Friday, August 17, 2007

O QUE JESUS ENSINA SOBRE MILAGRES


TEXTO: JOÃO 6:1-15


Em João 6:5 Jesus faz uma pergunta para Felipe fazendo com que ele perceba que há um problema a ser resolvido. Essa indagação visa sondar o coração dos discípulos com relação às dificuldades que acontecerão no dia a dia do ministério deles assim que Jesus voltar para junto de Deus. Como seria a avaliação deles? Para onde olhariam buscando soluções? Qual o nível de fé já alcançado por aqueles que estavam andando com Jesus?

A primeira coisa que Jesus nos apresenta é que a dificuldade nada mais é do que a possibilidade de um milagre. v.5,6. Então, Jesus, erguendo os olhos e vendo que grande multidão vinha ter com ele, disse a Filipe: Onde compraremos pães para lhes dar a comer? Mas dizia isto para o experimentar; porque ele bem sabia o que estava para fazer.

Quando conhecemos um pouco mais de DEUS entendemos que ele permite a dificuldade para que cresçamos na Fé, pois no seu coração Ele já tem o milagre para aquela situação. Jesus mostra a Felipe que há de fato um problema pedindo soluções, no entanto a resposta já está no coração de Jesus. Veja bem Jesus já tem a solução para o seu problema, alegre-se porque “as dificuldades são apenas desculpas para Deus fazer milagres em nossas vidas “. Em I Reis 17:10 está uma história interessante, uma viúva sai apanhar gravetos para assar um bolo da última medida de trigo que está na sua despensa, ela espera fazer uma última refeição com seu filho e depois aguardar a morte pela fome, não havia mais condições de provisão para essa mulher. Poderia essa situação piorar mais? Acho que talvez alguns de nós já experimentamos isso, quando menos esperamos aquilo que está ruim piora. Há uma medida de farinha para um pequeno bolo, talvez nem dê para duas pessoas comerem e saciarem a fome a contento, mas quando a viúva está para fazer a refeição o profeta Elias aparece e lhe pede ajuda para comer; e agora, Já não era suficiente para dois, como repartir com três? É aí que está o segredo, na obediência. Aquela mulher acreditou na palavra do profeta e a intransponível dificuldade foi palco de um tremendo milagre de provisão que mereceu registro Bíblico.

E você? Está entendendo? Então não murmure mais, olhe para as dificuldades e veja nelas a semente de um grande milagre em sua vida.

A segunda coisa que Jesus apresenta é que as dificuldades têm por objetivo nos fazer olhar para Ele. v. 7-11 Respondeu-lhe Filipe: Não lhes bastariam duzentos denários de pão, para receber cada um o seu pedaço.
Um de seus discípulos, chamado André, irmão de Simão Pedro, informou a Jesus:
Está aí um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas isto que é para tanta gente?
Disse Jesus: Fazei o povo assentar-se; pois havia naquele lugar muita relva. Assentaram-se, pois, os homens em número de quase cinco mil.
Então, Jesus tomou os pães e, tendo dado graças, distribuiu-os entre eles; e também igualmente os peixes, quanto queriam.

Há duas escolas de pensamentos aqui: a de Felipe que se propõe resolver as dificuldades olhando para as possibilidades físicas e naturais, (Respondeu-lhe Filipe: Não lhes bastariam duzentos denários de pão, para receber cada um o seu pedaço.) e a de André que investe forças nas possibilidades diante das dificuldades, (Um de seus discípulos, chamado André, irmão de Simão Pedro, informou a Jesus: Está aí um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas isto que é para tanta gente?).

Muitos de nós pensamos que podemos dar um jeitinho (brasileiro) na situação, mas não percebemos que tem situações que Deus quer nos ensinar Fé, e de nada adianta nossa maneira de tentar resolver o problema, quanto mais tentamos, mais enrolada fica a situação. Não estou tirando aqui a responsabilidade pessoal inerente ao ser humano, mas estou dizendo que tem situações que apesar dos nossos esforços elas não se resolvem. Ficamos iguais a Felipe, ele observa que mesmo que tivesse os recursos não se resolveria a situação. Se tivesse o dinheiro onde comprar pão?

Precisamos entender a lógica de André: “Senhor eu encontrei uma possibilidade, é pequena, mas eu a trouxe aqui para que o Senhor avalie”. Quando há problemas e as soluções aparentes não são viáveis, é o jeito de Jesus dizer: “Olha pra mim, eu posso resolver”. Somente olhamos pra Jesus quando não achamos mais o “fio da meada”, como se costuma dizer. Quando tudo falha somos convidados a levar a Ele as possibilidades da vida, mesmo que sejam pequenas, somos incitados a crer, mesmo que a nossa fé seja mínima, pois Ele já sabe o que fazer com o pouco que temos, (Mas dizia isto para o experimentar; porque ele bem sabia o que estava para fazer.).

A terceira coisa que Jesus nos faz entender é que Ele faz o milagre, mas quem distribui é a igreja. v.10-11 Disse Jesus: Fazei o povo assentar-se; pois havia naquele lugar muita relva. Assentaram-se, pois, os homens em número de quase cinco mil.
Então, Jesus tomou os pães e, tendo dado graças, distribuiu-os entre eles; e também igualmente os peixes, quanto queriam.

Eu olho para este texto e penso comigo mesmo, a relva verde hoje é a igreja, quando Jesus diz “façam pequenos grupos e assentem-se vocês serão servidos”, isso me faz entender que somos nós os guardadores dos milagres de Jesus, Ele diz: “Eu vos dou poder...” Marcos 16:15. Têm-se esse poder não é para glória própria, mas para o ministério que nos foi confiado. A tarefa de ir ao mundo todo levando as Boas Novas de salvação é tarefa nossa, e essa mensagem traz em seu bojo o milagre como conteúdo, o evangelho é pleno, é completo.

Os discípulos foram os distribuidores para todos os seguidores de Jesus, assim também nós hoje que recebemos do Senhor temos por investidura distribuir os milagres para aqueles que se aproximam e trazem consigo suas necessidades.

Há solução em Cristo e nós somos parte dessa solução.

A quarta coisa que Jesus nos revela é que aquele que distribui o milagre recebe a benção do cesto cheio. V 12-13. E, quando já estavam fartos, disse Jesus aos seus discípulos: Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca.
Assim, pois, o fizeram e encheram doze cestos de pedaços dos cinco pães de cevada, que sobraram aos que haviam comido.

Há uma benção para aqueles que ministram (servem) aos outros. Jesus manda que os discípulos recolham o que sobrou, e eles recolhem doze cestos cheios, cada um recolheu um cesto cheio. Creia meu irmão cada vez que você abre a porta de sua casa para servir ao Senhor Jesus, fazendo dela lugar de benção, Deus te faz receber a benção do “Cesto Cheio”. Se aqueles homens e mulheres que eram apenas seguidores de Jesus tiveram suas necessidades saciadas, quanto mais receberão aqueles que foram usados por Deus para distribuir o milagre. Com certeza Jesus disse que quem deixou pai, mãe, irmãos e bens receberão cem vezes mais nesta vida e na outra receberá a vida eterna.

Quando temos uma necessidade, a melhor coisa é não ficar olhando pra ela mas sim para Jesus e para o que Ele quer que eu faça através da minha vida em favor das outras pessoas que sequer conhecem a Ele. Quando eu me deixo usar para glória de Deus essa mesma glória é a minha solução.

CONCLUINDO: As minhas necessidades são supridas debaixo do sobrenatural de Deus, porque eu sou guardador das bênçãos divinas em favor da humanidade. Fomos escolhidos por Deus para sermos fonte de bênçãos. Toda dificuldade é na verdade o embrulho do milagre que Jesus quer fazer na sua vida. Creia, Jesus já sabe o que vai fazer com esse problema que você pensa não ter solução.