Saturday, November 24, 2007

RASGAI O VOSSO CORAÇÃO


Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR, vosso Deus, porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal. Joel 2:13


O judeu tinha o costume, em momentos de profunda indignação, tristeza ou desespero, de rasgar as vestes explicitando assim seus sentimentos com relação ao fato que lhe causava emoção.
Em hebraico “rasgar” é “qara” traz a idéia de partir ao meio, dilacerar; e a palavra “coração” é “lebab” que traz o entendimento de homem interior, mente, vontade, coração, alma, inteligência. Com essas informações não fica difícil entender que Deus estava descontente com as demonstrações físicas e visíveis de quebrantamento do povo judeu, porque era só isso, manifestação externa, interiormente eles não haviam mudado nada, era um faz de conta religioso sem efeitos espirituais práticos.
O que Deus quer dizer com “rasgai o vosso coração” é “quebrem, despedacem essa intenção maligna que existe dentro de vocês e voltem-se para mim”. Enfim, Deus está falando de conversão pura e simples, mudança de rumos a partir do coração, de dentro pra fora e não como eles estavam fazendo de fora pra dentro sem haver de fato mudança prática de comportamento. Há um momento que Deus diz: chega, basta de teatralização de uma mudança que nunca acontece, busquem uma mudança espiritual com feramentas espirituais. Oração e jejum é a recomendação do Todo-poderoso para nós que ansiamos mudanças que sozinhos não conseguimos, devemos juntar a tudo isso um quebrantamento generalizado, desde a criança que mama até o sacerdote, isto quer dizer que desde aquele que não tem entendimento por ser criança até o que tem pleno conhecimento do que Deus quer, o sacerdote, devem chorar a mudança que precisamos. " Congregai o povo, santificai a congregação,ajuntai os anciãos, congregai os filhinhos e os que mamam; saia o noivo da sua recâmara, e a noiva, do seu tálamo. Chorem os sacerdotes, ministros do Senhor..." Joel 2:16,17. Nem mesmo a festividade do noivo e da noiva deve estar em evidência até que haja mudança verdadeira em nós como igreja do Senhor que quer e deseja viver o tempo de milagres que Ele profetizou sobre nós.
Tendo em vista as promessas descritas no resto do capítulo 2 de Joel, de restituição, abundância e muito mais seria uma loucura continuar com uma mudança de faz de conta. Que Deus nos leve a uma mudança estrutural, que realmente nos faça “rasgar o coração” , que através da ação do Espírito Santo possamos ser ajudados nessa mudança necessária para que se cumpram os tempos de Deus em nossas vidas, e isso Ele nos garante em Joel 2:28. Deus não somente exige a conversão, mas nos dá a condição de cumprirmos sua exigência através do Espírito Santo que foi sobre nós derramado. Dependa do Espírito Santo para essa mudança meu irmão. Deus abençoe todos vocês.