TEXTO: 1º SAMUEL 1:1-8 / 2:11
by Pr. Marcelo e Priscilla Cruz
“Houve um homem de Ramatain-Zofim, da região montanhosa de Efraim, cujo nome era Elcana, filho de Jeroão, filho de Eliú, filho de Toú, filho de Zufe, efraimita. Tinha ele duas mulheres: uma se chamava Ana, e a outra, Penina; Penina tinha filhos; Ana, porém, não os tinha. Este homem subia da sua cidade de ano em ano a adorar e a sacrificar ao Senhor dos Exércitos, em Silo. Estavam ali os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, como sacerdotes de Senhor. No dia em que Elcana oferecia o seu sacrifício, dava ele porções deste a Penina, sua mulher, e atodos os seus filhos e filhas. A Ana, porém, dava porção dupla, porque ele a amava, ainda mesmo que o Senhor a houvesse deixado estéril. (A sua rival a provocava excessivamente para a irritar, porquanto o Senhor lhe havia cerrado a madre.) E assim o fazia ele de ano em ano; e, todas as vezes que Ana subia à Casa do Senhor, a outra a irritava, pelo que chorava e não comia. Então, Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, porque choras? E porque não comes? E porque estás de coração triste? Não te sou eu melhor do que dez filhos?"
A BIBLIA NOS RELATA QUE MUITOS PROFETAS NÃO HAVIAM NEM NASCIDOS E DEUS JÁ OS TINHAM SEPARADO DESTE O VENTRE DE SUAS MÃES.
E QUERO AQUI APRESENTAR A VOCÊS PAIS O RESULTADO DE CONSAGRARMOS E SEPARARMOS NOSSAS CRIANÇAS A DEUS.
A) QUANDO CONSAGRAMOS AS NOSSAS CRIANÇAS ELES MUDAM OS NOSSOS PENSAMENTOS – 1º SAMUEL 1:11
“E fez um voto, dizendo: Senhor dos Exércitos, se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, e lhe deres um filho varão, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha”.
Os nossos filhos vieram para que as nossas vidas fossem completamente mudadas, ou seja; para que a voz profética que nós declaramos fosse cumprida em nós e nas gerações seguintes.
Ana tinha a voz profética e sempre acreditava que suas petições poderiam ser respondidas e assim ela pudesse cumprir tudo o que havia declarado.
Samuel nasceu e ela cumpriu dizendo: “Por este menino orava eu; e o Senhor me concedeu a petição que eu lhe fizera.” (1º Samuel 1:27)
Samuel cresceu ouvindo Deus chamando; porém não foi sozinho que ele aprendeu ouvir Deus, mas havia pessoas que ensinava ele entender essa voz.
Imagine você neste momento vendo seu filho crescer entendendo tudo aquilo que você tem transmitido a ele, e assim ele aprendendo a ouvir a voz de Deus através daquele momento em que você o consagrou. Nós somos os maiores discipuladores e a voz profética das vidas dos nossos filhos, ninguém melhor do que nós sabemos profetizar sobre nossos filhos, e vendo-os profetizando sobre outros.
Deus cumpre em nossos filhos o seu chamado quando realmente nós os consagramos completamente Ao Criador.
Nossos filhos têm um chamado todo especial, depende de os consagrarmos a Deus.
Eles serão os profetas que terão a mensagem de Deus as gerações seguintes.
B) QUANDO CONSAGRAMOS AS NOSSAS CRIANÇAS ELES ENTENDEM O CHAMADO – 1º SAMUEL 2:18
“Samuel ministrava perante o SENHOR, sendo ainda menino, vestido de uma estola sacerdotal de linho”.
Os filhos de Eli tinham um chamado para serem sacerdotes, porém eles desobedeceram e perderam as promessas de Deus.
Toda criança consegue entender o chamado de Deus, quando realmente eles são ensinados e preparados corretamente.
Quando as crianças entendem, com certeza eles não perdem a oportunidade de dizer e fazer somente aquilo que Deus coloca nos seus lábios. Esta geração de crianças é o canal de Deus para levar ao coração das pessoas o coração de Deus.
Deixe seu filho cumprir o chamado de Deus enquanto ele esta em uma direção correta, não o impeça de participar dos cultos, dos eventos, da escola dominical, porque eles têm um chamado, e querem viver esse chamado de Deus.
C) QUANDO CONSAGRAMOS AS NOSSAS CRIANÇAS ELES SE TORNAM PROFETAS – 1º SAMUEL 3:19
“E crescia Samuel, e o Senhor era com ele, e nenhuma de todas as suas palavras deixou cair em terra”.
Samuel foi um dos grandes profetas de Deus. Porque Ana fez a sua parte, ela não podia ter filhos, porém ela orou ao Senhor e fez um voto. Esse voto fez com que toda sua vida fosse mudada, Deus ouviu a sua oração e lhe deu um filho.
Porém o mais difícil hoje para nós é muitas vezes deixar de cumprir os nossos votos que fazemos a Deus, antes das nossas crianças nascerem.
Ana em nenhum momento hesitou em deixar Samuel na casa do sacerdote Eli para servir ao Senhor, mesmo o amando ela tinha a certeza que ele não pertencia a ela, mas ao Senhor.
Ana ficou muito feliz porque Deus ouviu a sua oração e ela sabia que Samuel se tornaria um grande profeta.
A Bíblia diz que depois de Samuel Deus deu outros filhos e filhas a Ana.
Querido (a) se você consagrou seu filho a Deus. Porque esta insegurança?
Deus cuida dele onde ele estiver. Ele não pertence a você, ele consegue entender o chamado de Deus.
Permita que Deus trabalhe na vida do seu filho, somente o conduza a Casa de Deus.