Wednesday, February 18, 2009

JESUS NOSSA ARCA

TEXTO: II Samuel 6:1-13

INTRODUÇÃO:

Estar na Igreja de Jesus é bom demais, é um anseio comum a todos os crentes. Alguns até dizem que se desse moraria na igreja, fazem coro à declaração do Salmista Davi quando disse: é melhor estar à porta da tua casa por um só dia, do que mil anos em outro lugar. Davi Também disse: alegrei-me quando me disseram vamos à casa do Senhor. Davi amava tanto estar na casa de Deus que ele diz uma máxima no Salmo 23 ....e habitarei na casa do Senhor por todo o sempre.

Todos os problemas cessam quando estamos na casa do Senhor porque em sua presença há abundância de alegria. Agora imagine você se essa benção que existe na casa do Senhor pudesse estar na sua casa todos os dias.

Foi isso que experimentou OBEDE-EDOM. Durante o período em que ele abrigou a Arca de Deus tudo o que lhe pertencia prosperou (I Sam. 6:12). Deus entrou com providências milagrosas na casa desse homem pelo simples fato da Arca de sua Presença estar na casa dele. A prosperidade foi tão espantosa que atraiu a atenção do rei Davi, que pensou rápido, providenciou imediatamente a vinda da Arca para a sua casa em Jerusalém. Já que alguém tinha que ser abençoado pela presença da arca, Davi decidiu que seria ele e os habitantes de Jerusalém.

A PRIMEIRA COISA QUE TEMOS QUE SABER É QUAIS SÃO AS BENÇÃOS QUE ACOMPANHAM A ARCA DE DEUS!

· VISITAÇÃO DE DEUS – I Sam. 4:5-8 . A Arca era chamada de Presença de Deus, tanto que até os inimigos de Israel acreditavam assim, toda vez que a Arca chegava ao meio do exército os Filisteus tremiam e diziam, o Deus de Israel chegou no meio do arraial. A presença do Deus vivo era representado Pela ARCA DA ALIANÇA.

· PROSPERIDADE DE DEUS – I Sam. 6:12. Obede-edom foi um feliz homem certo na hora certa, quando Davi resolve achar um lugar para a Arca, Obede diz: deixa aqui em casa. A conseqüência imediata é que anos mal-sucedidos foram resolvidos com apenas três meses de hospedagem da Arca. Dentro da arca Moisés colocou uma porção de Maná. Esse foi o alimento, a provisão de Deus, mesmo em tempos de deserto nunca faltou alimento para o povo. A Arca era feita toda de ouro puro simbolizando a realeza de Deus e a prosperidade de Deus.

· A UNÇÃO DE DEUS – Números 17. A vara de amendoeira de Arão, simbolizando o sacerdócio ficava junto a Arca do testemunho para memorial do sacerdócio diante de Deus. Sacerdócio fala de unção. Somente um sacerdote ungido podia aproximar-se da Arca para representar o povo, porque a Arca exalava essa unção poderosa de Deus. Não há sacerdócio sem Arca. Onde a Arca era estabelecida, um sacerdote era designado para ministrar diante dela. Toda a unção que Moisés derrama sobre seu irmão Arão e seus filhos é em decorrência da Arca.

A SEGUNDA COISA QUE TEMOS QUE SABER É QUE A ARCA NO V.T. SIMBOLIZAVA JESUS CRISTO, PORTANTO ELE É A ARCA DA NOVA ALIANÇA.

· Em João 11:25 Jesus diz: ....Eu sou a ressurreição e a vida.....

· Em Colossenses 1:19 diz que ....foi do agrado do pai que nele habitasse a plenitude....

· Em Cristo estão as provisões que a Arca do Velho Testamento guardava como símbolos: A Lei, o maná e a vara de amendoeira de Arão.

· Jesus diz em João 14:13 ....tudo o que pedirdes em meu nome, recebereis....

A TERCEIRA COISA QUE TEMOS DE SABER É QUE É POSSÍVEL TER A IGREJA EM NOSSA CASA.

· Como dissemos no início, queremos que esse ambiente da igreja fosse permanente em nossas vidas. Pois é possível tê-lo em nossas casas.

· Fazendo de nossa casa uma igreja. Jesus disse em Mateus 18:20 ...que onde estiver reunido dois ou três eu estou no meio deles...

· É possível recriar o ambiente do culto em nossa casa basta fazer como Obede-edom e receber a Arca de Deus em nossa casa.

· Transforme sua casa em um lugar de manifestação da presença de Deus, faça como Zaqueu que recebeu Jesus em casa e o efeito foi salvação sua e de seus familiares e amigos.

· Quando recebo a Arca da presença de Deus transformando minha casa em um lugar onde Jesus se manifesta eu crio um ambiente favorável para que as três bênçãos da Arca da Aliança, que Obede-edom experimentou aconteça comigo também.

· VISITAÇÃO DE DEUS, PROSPERIDADE DE DEUS e UNÇÃO DE DEUS

CONCLUSÃO:

Se quisermos receber essa tríplice benção temos que fazer como Obede-edom, como Zaqueu, que receberam a Arca de Deus em suas casas e foram VISITADOS POR DEUS, PROSPERARAM POR DEUS E RECEBERAM MUITA UNÇÃO para salvar vidas para o Reino de Deus.