Monday, August 13, 2007

LEVANTANDO UMA GERAÇÃO DE VERDADEIROS ADORADORES


II Samuel 6: 11-23

I – O VERDADEIRO ADORADOR É AQUELE QUE RECONHECE A PRESENÇA DE DEUS E REAJE DIANTE DELA. I Sm. 6:12 Então, avisaram a Davi, dizendo: O SENHOR abençoou a casa de Obede-Edom e tudo quanto tem, por amor da arca de Deus; foi, pois, Davi e, com alegria, fez subir a arca de Deus da casa de Obede-Edom, à Cidade de Davi. Então, avisaram a Davi, dizendo: O SENHOR abençoou a casa de Obede-Edom e tudo quanto tem, por amor da arca de Deus; foi, pois, Davi e, com alegria, fez subir a arca de Deus da casa de Obede-Edom, à Cidade de Davi.

Israel estava sem a Arca de Deus e consequentemente sem a presença de Deus porque haviam perdido a Arca em uma batalha contra os Filisteus. Deus julga os Filisteus e faz com que a Arca de sua presença volte a Israel. A volta da presença de Deus é mais ação d’Ele do que de homens, Deus esperou que a medida de juízo se completasse entre os Filisteus antes de permitir a volta da Arca. Não foi a iniciativa humana, mas Deus é quem age nesse momento da vida de Israel, o juízo sobre os Filisteus liberou a Arca.

Quando Davi recebeu a notícia de que Obede-Edom estava sendo abençoado por ter aberto sua casa para que a presença de Deus se estabelecesse, imediatamente reconheceu que a presença da Arca era a própria presença de Deus. Tem pessoas vendo a presença de Deus passar em sua frente, mas não conseguem nem mesmo discernir esse fato em suas vidas, estão tão obtusos que perdem o tempo da visitação do Espírito. Davi não ficou só no reconhecimento, ele agiu logo, foi atrás da Arca para trazê-la para sua casa. Existem dois tipos de adoradores: os ativos e os contemplativos. Meu querido se coloque em movimento, faça alguma coisa, demonstre que pelo menos está vivo. Aja no nível da unção que Deus está revelando a você.

II – O VERDADEIRO ADORADOR RECONHECE QUE HÁ PRINCÍPIOS DIVINOS A SEREM CUMPRIDOS PARA QUE A BENÇÃO SE ESTABELEÇA SOBRE A SUA VIDA. I Sm. 6:13 Sucedeu que, quando os que levavam a arca do SENHOR tinham dado seis passos, sacrificava ele bois e carneiros cevados.

A adoração não é coisa humana, ela teve início no céu antes da criação do homem, portanto nós como seres humanos temos que aprender a adorar com os céus. Apocalipse cap. 4. Na primeira tentativa de trazer a Arca da presença de Deus Davi o fez à sua maneira, ele pensou que por ser rei, salmista e ungido por Samuel já sabia tudo e não consultou os princípios Bíblicos com os sacerdotes para saber como deveria ser feito, fez conforme o seu coração. A conseqüência foi morte. Toda vez que a adoração for carnal o resultado será morte. A adoração é resultado de um espírito nascido de novo. II Cor. 5:17

O princípio ensinado aqui é que há regras divinas para a adoração, não é de qualquer jeito, muito menos do meu jeito. Não é em um carro novo puxado por bois, a Arca deveria ser levada nos ombros dos sacerdotes.

Há um outro princípio revelado neste texto é que de seis em seis dias( semanalmente) deve-se parar tudo e se ter um tempo de adoração com sacrifícios agradáveis a Deus. Rm. 12:2. A adoração é um sacerdócio e não um modismo, I Sam. 6:14

No verso 14 Davi nos ensina que a adoração é atitude de sacerdotes, pois ele vestia uma estola sacerdotal. Quem é sacerdote adora com todas as suas forças e não se importa com aquilo que os outros vão dizer. I Sam. 6:16 e 20. Outro princípio é a alegria na adoração. Não deve ser algo forçado, manipulado. Tem que ser algo espontâneo, do coração, com alegria I Sam. 6:15

III – O VERDADEIRO ADORADOR ENTENDE QUE ELE É UMA PORTA DE BENÇÃOS SOBRE O POVO. I Sm. 6:18,19 Tendo Davi trazido holocaustos e ofertas pacíficas, abençoou o povo em nome do SENHOR dos Exércitos. E repartiu a todo o povo e a toda a multidão de Israel, tanto homens como mulheres, a cada um, um bolo de pão, um bom pedaço de carne e passas. Então, se retirou todo o povo, cada um para sua casa.

Todo adorador precisa entender que o seu estilo de vida afeta outras pessoas que estão envolvidas com ele, em maior ou menor grau. Oséias 4:9 diz como é o sacerdote assim será o povo, somos a medida das demais pessoas quando adoramos.

Davi entendeu que não poderia deixar que Obede-Edom fosse à porta, ele como rei, profeta e sacerdote é que seria a porta de entrada da benção em Jerusalém e na nação, por isso ele sempre ia à frente na adoração. Quer ser benção? Seja o primeiro a manifestar uma atitude de adoração em qualquer culto a Deus, não importa onde você estiver. Todo adorador é uma porta de benção e de juízo, porta de benção para todos os que adoram, mas porta de juízo para aquele que fica escondido em sua casa, e que além de não adorar a Deus critica quem o adora. I Sam. 6:20-23.

O juízo sobre quem não adora é esterilidade, como sobre Mical, esposa de Davi. Nem mesmo o fato de ser casada com o homem mais abençoado de Israel livrou Mical do juízo de Deus por não ser adoradora e ainda por cima ser pronunciadora de críticas sobre quem adora. Por outro lado, Davi se tornou porta de benção na nação, simbolicamente ele distribui pão, carne e passas profetizando provisão na vida de seu povo. A prosperidade é conseqüência na vida de um adorador, veja o que aconteceu na vida de Obede-Edom, apenas três meses que ele ficou com a Arca da presença de Deus foi abençoado em tudo.

CONCLUSÃO:

A adoração faz de você um sacerdote da benção e da prosperidade, você é uma porta. Você é quem decide o seu comportamento. Você é quem decide entre bênçãos e maldições. Você é quem escolhe agir como Mical e perder a benção ou como Davi e ser fonte de benção para você e para o seu povo.