Friday, August 17, 2007

O QUE JESUS ENSINA SOBRE MILAGRES


TEXTO: JOÃO 6:1-15


Em João 6:5 Jesus faz uma pergunta para Felipe fazendo com que ele perceba que há um problema a ser resolvido. Essa indagação visa sondar o coração dos discípulos com relação às dificuldades que acontecerão no dia a dia do ministério deles assim que Jesus voltar para junto de Deus. Como seria a avaliação deles? Para onde olhariam buscando soluções? Qual o nível de fé já alcançado por aqueles que estavam andando com Jesus?

A primeira coisa que Jesus nos apresenta é que a dificuldade nada mais é do que a possibilidade de um milagre. v.5,6. Então, Jesus, erguendo os olhos e vendo que grande multidão vinha ter com ele, disse a Filipe: Onde compraremos pães para lhes dar a comer? Mas dizia isto para o experimentar; porque ele bem sabia o que estava para fazer.

Quando conhecemos um pouco mais de DEUS entendemos que ele permite a dificuldade para que cresçamos na Fé, pois no seu coração Ele já tem o milagre para aquela situação. Jesus mostra a Felipe que há de fato um problema pedindo soluções, no entanto a resposta já está no coração de Jesus. Veja bem Jesus já tem a solução para o seu problema, alegre-se porque “as dificuldades são apenas desculpas para Deus fazer milagres em nossas vidas “. Em I Reis 17:10 está uma história interessante, uma viúva sai apanhar gravetos para assar um bolo da última medida de trigo que está na sua despensa, ela espera fazer uma última refeição com seu filho e depois aguardar a morte pela fome, não havia mais condições de provisão para essa mulher. Poderia essa situação piorar mais? Acho que talvez alguns de nós já experimentamos isso, quando menos esperamos aquilo que está ruim piora. Há uma medida de farinha para um pequeno bolo, talvez nem dê para duas pessoas comerem e saciarem a fome a contento, mas quando a viúva está para fazer a refeição o profeta Elias aparece e lhe pede ajuda para comer; e agora, Já não era suficiente para dois, como repartir com três? É aí que está o segredo, na obediência. Aquela mulher acreditou na palavra do profeta e a intransponível dificuldade foi palco de um tremendo milagre de provisão que mereceu registro Bíblico.

E você? Está entendendo? Então não murmure mais, olhe para as dificuldades e veja nelas a semente de um grande milagre em sua vida.

A segunda coisa que Jesus apresenta é que as dificuldades têm por objetivo nos fazer olhar para Ele. v. 7-11 Respondeu-lhe Filipe: Não lhes bastariam duzentos denários de pão, para receber cada um o seu pedaço.
Um de seus discípulos, chamado André, irmão de Simão Pedro, informou a Jesus:
Está aí um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas isto que é para tanta gente?
Disse Jesus: Fazei o povo assentar-se; pois havia naquele lugar muita relva. Assentaram-se, pois, os homens em número de quase cinco mil.
Então, Jesus tomou os pães e, tendo dado graças, distribuiu-os entre eles; e também igualmente os peixes, quanto queriam.

Há duas escolas de pensamentos aqui: a de Felipe que se propõe resolver as dificuldades olhando para as possibilidades físicas e naturais, (Respondeu-lhe Filipe: Não lhes bastariam duzentos denários de pão, para receber cada um o seu pedaço.) e a de André que investe forças nas possibilidades diante das dificuldades, (Um de seus discípulos, chamado André, irmão de Simão Pedro, informou a Jesus: Está aí um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas isto que é para tanta gente?).

Muitos de nós pensamos que podemos dar um jeitinho (brasileiro) na situação, mas não percebemos que tem situações que Deus quer nos ensinar Fé, e de nada adianta nossa maneira de tentar resolver o problema, quanto mais tentamos, mais enrolada fica a situação. Não estou tirando aqui a responsabilidade pessoal inerente ao ser humano, mas estou dizendo que tem situações que apesar dos nossos esforços elas não se resolvem. Ficamos iguais a Felipe, ele observa que mesmo que tivesse os recursos não se resolveria a situação. Se tivesse o dinheiro onde comprar pão?

Precisamos entender a lógica de André: “Senhor eu encontrei uma possibilidade, é pequena, mas eu a trouxe aqui para que o Senhor avalie”. Quando há problemas e as soluções aparentes não são viáveis, é o jeito de Jesus dizer: “Olha pra mim, eu posso resolver”. Somente olhamos pra Jesus quando não achamos mais o “fio da meada”, como se costuma dizer. Quando tudo falha somos convidados a levar a Ele as possibilidades da vida, mesmo que sejam pequenas, somos incitados a crer, mesmo que a nossa fé seja mínima, pois Ele já sabe o que fazer com o pouco que temos, (Mas dizia isto para o experimentar; porque ele bem sabia o que estava para fazer.).

A terceira coisa que Jesus nos faz entender é que Ele faz o milagre, mas quem distribui é a igreja. v.10-11 Disse Jesus: Fazei o povo assentar-se; pois havia naquele lugar muita relva. Assentaram-se, pois, os homens em número de quase cinco mil.
Então, Jesus tomou os pães e, tendo dado graças, distribuiu-os entre eles; e também igualmente os peixes, quanto queriam.

Eu olho para este texto e penso comigo mesmo, a relva verde hoje é a igreja, quando Jesus diz “façam pequenos grupos e assentem-se vocês serão servidos”, isso me faz entender que somos nós os guardadores dos milagres de Jesus, Ele diz: “Eu vos dou poder...” Marcos 16:15. Têm-se esse poder não é para glória própria, mas para o ministério que nos foi confiado. A tarefa de ir ao mundo todo levando as Boas Novas de salvação é tarefa nossa, e essa mensagem traz em seu bojo o milagre como conteúdo, o evangelho é pleno, é completo.

Os discípulos foram os distribuidores para todos os seguidores de Jesus, assim também nós hoje que recebemos do Senhor temos por investidura distribuir os milagres para aqueles que se aproximam e trazem consigo suas necessidades.

Há solução em Cristo e nós somos parte dessa solução.

A quarta coisa que Jesus nos revela é que aquele que distribui o milagre recebe a benção do cesto cheio. V 12-13. E, quando já estavam fartos, disse Jesus aos seus discípulos: Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca.
Assim, pois, o fizeram e encheram doze cestos de pedaços dos cinco pães de cevada, que sobraram aos que haviam comido.

Há uma benção para aqueles que ministram (servem) aos outros. Jesus manda que os discípulos recolham o que sobrou, e eles recolhem doze cestos cheios, cada um recolheu um cesto cheio. Creia meu irmão cada vez que você abre a porta de sua casa para servir ao Senhor Jesus, fazendo dela lugar de benção, Deus te faz receber a benção do “Cesto Cheio”. Se aqueles homens e mulheres que eram apenas seguidores de Jesus tiveram suas necessidades saciadas, quanto mais receberão aqueles que foram usados por Deus para distribuir o milagre. Com certeza Jesus disse que quem deixou pai, mãe, irmãos e bens receberão cem vezes mais nesta vida e na outra receberá a vida eterna.

Quando temos uma necessidade, a melhor coisa é não ficar olhando pra ela mas sim para Jesus e para o que Ele quer que eu faça através da minha vida em favor das outras pessoas que sequer conhecem a Ele. Quando eu me deixo usar para glória de Deus essa mesma glória é a minha solução.

CONCLUINDO: As minhas necessidades são supridas debaixo do sobrenatural de Deus, porque eu sou guardador das bênçãos divinas em favor da humanidade. Fomos escolhidos por Deus para sermos fonte de bênçãos. Toda dificuldade é na verdade o embrulho do milagre que Jesus quer fazer na sua vida. Creia, Jesus já sabe o que vai fazer com esse problema que você pensa não ter solução.

Monday, August 13, 2007

LEVANTANDO UMA GERAÇÃO DE VERDADEIROS ADORADORES


II Samuel 6: 11-23

I – O VERDADEIRO ADORADOR É AQUELE QUE RECONHECE A PRESENÇA DE DEUS E REAJE DIANTE DELA. I Sm. 6:12 Então, avisaram a Davi, dizendo: O SENHOR abençoou a casa de Obede-Edom e tudo quanto tem, por amor da arca de Deus; foi, pois, Davi e, com alegria, fez subir a arca de Deus da casa de Obede-Edom, à Cidade de Davi. Então, avisaram a Davi, dizendo: O SENHOR abençoou a casa de Obede-Edom e tudo quanto tem, por amor da arca de Deus; foi, pois, Davi e, com alegria, fez subir a arca de Deus da casa de Obede-Edom, à Cidade de Davi.

Israel estava sem a Arca de Deus e consequentemente sem a presença de Deus porque haviam perdido a Arca em uma batalha contra os Filisteus. Deus julga os Filisteus e faz com que a Arca de sua presença volte a Israel. A volta da presença de Deus é mais ação d’Ele do que de homens, Deus esperou que a medida de juízo se completasse entre os Filisteus antes de permitir a volta da Arca. Não foi a iniciativa humana, mas Deus é quem age nesse momento da vida de Israel, o juízo sobre os Filisteus liberou a Arca.

Quando Davi recebeu a notícia de que Obede-Edom estava sendo abençoado por ter aberto sua casa para que a presença de Deus se estabelecesse, imediatamente reconheceu que a presença da Arca era a própria presença de Deus. Tem pessoas vendo a presença de Deus passar em sua frente, mas não conseguem nem mesmo discernir esse fato em suas vidas, estão tão obtusos que perdem o tempo da visitação do Espírito. Davi não ficou só no reconhecimento, ele agiu logo, foi atrás da Arca para trazê-la para sua casa. Existem dois tipos de adoradores: os ativos e os contemplativos. Meu querido se coloque em movimento, faça alguma coisa, demonstre que pelo menos está vivo. Aja no nível da unção que Deus está revelando a você.

II – O VERDADEIRO ADORADOR RECONHECE QUE HÁ PRINCÍPIOS DIVINOS A SEREM CUMPRIDOS PARA QUE A BENÇÃO SE ESTABELEÇA SOBRE A SUA VIDA. I Sm. 6:13 Sucedeu que, quando os que levavam a arca do SENHOR tinham dado seis passos, sacrificava ele bois e carneiros cevados.

A adoração não é coisa humana, ela teve início no céu antes da criação do homem, portanto nós como seres humanos temos que aprender a adorar com os céus. Apocalipse cap. 4. Na primeira tentativa de trazer a Arca da presença de Deus Davi o fez à sua maneira, ele pensou que por ser rei, salmista e ungido por Samuel já sabia tudo e não consultou os princípios Bíblicos com os sacerdotes para saber como deveria ser feito, fez conforme o seu coração. A conseqüência foi morte. Toda vez que a adoração for carnal o resultado será morte. A adoração é resultado de um espírito nascido de novo. II Cor. 5:17

O princípio ensinado aqui é que há regras divinas para a adoração, não é de qualquer jeito, muito menos do meu jeito. Não é em um carro novo puxado por bois, a Arca deveria ser levada nos ombros dos sacerdotes.

Há um outro princípio revelado neste texto é que de seis em seis dias( semanalmente) deve-se parar tudo e se ter um tempo de adoração com sacrifícios agradáveis a Deus. Rm. 12:2. A adoração é um sacerdócio e não um modismo, I Sam. 6:14

No verso 14 Davi nos ensina que a adoração é atitude de sacerdotes, pois ele vestia uma estola sacerdotal. Quem é sacerdote adora com todas as suas forças e não se importa com aquilo que os outros vão dizer. I Sam. 6:16 e 20. Outro princípio é a alegria na adoração. Não deve ser algo forçado, manipulado. Tem que ser algo espontâneo, do coração, com alegria I Sam. 6:15

III – O VERDADEIRO ADORADOR ENTENDE QUE ELE É UMA PORTA DE BENÇÃOS SOBRE O POVO. I Sm. 6:18,19 Tendo Davi trazido holocaustos e ofertas pacíficas, abençoou o povo em nome do SENHOR dos Exércitos. E repartiu a todo o povo e a toda a multidão de Israel, tanto homens como mulheres, a cada um, um bolo de pão, um bom pedaço de carne e passas. Então, se retirou todo o povo, cada um para sua casa.

Todo adorador precisa entender que o seu estilo de vida afeta outras pessoas que estão envolvidas com ele, em maior ou menor grau. Oséias 4:9 diz como é o sacerdote assim será o povo, somos a medida das demais pessoas quando adoramos.

Davi entendeu que não poderia deixar que Obede-Edom fosse à porta, ele como rei, profeta e sacerdote é que seria a porta de entrada da benção em Jerusalém e na nação, por isso ele sempre ia à frente na adoração. Quer ser benção? Seja o primeiro a manifestar uma atitude de adoração em qualquer culto a Deus, não importa onde você estiver. Todo adorador é uma porta de benção e de juízo, porta de benção para todos os que adoram, mas porta de juízo para aquele que fica escondido em sua casa, e que além de não adorar a Deus critica quem o adora. I Sam. 6:20-23.

O juízo sobre quem não adora é esterilidade, como sobre Mical, esposa de Davi. Nem mesmo o fato de ser casada com o homem mais abençoado de Israel livrou Mical do juízo de Deus por não ser adoradora e ainda por cima ser pronunciadora de críticas sobre quem adora. Por outro lado, Davi se tornou porta de benção na nação, simbolicamente ele distribui pão, carne e passas profetizando provisão na vida de seu povo. A prosperidade é conseqüência na vida de um adorador, veja o que aconteceu na vida de Obede-Edom, apenas três meses que ele ficou com a Arca da presença de Deus foi abençoado em tudo.

CONCLUSÃO:

A adoração faz de você um sacerdote da benção e da prosperidade, você é uma porta. Você é quem decide o seu comportamento. Você é quem decide entre bênçãos e maldições. Você é quem escolhe agir como Mical e perder a benção ou como Davi e ser fonte de benção para você e para o seu povo.

FOGO ESTRANHO


TEXTO: Levíticos 10:1-11

A manifestação de Deus é conseqüência de duas coisas:

  1. adoração
  2. pecado

Todas as vezes que Deus se manifesta essas duas motivações ficam evidentes, mas a verdade Bíblica é que a manifestação de Deus também ocasiona dois eventos espirituais:

  1. Deus se manifesta para abençoar, quando há adoração;
  2. Deus se manifesta para julgar, quando há pecado.

Quando lemos a Bíblia vemos isso, neste texto em particular a manifestação de Deus executa juízo na vida de dois sacerdotes réprobos Nadabe e Abiu. Quando Adão pecou , Deus se manifestou exercendo juízo no Éden, muito embora tenha tido um relacionamento de benção com eles enquanto obedeciam a diretriz divina. O pecado ocasiona juízo.

Muitos clamam pela manifestação da presença de Deus, todavia não se aperceberam ainda que Deus é um fogo consumidor, e esse fogo de juízo é acionado quando quebramos princípios eternos. Os filhos de Arão foram consagrados ao ministério, mas não estavam agindo à altura deste ministério.

É “fogo estranho” quando não temos consciência do nível de santidade e de comportamento exigido pelo sacerdócio que nos foi confiado. Nadabe e Abiu aproximaran-se com o incenso e o fogo, como era para ser feito, o diferencial é que estavam cheios de vinho, Lev. 10:9, e sem autorização, Lev. 10:1.

Quando somos chamados por Deus deixamos de ser pessoas comuns e nos tornamos pessoas com uma missão, portanto não se pode ter mais o mesmo comportamento anterior, algo foi mudado, acrescentado em nossa vida. Nadabe e Abiu eram filhos de sacerdote, chamados por Deus, estavam no lugar sagrado, moravam nos lugares sagrados, estavam vestidos com as roupas sagradas, mas não tinham consciência de quem eram “sagrados”. A conscientização de nosso ministério fica evidenciado pelo nosso comportamento. Não podemos agir como “profissionais da fé”, i.e., ter comportamento de sacerdote apenas na igreja e/ou célula, e depois viver como se não tivéssemos mais responsabilidades com a continuação de nosso testemunho fora do lugar sagrado.Quando agimos assim atraímos a manifestação do juízo de Deus.

É “fogo estranho” quando fazemos tudo à nossa maneira e esquecemos que Deus é um Deus de princípios. II Sam.6 nos relata a história de Davi, que embora tendo boas intenções, conduziu a “Arca de Deus” de maneira errada e causou uma morte no meio de Israel, houve morte porque houve quebra de princípios. Jesus Cristo em sua conversa com a mulher samaritana revela a maneira de Deus quanto a adoração. Ele revela o lugar e a forma da verdadeira adoração, “em espírito e em verdade”. A adoração é espiritual (em espírito), muito embora tenhamos manifestações físicas e emocionais, ela é estritamente espiritual. Não são só manifestações externas, mas é dentro do coração do homem que Deus olha, I Sam. 16:7. “em verdade” revela a forma da adoração, verdade é a Palavra de Deus, “e conhecereis a verdade e ela vos libertará”. O jeito de Deus, como Ele gosta das coisa, está revelado em sua Palavra; a melhor maneira de se fazer as coisas não é a minha, mas a de Deus.

É “fogo estranho” quando ministramos ao Senhor sem discernirmos o nosso ministério. O sacerdócio, a adoração é coisa do céu, as regras são do céu, o professor é do céu (Espírito Santo), a unção vem do céu. Não se pode ter um sacerdócio espiritual operando-se na força do braço, Zac. 4:6.

Quando há adoração correta, fogo verdadeiro, a presença de Deus se manifesta, não para julgar, mas para abençoar. A diferença entre Nadabe, Abiu e Elias é que o profeta atraiu o fogo que produz avivamento, conversão, mudança, enquanto que os filhos de Arão atraíram o fogo do juízo.

Sejamos conscientes do nosso sacerdócio, tenhamos um comportamento a altura do ministério que abraçamos e iremos atrair o fogo que produz avivamento em nossos dias.

Wednesday, August 08, 2007

ADORADORES QUE OPERAM NO MUNDO ESPIRITUAL


TEXTO: I Samuel 16:1-13

Somos escolhidos por Deus dentro de um propósito, mas a nossa permanência na benção depende de nossas atitudes e comportamentos diante do mundo espiritual.
Saul não entendeu esse princípio e errou quando quis fazer o que não era de sua competência fazer, agiu de maneira leviana diante dos princípios estabelecidos por Deus.
Davi foi o mais completo adorador, não que fosse sem erros, mas tinha a sensibilidade para entender e operar no mundo espiritual. Se vamos falar de uma geração de adoradores para esse último tempo da igreja, observemos o perfil de Davi e aprendamos com a Palavra de Deus.

I – A UNÇÃO DIFERENCIA E CAPACITA AQUELE QUE É ESCOLHIDO PARA SER ADORADOR. V.13

· Deus afirma a Samuel que a unção independe de beleza e capacidades humanas. V.7

· A unção quebra o jugo. Isa.10:27

· Desde o momento em que foi ungido Davi deixou de ser um simples trabalhador no campo. A unção diferencia quem é tocado por ela.

· No N.T. a unção de Deus é o enchimento do Espírito Santo. Em Atos 2 Deus cumpre a profecia de Joel 2:28 e a unção desce sobre os discípulos que ficaram no cenáculo.

· Todo adorador deve ser cheio da plenitude do Espírito. Romanos capítulo 8 diz que todo aquele que vive pelo Espírito tem a vida de Deus nele.

· I Cor. 12 nos estimula a ser cheios do Espírito buscando os dons espirituais.

· Um adorador tem que aprender a linguagem do Espírito, porque adoração é coisa do céu, a terra não pode ensinar os segredos do céu.

· A Bíblia diz que quem fala em línguas estranhas fala com Deus e edifica-se a si mesmo. I Cor. 14:1,2

· Há uma edificação pessoal quando falamos em línguas estranhas. I Cor. 14:4

· A boca fala do que está cheio o coração, quem ora em línguas está transbordando do Espírito Santo que há nele.

II - TODO ADORADOR TEM DISCERNIMENTO SOBRE BATALHA ESPIRITUAL. I Sm.17

· O verdadeiro adorador é um guerreiro, ele não tem medo do diabo.

· Davi era poeta e guerreiro, parece um paradoxo, mas não é, a força do adorador está no Deus que ele adora.

· Davi teve o discernimento que os soldados não tiveram do ambiente de batalha.I Sam.17

· Davi fez uma leitura espiritual daquele ambiente de guerra que nem mesmo o rei Saul havia feito. Precisamos aprender a fazer leituras espirituais dos ambientes que estamos. Há muita coisa acontecendo que pensamos ser naturais que na verdade são espirituais, na nossa vida, casa, trabalho e igreja.

· O profeta Eliseu chegou a orar para que os olhos espirituais de Geazi fossem abertos para que ele visse a realidade do mundo espiritual. II Reis 6:17

· Um dos problemas da igreja de hoje é que tem muitos crentes sem discernimento de batalha espiritual, então ficam sofrendo coisas espirituais como se fossem coisas comuns e não reagem a isso.

· Davi percebeu que a batalha espiritual estava sendo travada em dois níveis: 1) nível externo( representado por Golias); 2) nível interno (representado pela perseguição de Saul)

· O verdadeiro adorador tem discernimento que suas armas são poderosas para destruição de fortalezas. I Cor. 10:4.

· O verdadeiro adorador parte para a batalha consciente de duas verdades: 1) não guerreia confiado nas suas forças, mas na força de Deus; 2) tem certeza da vitória antes mesmo de começar a lutar, isto é fé.

CONCLUSÃO:

Não batalhamos na força do braço, mas no poder de Deus. Precisamos redescobrir que as lutas espirituais somente se vencem sendo cheios do Espírito Santo.

Paulo nos recomenda ser cheios do Espírito se quisermos uma vida de vitória, buscai as coisas que são de cima, diz ele. Col. 3

Friday, August 03, 2007

CONTE-ME OS SEUS SONHOS E EU APONTO O SEU FUTURO


Uma pessoa não morre quando deixa de respirar e as batidas de seu coração já não se ouve mais, mas quando deixa de sonhar. Sonhar é a faculdade de construir futuro.

Lembro-me como ontem uma vez que estávamos, eu e o diácono Raimundo colocando um padrão de luz em nossa igreja, e eu inventei de ajudar, pois os demais voluntários não estavam ali no momento, e disse eu ao irmão Raimundo: “não vamos conseguir”; o poste de concreto era alto e pesado para duas pessoas, sendo uma um senhor de idade e o outro franzino demais na época. O que eu ouvi daquele diácono tão simples ainda ecoa na minha memória, ele calmamente me disse: “você já tentou fazer isso antes”, eu disse “não”, ao que ele repondeu: “se você ainda não tentou, então não diga que não dá pra fazer”. Resultado, nós colocamos aquele poste de concreto de uma maneira que nos ocupou pouco esforço dada a criatividade do meu querido diácono.

O “ impossível “ é aquilo que não foi tentado ainda. O sonhador vê em cada dificuldade uma oportunidade. O profeta Joel diz que nos últimos dias teríamos sonhos (Joel 2:28), a igreja precisa exercitar isso, porque não é uma coisa qualquer, é a linguagem que o Espírito Santo precisa para trazer a existência o que ainda não existe.

Quem tem sonhos para contar tem um futuro de vitória definido, somente os sonhadores conquistam, e sonhadores tem um que de nobreza, porque medíocres não sonham. O tipo e tamanho do sonho diz quem você é, alguns sonham apenas com coisas materiais deixando a mostra uma alma comprometida somente com o terreno, material; a Miss. Edméia Williams diz que a nossa alma é “VIRA-LATA” só gosta de lixo e coisas podres.

A nossa nobreza está em sonhar os sonhos de Deus para esta geração. Paulo, o apóstolo, diz em Colossensses capítulo 3 que “se já ressuscitamos com Cristo, então vamos buscar as coisa que são de cima...”

Tenho sonhado com um avivamento que vai varrer os próximos cem anos de história, como em Atos 2 será um avivamento apostólico que encherá o mundo de um mover sobrenatural de Deus preparando a igreja para o arrebatamento; então se esse é também o teu sonho o teu futuro será de glória, será ao lado do Senhor Jesus, o Messias.

Pr. Antonio Bueno