by Pr. Levy Wilkerson
Dt. 10:8,9
Os descendentes da tribo de Levi foram separados para cuidar das coisas relativas ao templo e para carregar a Arca. A Arca representava a presença de Deus, Hoje, nós somos a “arca”, porque NÓS carregamos a presença de Deus. Sendo assim, quem fará a diferença em qualquer lugar são as pessoas que carregam e manifestam a presença de Deus em si, que têm o sinal da aliança de Deus consigo.
O que isso quer dizer? Rm. 2:17-29 diz que os judeus se encontravam em um estado de letargia espiritual, ensinando a outros mas não aprendendo com o próprio ensinamento. O nome de Deus era blasfemado por causa do seu mau comportamento disfarçado de santidade. O nome do Senhor tem sido bendito ou blasfemado diante do seu comportamento? Você tem manifestado a presença de Deus ou está em letargia?
SER LEVITA é, então, manifestar a presença de Deus ANTES de buscar a aparência externa apenas como disfarce para um coração sem a marca da santidade. É guardar EM SI a presença de Deus, não somente a aparência da presença. Muitas pessoas continuam agindo como se a presença de Deus fosse mais importante do que sua própria vontade, mas vivem na mentira. Na verdade, sua vida é como um carro onde Deus realmente vai, mas no banco de trás. Essas pessoas continuam no controle de suas vidas e suas falhas no “trânsito” geram religiosidade, divisão, contendas, feridas na alma, fofocas, rebeldia, coisas que são vistas pelos outros e o nome de Deus acaba sendo blasfemado por causa dessas pessoas.
O levita tinha como prioridade agradar AO SENHOR com o seu serviço, com a sua vida, e não agradar às pessoas com um comportamento conveniente. Muitas pessoas têm esse comportamento exemplar na frente dos outros, têm belas vozes, grandes talentos e se importam somente em mostrar isso para as pessoas. Mas, em seu íntimo, em suas casas, elas não têm vida com Deus, não tem vida de Adoração nem comportamento dócil e palavras mansas. Isso não é manifestar a presença de Deus e sim viver uma mentira.
TODA LEI SE RESUME NO AMOR. As leis que foram dadas por Deus para o serviço dos levitas eram, na verdade, formas que Deus encontrou para provar o amor dos homens por Ele. Demonstrar amor a Deus é fazê-lo com relação aos homens também; aquele que diz que ama a Deus e odeia seu irmão é mentiroso. Além disso, o amor a Deus é demonstrado quando o levita se dispõe para o serviço, e não espera o serviço ir até ele.
O levita DÁ. Muitos esperam aquilo de que sente falta através do caminho errado. Quem espera ser amado e pensa que isso ocorrerá quando ele estiver na plataforma se esquece de que Deus o ama incondicionalmente; assim, ele deixa de DAR ao Senhor para buscar algo dos homens. Mas quando ele dá a Deus primordialmente, ele passa a entender e receber o amor de Deus. Isso também é refletido no tratamento com as pessoas: ele AMA, ele DÁ, ele RENUNCIA, ele considera os outros superiores a si mesmo. Assim, por conseqüência, o amor de Deus é demonstrado gratuitamente através das vidas de seus irmãos, mas a motivação primeira é sempre o Senhor. Nós dependemos uns dos outros e TODOS dependemos do Senhor. O importante não é obter o reconhecimento dos outros, mas estar no centro da vontade de Deus. Deus tem uma “roupa” especial para cada um, no tamanho certo. Fazer aquilo para o qual você não foi chamado é vestir a roupa maior ou menos do que a roupa que Deus fez para você
Assim, ser LEVITA é SERVIR, SE DAR, MANIFESTAR A PRESENÇA DE DEUS e, principalmente, AMAR.