Friday, December 07, 2007

FASES DA VIDA CRISTÃ


Salmo 23:1 “O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará”.
Este texto fala da primeira fase na vida cristã que é exatamente a mudança de Reino, Davi está dizendo que sua opção de pastorado é Deus, ele já fez sua escolha. Na primeira fase da vida cristã somos convencidos pelo Espírito Santo à salvação, somos tirados do império das trevas e colocados no reino de Jesus, o apóstolo Paulo diz isso em Colossensses 1:13. Não temos um Senhor que apenas exige como o antigo senhor de nossas vidas, mas um Senhor que acima de tudo é pastor, tem o cuidado como sua principal afirmação de pastorado. Davi conhecia muito a respeito do pastorado, pois vivia cuidando das ovelhas de seu pai, por isso quando afirma que Deus é seu pastor sabe muito bem o que está afirmando.
A segunda fase da vida cristã tem como ponto forte o cuidado de Deus por nós, no Salmo 23:2, 3 diz: “Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.” Os primeiros tempos da vida cristã deus exagera nos cuidados, exatamente como uma mãe faz com filhos recém-nascido, cuida de todos os detalhes. Deus sabe que nosso antigo senhor não cuidava de fato, mas nos explorava, e a falta, a miséria era uma constante em nossas vidas, por isso ele sabe o medo que temos do amanhã, bem sabemos que não devemos temer o amanhã, mas como crianças só sentimos segurança diante das promessas do pai. Deus está dizendo neste salmo que além da provisão, ele nos fará dormir em cima da provisão para termos certeza que não faltará amanhã. Repousar é descansar, dormir e Deus está dizendo que vamos dormir em cima das nossas provisões. O refrigério de Deus vem pela sua vida derramada em nós através de seus princípios revelados pelos quais andamos guiados pelo Espírito Santo, porque não sabemos como fazer essa caminhada de justiça.
A terceira fase da vida cristã diz respeito à maturidade espiritual, que vem quando a nossa fé é provada, e diz o Salmo 23:4 “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.” A nossa fé inexiste se não for provada, Deus sonda o investimento que fez em nós e o acrescenta através das provas. O vale de trevas traz o entendimento que às vezes não conseguimos enxergar nada á frente, todavia temos que continuar a caminhada, porque pela fé devemos ter a certeza de que “Ele está comigo”, a sua disciplina (vara) e o seu cuidado (cajado) sempre nos acompanham. Caminhar tendo somente as promessas de Deus como bússola traz maturidade á nossa fé.
A quarta fase da nossa vida cristã está contida no Salmo 23:5 que diz: “Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda.” Deus tem uma benção exagerada, que a maioria ainda não recebeu porque ela só é dada depois da dura prova da fé. Deus só te dá aquele algo a mais quando você passa a prova e vence, é isso que o salmista está dizendo. Mesa preparada na frente do inimigo só pode significar uma coisa: o diabo terá que assistir a nossa vitória porque não desistiremos das nossas promessas, mas as conquistaremos pela fé. Davi ainda fala de unção espiritual e alegria material, porque este é o simbolismo do óleo e do vinho. Para Deus não é suficiente só cuidar de nós, ele quer fazer com que a benção e a vitória sejam abundantes.
A quinta fase fala da certeza de se ter conquistado a maturidade para habitar na casa do Senhor pela eternidade. Salmo 23:6: “Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre.” A maturidade cristã sem dúvida é o alvo a ser conquistado, o apóstolo Paulo fala que quando era menino tinha hábitos de menino, mas quando chegou a fase adulta abandonou a meninice, 1 Coríntios 13:11: “Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino”. É isso que Deus espera de nós, que prossigamos para o alvo, a soberana vocação de Deus. Uma vida de bondade e misericórdia com certeza é característico de uma vida madura aos pés do Senhor. Que Deus possa abençoar a todos.