Saturday, November 24, 2007

A ESSÊNCIA DO MILAGRE - Parte II


ATOS 3:1-10

O Lugar de Deus


Continuando o que estávamos falando sobre a essência do milagre é que se há um tempo de Deus há também o lugar onde Deus age e faz o milagre acontecer na vida daqueles que estão necessitados de uma intervenção d’Ele em suas vidas.
É óbvio neste texto que se esse homem necessitado estivesse em outro lugar não teria tido esse encontro com os apóstolos e, portanto não poderia ter experimentado esse milagre. Estar na hora certa e no lugar certo é de suma importância para receber o que precisamos. No verso 2 do capítulo 3 de Atos diz que diariamente esse homem era levado à porta, chamada “Formosa”, do templo; as pessoas que ajudavam esse moço tinham noção do sagrado, levavam-no à porta do templo, que lugar melhor que à porta da casa de Deus poderia existir? É exatamente por essa porta que Pedro e João vão passar, o lugar é de suma importância aqui, não há poder no lugar, mas pessoas que tem poder vão passar por ali. Quantas vezes esse homem estivera à porta do templo e não tinha acontecido nada, mas aquele dia era especial, pois por aquele lugar passariam duas pessoas que tinham e mantinham comunhão com Jesus, o Filho de Deus. Estar ali era decisivo para aquele homem, o lugar e a hora marcariam para sempre sua vida de uma maneira que ele jamais esqueceria.
Hoje em dia muitas pessoas querem os milagres de Deus em suas vidas, todavia não se importam em estar onde Deus quer que elas estejam o lugar melhor para se estar é exatamente por onde passam homens e mulheres que têm e mantêm comunhão com o Filho de Deus, e esse lugar é o “lugar da oração”. Não estou falando apenas de um espaço físico, estar na igreja é ótimo, importante, mas estar lá como turista, sem se envolver com o Deus que é adorado naquele lugar é uma falta de propósito sem tamanho, é como estar com sede á beira de uma fonte e esquecer-se de beber água. A oração tem sido uma disciplina espiritual muito negligenciada e mal entendida pelos cristãos, para muitos ela é apenas um fardo, um peso, para outros uma obrigação, torna-se apenas um exercício da religiosidade, todavia o “lugar secreto da oração” é o lugar onde encontramos as soluções para todos os tipos de mazelas e vicissitudes que nos acometem. A cantora Heloísa Rosa tem uma canção em que ela fala que “há um lugar onde o temor não me enrijece, onde a fé é fortalecida... Esse lugar é no Senhor”, é a mais pura verdade, esse lugar é no Senhor, estar no Senhor é estar em comunhão com Ele, e não tem como estar em comunhão sem oração, digo e repito o lugar da oração é o lugar onde os milagres de Deus acontecem na esfera espiritual e que aqueles que passam diariamente por ali aprendem a traze-los para nossa dimensão física e usufruí-los em suas vidas.
A essência do milagre é estar no lugar onde os milagres acontecem, e isso é mais que estar em um espaço físico, é estar no “lugar secreto da oração” como disse Jesus em Mateus 6:6: “Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.”
Que o Todo-poderoso fortaleça a fé de todos vocês através da oração.