Monday, November 12, 2007

A ESSÊNCIA DO MILAGRE - parte I


ATOS 3:1-10
Tempo de Deus

Esse texto se refere a uma atuação milagrosa feita pelo apóstolo Pedro diante do templo, olhar atentamente para esse e outros milagres nos faz vislumbrar um pouco do que seja a essência de um milagre, vejamos:
Declaradamente há um tempo para as coisas acontecerem em nossas vidas, Eclesiastes 3, especialmente as intervenções milagrosas de Deus. Por exemplo, um milagre só se manifesta se houver uma necessidade, então é preciso que venha esse tempo de necessidade para que o milagre se manifeste. Pedro e João com certeza tinham ido várias vezes à oração no templo, eles tinham essa disciplina espiritual bem enraizada em suas vidas, mas em nenhuma das outras vezes encontraram esse homem necessitado, nem tampouco esse homem havia tido a oportunidade de se dirigir aos apóstolos antes desse dia. O homem coxo de nascença foi levado à porta do templo exatamente na hora da oração, se fosse um minuto mais cedo ou mais tarde não teria tido esse encontro maravilhoso com os apóstolos, tempo é tudo. A coisa mais chata é chegar ao aeroporto e descobrir que seu vôo acabou de sair, ou então chegar ao banco atrasado e encontrar as portas fechadas. Só há portas abertas quando estamos dentro do tempo certo.
Com relação ao tempo temos que estar atentos para a verdade espiritual de que o tempo de Deus não é o nosso tempo e vice e versa. O nosso tempo é linear, explico o nosso tempo só avança, e a cada minuto perdido a nossa oportunidade se esvai, mas com Deus o tempo tem outra conotação, Deus é atemporal, i.e., Ele está além e acima da medida tempo espaço. Quando o profeta traz um recado de Deus para o rei Ezequias, II Reis capítulo 20, lhe é feita a s seguintes opções: como prova de que Deus te ouviu quer que o relógio adiante ou atrase?Ezequias inteligentemente escolheu que Deus fizesse o relógio retroceder, todavia mesmo Deus fazendo o relógio retroceder, a percepção de Ezequias, e isto é um fato também, o tempo continuou tendo efeito de avançar, contrariando o relógio que estava retrocedendo. Ezequias ficou mais velho do mesmo jeito embora o tempo retrocedesse. O mesmo fato se dá com Josué, na batalha contra os amalequitas, Josué capítulo 10, o tempo para, mas os efeitos dele não, o tempo para, mas a conquista de Josué avança. Até parece um paradoxo.
Deus nos faz entender que a oração mexe metafisicamente com o tempo de Deus, Ezequias e Josué nos fazem ver isso, pela oração retrocedeu e fez o tempo parar. Você pode acelerar ou esticar os tempos da promessa de Deus na tua vida depende de como e quanto você ora. Tem crente esticando o tempo de cumprimento da promessa pela falta de oração. Traga para mais perto o tempo do cumprimento profético de Deus para a tua vida através da oração.
Outra coisa importante com relação ao tempo de Deus para seus milagres em minha vida é o coração quebrantado. O salmista diz que a um coração contrito e quebrantado Deus não despreza, Salmo 51:17. Um coração sensível mexe com o coração de Deus e faz com que prontamente Ele se incline para atender ao necessitado, o que faz Deus mover-se mais rapidamente a nosso favor é com certeza um coração quebrantado. Assim como um pai ou uma mãe se move de ternura e se apressa em sair em socorro de um filho que está chorando, Deus, que é maior que pai e mãe, move-se dos céus a favor de seus filhos reduzindo ou mudando os tempos por nossa causa. Em II Reis no capítulo 20, o rei Ezequias recebe uma dura sentença de Deus por parte do profeta Isaías, põe em ordem tua casa porque “certamente” morrerás. Decisão inexorável, todavia Ezequias espera o profeta sair, vira para o canto e chora , quebranta-se em um nível que mexe com os tempos de Deus para a sua vida. Antes mesmo de o profeta Isaías sair do palácio ele volta com um novo recado de Deus para o rei, “Deus mudou os tempos a teu respeito, seus dias aumentaram em quinze anos”.
Um coração contrito e quebrantado mexe com os tempos de Deus em nossas vidas, acelera os tempos de milagres em nossa história. Quer que o tempo da promessa aconteça logo? Então meu irmão comece a desenvolver uma vida de oração em quebrantamento porque certamente Deus se inclinará para te ouvir e encurtar o tempo da promessa para a tua vida.
Que o Todo-poderoso possa olhar para você e começar um tempo de milagres dentro da tua história e com certeza tua vida não será mais a mesma. Deus abençoe a todos.