Friday, May 02, 2008

UMA ORAÇÃO RESPONDIDA


I Reis 18:36-39

Existem várias etnias no mundo, cada uma delas com sua forma particular de comunicação. A linguagem de um povo é uma marca especial porque se você quiser se comunicar tem que aprender o idioma para que entenda e seja compreendido quando se relacionar com as pessoas deste povo. O céu é mais que uma etnia, mais que um povo, portanto também tem linguagem própria e se queremos nos comunicar com Deus temos que conhecer a linguagem e a forma de comunicação dos céus.
Quais os componentes de uma oração eficaz, o que foi que fez a oração de Elias obter respostas tão rápidas?
A primeira coisa que percebemos é que Elias estava debaixo de direção de Deus, cap. 18:1. de acordo com carta de Hebreus, Elias era um homem como nós, todavia tinha sensibilidade para captar a direção de Deus para a sua vida como nenhum outro na sua época. Uma oração fora da direção de Deus não tem probabilidade nenhuma de obter respostas. Elias trabalhava essa sensibilidade de ouvir a voz de Deus e perceber qual a direção a tomar.
A direção de Deus para nossa vida não é uma experiência mística e subjetiva, mas está firmemente fundamentada na Palavra de Deus.
A segunda coisa notada neste texto com relação à oração de Elias foi a sua ousadia para desafiar o inimigo debaixo da direção de Deus, cap. 18:15-20. Não basta ter sensibilidade para ouvir Deus, tenho que ter ousadia para obedecer, mesmo que isso implique em um desafio direto ao inimigo.
Ter ousadia significa crer incondicionalmente naquele que dá direção para a minha vida, isto é, Deus. Com certeza o inferno sente, de longe, o cheiro putrefado do medo, porque é falta de fé naquele que é poderoso para cumprir tudo o que diz. A ousadia de Elias era conseqüência de sua caminhada com Deus.
A terceira relevância na oração de Elias foi que ele restaurou a importância das marcas espirituais na nação de Israel, cap. 18:30-33.
Israel havia desviado se dos caminhos de Deus e abandonado o culto e os altares que eram marcas espirituais que lembravam fatos na história religiosa do povo. Sem marcas espirituais perde-se a memória histórica do que Deus havia feito e de sua importância na nação, que só existia por causa da escolha de Deus.
Elias restaura o altar para acionar a memória espiritual de um povo que havia perdido seus referenciais espirituais, e coloca um sacrifício sobre o altar para acionar o braço de Deus e fazer uma nova marca espiritual na vida do povo de Israel. O fogo que desce do céu é conseqüência da oração de um homem comprometido com as marcas que Deus havia feito em sua própria vida. Elias devolve o significado e a importância das marcas espirituais de um povo que fora escolhido por Deus e ao fazer isso torna o coração deles ao Deus verdadeiro provocando uma resposta unânime, “só o Senhor é Deus”.
As nossas orações precisam das marcas que ao longo da caminhada vamos recebendo e com isso fortalecendo nossa fé naquele que responde as petições a Ele dirigidas.
A oração de Elias foi curta porque era longo o seu tempo de caminhada com Deus. Quanto mais tempo de caminhada maior é a intimidade e mais rápida a respostas de nossas orações. Aprendamos com Elias a fazer orações que obtêm respostas precisamos apenas estar obedientemente debaixo de direção divina, uma ousadia para enfrentar os nossos inimigos da fé e restaurar a relevância das marcas espirituais que Deus nos fez.