Monday, August 13, 2007

FOGO ESTRANHO


TEXTO: Levíticos 10:1-11

A manifestação de Deus é conseqüência de duas coisas:

  1. adoração
  2. pecado

Todas as vezes que Deus se manifesta essas duas motivações ficam evidentes, mas a verdade Bíblica é que a manifestação de Deus também ocasiona dois eventos espirituais:

  1. Deus se manifesta para abençoar, quando há adoração;
  2. Deus se manifesta para julgar, quando há pecado.

Quando lemos a Bíblia vemos isso, neste texto em particular a manifestação de Deus executa juízo na vida de dois sacerdotes réprobos Nadabe e Abiu. Quando Adão pecou , Deus se manifestou exercendo juízo no Éden, muito embora tenha tido um relacionamento de benção com eles enquanto obedeciam a diretriz divina. O pecado ocasiona juízo.

Muitos clamam pela manifestação da presença de Deus, todavia não se aperceberam ainda que Deus é um fogo consumidor, e esse fogo de juízo é acionado quando quebramos princípios eternos. Os filhos de Arão foram consagrados ao ministério, mas não estavam agindo à altura deste ministério.

É “fogo estranho” quando não temos consciência do nível de santidade e de comportamento exigido pelo sacerdócio que nos foi confiado. Nadabe e Abiu aproximaran-se com o incenso e o fogo, como era para ser feito, o diferencial é que estavam cheios de vinho, Lev. 10:9, e sem autorização, Lev. 10:1.

Quando somos chamados por Deus deixamos de ser pessoas comuns e nos tornamos pessoas com uma missão, portanto não se pode ter mais o mesmo comportamento anterior, algo foi mudado, acrescentado em nossa vida. Nadabe e Abiu eram filhos de sacerdote, chamados por Deus, estavam no lugar sagrado, moravam nos lugares sagrados, estavam vestidos com as roupas sagradas, mas não tinham consciência de quem eram “sagrados”. A conscientização de nosso ministério fica evidenciado pelo nosso comportamento. Não podemos agir como “profissionais da fé”, i.e., ter comportamento de sacerdote apenas na igreja e/ou célula, e depois viver como se não tivéssemos mais responsabilidades com a continuação de nosso testemunho fora do lugar sagrado.Quando agimos assim atraímos a manifestação do juízo de Deus.

É “fogo estranho” quando fazemos tudo à nossa maneira e esquecemos que Deus é um Deus de princípios. II Sam.6 nos relata a história de Davi, que embora tendo boas intenções, conduziu a “Arca de Deus” de maneira errada e causou uma morte no meio de Israel, houve morte porque houve quebra de princípios. Jesus Cristo em sua conversa com a mulher samaritana revela a maneira de Deus quanto a adoração. Ele revela o lugar e a forma da verdadeira adoração, “em espírito e em verdade”. A adoração é espiritual (em espírito), muito embora tenhamos manifestações físicas e emocionais, ela é estritamente espiritual. Não são só manifestações externas, mas é dentro do coração do homem que Deus olha, I Sam. 16:7. “em verdade” revela a forma da adoração, verdade é a Palavra de Deus, “e conhecereis a verdade e ela vos libertará”. O jeito de Deus, como Ele gosta das coisa, está revelado em sua Palavra; a melhor maneira de se fazer as coisas não é a minha, mas a de Deus.

É “fogo estranho” quando ministramos ao Senhor sem discernirmos o nosso ministério. O sacerdócio, a adoração é coisa do céu, as regras são do céu, o professor é do céu (Espírito Santo), a unção vem do céu. Não se pode ter um sacerdócio espiritual operando-se na força do braço, Zac. 4:6.

Quando há adoração correta, fogo verdadeiro, a presença de Deus se manifesta, não para julgar, mas para abençoar. A diferença entre Nadabe, Abiu e Elias é que o profeta atraiu o fogo que produz avivamento, conversão, mudança, enquanto que os filhos de Arão atraíram o fogo do juízo.

Sejamos conscientes do nosso sacerdócio, tenhamos um comportamento a altura do ministério que abraçamos e iremos atrair o fogo que produz avivamento em nossos dias.