lugares e pessoas por onde passamos. Precisamos aprender o que significa fazer a vida valer a pena.
Em Gênesis cap. 7 encontramos um homem que impactou sua família, sua mensagem, a olhos humanos, era absurda, mas sua paixão pelo que acreditava mexeu com os seus familiares, ele convenceu sua família. As primeiras pessoas que precisam acreditar em você são a sua família, porque se você conseguir impacta-los, então conseguirá fazer o mesmo com qualquer outra pessoa.
Raabe é outra que conseguiu transformar a história de destruição que era com certeza o destino final daquela família. No livro de Josué capítulos 2 e seqüência mostra essa história de coragem e ousadia em aproveitar a única oportunidade que aparece à sua frente. É possível trazer significado à nossa existência mesmo quando parece não haver mais soluções; trazer significado fala de arriscar, Raabe arriscou-se, pois poderia ser acusada de traição pelas autoridades de Jericó, por ter abrigado os espias judeus, todavia ela enxergou a única oportunidade de reescrever sua história e fazer com que uma existência banal tivesse significado para as gerações futuras.
Algumas coisas parecem tão desprezíveis, todavia Deus pode usá-las para mudar a nossa história, em II Reis capítulo 17 a viúva de Sarepta muda seu histórico de necessidades para uma vida de abundância apenas com um punhado de farinha de trigo, ela é desafiada pelo profeta para ofertar na vida dele uma refeição, e a despeito da necessidade dela assim o faz, a conseqüência é um milagre realizado pelo profeta Elias que traz provisões para ela e sua família durante todo o período de escassez em Israel. Não precisamos reclamar que temos pouco, mas fazer o nosso pouco ter relevância para Deus.
No Novo Testamento a mulher samaritana impacta toda a sua cidade por ousar crer que Jesus é o Messias prometido, como alguém de reputação tão vil poderia impactar sua cidade? Depois de encontrar-se com Jesus ela não ficou dando desculpas por causa de suas limitações, simplesmente compartilhou suas experiências com as pessoas de sua cidade.
A pergunta é: “como faço minha vida valer a pena?”
1. Entregue sua vida para Jesus;
2. Aproveite as oportunidades que Deus te dá;
3. Aplique o que você tem, e não o que você sonha ter no centro da vontade de Deus;
4. E não olhe para as suas limitações ou condição, arrisque-se, ouse fazer coisas diferentes para que tenha resultados diferentes, abençoe as pessoas com seus dons e talentos e veja o que Deus fará por você.