Friday, May 09, 2008

O REINO DE DE DEUS


JOÃO 18:28-40

O Reino de Deus não tem o homem como figura principal, senão seria apenas humanista, tudo o que tem o homem como foco tende a manifestar deficiências que são inerentes ao próprio homem, visto que é imperfeito por causa do pecado. O Reino de Deus confronta o reino humano, porque ele não está preocupado com promoção humana, e sim com o engrandecimento do Messias em nós. A visão do Reino tem a ver com o que João Batista disse: “importa que Ele cresça, e que eu diminua”.
De acordo com o Salmo 133, o Reino de Deus é comunhão. Ser do Reino implica em ter relacionamentos horizontais e verticais, i.e., com os homens e com Deus. Falta de comunhão de quem diz viver no Reino é falta de maturidade e de entender que somos uma equipe, um conjunto, um corpo, e para ser corpo temos que praticar a orientação paulina de que devemos considerar os outros superiores a nós mesmos.
O Reino de Deus também é renúncia, Jesus disse em Mateus 10:38 que renúncia é tomar a cruz, responsabilidade pessoal e intransferível, assumir nossa parte no Reino. O meu “eu” tem que morrer para dar lugar ao verdadeiro sentido do Reino, eu tenho que desistir de fazer as coisas à minha maneira para poder entender e fazer do jeito de Deus. A renúncia do Reino é a desistência de todo o gerenciamento humano de nossa vida e submete-la ao controle do Espírito Santo. Não há ganho quando insistimos em nossas preferências porque quem quiser ganhar a sua vida, perdê-la-á, mas quem perder a sua vida por amor de mim, disse Jesus, a ganhará. Mateus 10:39.
O Reino de Deus é espiritual, Jesus diz a Pilatos: “o meu Reino não é deste mundo”, ora se não daqui tem que ser espiritual. O Reino de Deus não é regido por leis humanas, ele tem leis próprias e que são espirituais. Ele não é edificado com argumentos humanos, senão seria apenas um clube ou uma associação, e Deus não precisa de um clube, Ele quer edificar uma Igreja, um Reino.
O Reino de Deus é movido pelo Espírito Santo, portanto se quisermos que o Reino esteja em nós a presença do Espírito é imprescindível. Que venha e sopre sobre nós o vento do Espírito e sejamos edificados como Reino de Deus para glória de seu filho Jesus Cristo.