Tuesday, March 03, 2009

O QUE ACONTECE QUANDO PERDEMOS A PRESENCA DE DEUS

I Sam. 4:11-22

Davi, o grande salmista teve uma experiência amarga e relata isso no Salmo 51, onde ele simplesmente diz que precisa sentir novamente a alegria da salvação e a presença inquestionável do Espírito Santo. Perder a presença de Deus é a maior tragédia do ser humano.

O povo de Israel perdeu a guerra para os Filisteus como uma conseqüência última de uma série de pecados que vinham cometendo, mas o que traz o maior reflexo nessa derrota não é apenas a derrota em si, mas a perca da ARCA DE DEUS que representava a presença do Todo-Poderoso no meio da nação judaica.

O QUE ACONTECE QUANDO PERDEMOS A PRESENCA DE DEUS?

A batalha é perdida, cap.4:10 – Israel sempre foi vitorioso em suas campanhas militares, a vitória era uma constante, mas de repente uma batalha é perdida e o mais precioso bem da nação é levado como despojo. Que presságio terrível era este? A perca da Arca da Aliança tem conotações espirituais incríveis, tem toda uma significância para a vida religiosa e civil da nação. Quais seriam as conseqüências, o que significava isso?

A perca da arca da Aliança era um sinal no mundo físico do que estava acontecendo na vida espiritual do povo, Deus sempre usa o figurativo material para que nós, mortais, entendamos o que Ele está querendo dizer ou fazer no mundo espiritual. Era um recado claro de que Deus já não estava mais em suas guerras, já não respondia por eles mais. Sem Deus não há possibilidade alguma de vitória, e isso os Israelitas sabiam muito bem. Moisés mesmo disse: ”não nos faca subir deste lugar se a tua presença não for conosco....” a presença de Deus era tudo na vida dos Judeus.

Sem Deus não se ganha batalhas, e essa era a atual situação de Israel com a perca da Arca. Igualmente também nós, perderemos as batalhas da vida, se perdermos a presença do Espírito Santo em nós. Não é possível ter vitórias sem Deus, pode até ser uma folguinha na luta, mas sem Deus nada é duradouro. Preservar a presença de Deus em nossas vidas é uma necessidade espiritual que temos, pois é por ver Deus em nosso meio que o nosso inimigo não ataca, a ausência de Deus abre espaço para as artimanhas do diabo.

Sem a presença de Deus o sacerdócio morre. Cap.4:17,18 – O terrível nessa guerra não foi Israel ter perdido apenas a batalha, mas os seus três principais sacerdotes. Na batalha Hofni e Finéias, que transportavam a Arca, foram mortos a espada, mas quando a notícia chegou em Israel o sacerdote Eli não a suportou e caiu quebrando o pescoço e morreu. Sem Deus o que sobra é um sacerdócio do pescoço quebrado, onde a cabeça não tem poder de governar (e a cabeça é Cristo).

O significado do ministério é dado pela presença de Deus em nossas vidas, se perdemos essa presença inexiste ministério, porque não há ministério para Deus sem Deus. Muitos tem feito um ministério só na forca do braço, porque pensam que somente estratégias, técnicas e investimento financeiros são suficientes para fazer a obra de Deus, esquecem que uma obra para Deus somente é possível com Deus e com a unção desse Deus.

Quando perdemos a presença de Deus nossa descendência fica marcada pela falta da glória de Deus. Cap.4:21 - ICABODE é uma marca terrível em uma descendência que é obrigada a viver sem a presença manifesta de Deus, porque esse nome significa: “foi-se a glória de Israel”. Sem Deus o que sobra é uma descendência Marcada pela religiosidade, uma geração sem compromisso com a santidade, especialista em religião, mas sem conhecer o verdadeiro Deus. Uma descendência árida como o deserto sem a água do renovo, sem vida espiritual, onde o mais importante são as práticas litúrgicas, mas não a essência do verdadeiro Deus.

Quando se perde a presença de Deus sempre a razão é porque alguém não fez valer o sacerdócio que recebeu de Deus, foi omisso nas suas responsabilidades espirituais e como conseqüência deixou um legado maldito. Muitos pais e pastores hoje lamentam as colheitas que fazem na vida, mas se omitem de olhar no passado e ver o que foi semeado como sacerdotes que foram como já foi muito bem dito: a colheita do amanhã depende de nossa semeadura no tempo que se chama hoje.

Zele pela presença do Espírito Santo na sua vida através de uma íntima comunhão com Ele através da sua oração e da Palavra de Deus, vivendo os seus ensinos de uma forma prática no seu dia a dia, nunca esquecendo que um coração contrito e quebrantado Deus não pode desprezar.