Monday, May 12, 2008

ENTENDENDO A ARIDEZ DO MEU CORAÇÃO


I REIS 18:1 : Muito tempo depois, veio a palavra do SENHOR a Elias, no terceiro ano, dizendo: Vai, apresenta-te a Acabe, porque darei chuva sobre a terra.

O profeta Elias viveu em um tempo muito singular na história de Israel, por causa de um mau reinado o povo mergulhou na idolatria e conseqüente afastamento de Deus, e Elias foi o profeta usado para confrontar e solucionar esta situação.
Entendemos que a aridez da terra era simbólica da aridez espiritual do povo que Deus havia chamado para ser seu, todavia estava afastado do seu propósito como povo escolhido. Olhando a história em questão percebemos algumas coisas que explanaremos a seguir.
Primeiro – a falta de chuva sobre a nação de Israel foi um juízo como conseqüência da quebra dos princípios de Deus. Era obrigação de todo rei zelar pela observância das leis de Deus para que não houvesse nenhuma legalidade que permitisse que juízos fossem estabelecidos contra Israel. Deus que sempre dava promessa de bênçãos e prosperidade era o mesmo que colocava as condicionais em cada promessa, i.e., para acontecer a promessa era necessário a observância da Lei do Senhor. Acabe, o rei, quebra todos os princípios da vida reta e íntegra diante de Deus e vive uma história de pecados, crimes, opressões sobre o povo do qual foi constituído rei. I Reis 16:30 : “ Fez Acabe, filho de Onri, o que era mau perante o SENHOR, mais do que todos os que foram antes dele”.
Toda quebra de princípios gera legalidade para que o juízo venha. Por isso o profeta declara que a chuva não iria cair sobre a terra, I Reis 17:1 : “Então, Elias, o tesbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Tão certo como vive o SENHOR, Deus de Israel, perante cuja face estou, nem orvalho nem chuva haverá nestes anos, segundo a minha palavra”. A aridez da terra foi conseqüência da falta de chuva, que gerou pobreza e tragédias na nação de Israel. Da mesma forma hoje, quando quebramos princípios entramos debaixo de juízo, de nada adiante estar na igreja, fazer parte de alguma coisa se vivemos uma vida de impiedade quebrando os princípios da Palavra de Deus.
Segundo – Acabe fez alianças que comprometeram sua história e seu reinado. I Reis 16:31 : “Como se fora coisa de somenos andar ele nos pecados de Jeroboão, filho de Nebate, tomou por mulher a Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios; e foi, e serviu a Baal, e o adorou”. O casamento de Acabe foi um acordo comercial que trouxe conseqüências funestas para a nação de Israel. No Novo Testamento o Apóstolo Paula fala que Deus não aprova alianças entre seus filhos e os filhos das trevas, 2 Coríntios 6:14 “Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas?” hoje nós precisamos decidir se queremos mesmos ser filhos da santidade ou filhos do erro, não dá mais para contemporizar, não dá pra ficar com um pé na igreja e outro no mundo, precisamos decidir quem é o Senhor de nossa vida.
Terceiro – o rei Acabe não ouviu os profetas. I Reis 18:16-18 : “Então, foi Obadias encontrar-se com Acabe e lho anunciou; e foi Acabe ter com Elias. Vendo-o, disse-lhe: És tu, ó perturbador de Israel? Respondeu Elias: Eu não tenho perturbado a Israel, mas tu e a casa de teu pai, porque deixastes os mandamentos do SENHOR e seguistes os baalins”. Insuflado pelo ódio de Jezabel o rei perseguiu e matou alguns profetas do Senhor. A Bíblia diz que se não houver profecia o povo se corrompe, e foi isso que aconteceu no reinado de Acabe, se, no entanto, ele tivesse ouvido e se convertido dos seus maus caminhos, diante da mensagem profética, a terra de Israel não teria sofrido com a seca. Quando não ouvimos a Palavra de Deus não temos como mudar o nosso caminho, uma vez que a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus, Rom. 10:17.
Para arrancar a aridez do nosso coração precisamos ouvir os profetas que nos fazem conhecer os princípios da Palavra de Deus. 2 Crônicas 20:20 : “ Pela manhã cedo, se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa; ao saírem eles, pôs-se Josafá em pé e disse: Ouvi-me, ó Judá e vós, moradores de Jerusalém! Crede no SENHOR, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis”.
Concluindo: por quebrar princípios, fazer alianças equivocadas e não ouvir o profeta o rei Acabe entrou debaixo de juízo de Deus e com ele todo o Israel, mas nós podemos hoje mudar o nosso coração e ouvir o profeta dizer que está vindo uma grande chuva que vai acabar com, a aridez do nosso coração, precisamos crer na declaração profética de que estamos entrando em um avivamento que durará os próximos 100 anos da história da igreja, mas para isso temos que aceitar a profecia que diz que em 2008 o Brasil já é outro, recebamos essa declaração profética para mudar a nossa história e arrancar a aridez do nosso coração.
Que venha a chuva, que cheguem os tempos de avivamento e refrigério espiritual sobre toda a igreja na face da terra.