Wednesday, August 08, 2007

ADORADORES QUE OPERAM NO MUNDO ESPIRITUAL


TEXTO: I Samuel 16:1-13

Somos escolhidos por Deus dentro de um propósito, mas a nossa permanência na benção depende de nossas atitudes e comportamentos diante do mundo espiritual.
Saul não entendeu esse princípio e errou quando quis fazer o que não era de sua competência fazer, agiu de maneira leviana diante dos princípios estabelecidos por Deus.
Davi foi o mais completo adorador, não que fosse sem erros, mas tinha a sensibilidade para entender e operar no mundo espiritual. Se vamos falar de uma geração de adoradores para esse último tempo da igreja, observemos o perfil de Davi e aprendamos com a Palavra de Deus.

I – A UNÇÃO DIFERENCIA E CAPACITA AQUELE QUE É ESCOLHIDO PARA SER ADORADOR. V.13

· Deus afirma a Samuel que a unção independe de beleza e capacidades humanas. V.7

· A unção quebra o jugo. Isa.10:27

· Desde o momento em que foi ungido Davi deixou de ser um simples trabalhador no campo. A unção diferencia quem é tocado por ela.

· No N.T. a unção de Deus é o enchimento do Espírito Santo. Em Atos 2 Deus cumpre a profecia de Joel 2:28 e a unção desce sobre os discípulos que ficaram no cenáculo.

· Todo adorador deve ser cheio da plenitude do Espírito. Romanos capítulo 8 diz que todo aquele que vive pelo Espírito tem a vida de Deus nele.

· I Cor. 12 nos estimula a ser cheios do Espírito buscando os dons espirituais.

· Um adorador tem que aprender a linguagem do Espírito, porque adoração é coisa do céu, a terra não pode ensinar os segredos do céu.

· A Bíblia diz que quem fala em línguas estranhas fala com Deus e edifica-se a si mesmo. I Cor. 14:1,2

· Há uma edificação pessoal quando falamos em línguas estranhas. I Cor. 14:4

· A boca fala do que está cheio o coração, quem ora em línguas está transbordando do Espírito Santo que há nele.

II - TODO ADORADOR TEM DISCERNIMENTO SOBRE BATALHA ESPIRITUAL. I Sm.17

· O verdadeiro adorador é um guerreiro, ele não tem medo do diabo.

· Davi era poeta e guerreiro, parece um paradoxo, mas não é, a força do adorador está no Deus que ele adora.

· Davi teve o discernimento que os soldados não tiveram do ambiente de batalha.I Sam.17

· Davi fez uma leitura espiritual daquele ambiente de guerra que nem mesmo o rei Saul havia feito. Precisamos aprender a fazer leituras espirituais dos ambientes que estamos. Há muita coisa acontecendo que pensamos ser naturais que na verdade são espirituais, na nossa vida, casa, trabalho e igreja.

· O profeta Eliseu chegou a orar para que os olhos espirituais de Geazi fossem abertos para que ele visse a realidade do mundo espiritual. II Reis 6:17

· Um dos problemas da igreja de hoje é que tem muitos crentes sem discernimento de batalha espiritual, então ficam sofrendo coisas espirituais como se fossem coisas comuns e não reagem a isso.

· Davi percebeu que a batalha espiritual estava sendo travada em dois níveis: 1) nível externo( representado por Golias); 2) nível interno (representado pela perseguição de Saul)

· O verdadeiro adorador tem discernimento que suas armas são poderosas para destruição de fortalezas. I Cor. 10:4.

· O verdadeiro adorador parte para a batalha consciente de duas verdades: 1) não guerreia confiado nas suas forças, mas na força de Deus; 2) tem certeza da vitória antes mesmo de começar a lutar, isto é fé.

CONCLUSÃO:

Não batalhamos na força do braço, mas no poder de Deus. Precisamos redescobrir que as lutas espirituais somente se vencem sendo cheios do Espírito Santo.

Paulo nos recomenda ser cheios do Espírito se quisermos uma vida de vitória, buscai as coisas que são de cima, diz ele. Col. 3