Monday, August 25, 2008

FLECHA POLIDA

Isaías 49 1. Ouvi-me, ilhas, e escutai vós, povos de longe: O Senhor chamou-me desde o ventre, desde as entranhas de minha mãe fez menção do meu nome 2. e fez a minha boca qual espada aguda; na sombra da sua mão me escondeu; fez-me qual uma flecha polida, e me encobriu na sua aljava; 3. e me disse: Tu és meu servo; és Israel, por quem hei de ser glorificado. Estamos em guerra. Essa é a verdade. O que precisamos saber dessa guerra é que ela é espiritual e não física, portanto nossas armas não são carnais, mas sim espirituais conforme diz o apóstolo Paulo em II Coríntios 10:4. Humanamente falando é impossível vencer uma batalha espiritual, a menos que eu me torne espiritual, e isso somente é possível através do Espírito Santo de Deus, a Bíblia diz que se alguém está em Cristo nova criatura é as coisas velhas já passaram e tudo se fez novo, II Coríntios 5:17. Isso significa que em Cristo somos espirituais pelo sangue da cruz, portanto podemos fazer frente ao inimigo nesta peleja e ainda ganhar a batalha em nome de Jesus. O que é ser FLECHA POLIDA! Ser flecha polida é ter mais que um chamado, é ser escolhido por Deus antes de nascer, v. 1. “Ouvi-me, ilhas, e escutai vós, povos de longe: O Senhor chamou-me desde o ventre, desde as entranhas de minha mãe fez menção do meu nome.” Há uma consciência profunda, pessoal de chamado no coração daquele que é “flecha polida” porque há uma testificação interior do Espírito Santo que é corroborada com as atitudes pró ativas que se inclinam em direção a esse chamado, como Jesus, que desde muito criança inclinava-se para as coisas espirituais. É impossível que aquele que tem um chamado nesse nível não deixe bem claro em suas atitudes, que é uma flecha polida nas mãos do Senhor. José desde muito cedo teve as manifestações de que não seria uma pessoa comum, mas alguém que estava destinado a cumprir um papel fundamental nos projetos de Deus na redenção da humanidade, sendo usado posteriormente para salvação de toda a sua família. Quando Deus chama alguém como flecha polida, e essa pessoa entende e aceita esse chamado, desde muito cedo começam as manifestações da ação divina no preparo do escolhido para cumprir o chamado de Deus em sua vida. DIGA: EU SOU FLECHA POLIDA, TENHO AS MARCAS E OS DESEJOS ESPIRITUAIS DESTA ESCOLHA. Ser flecha polida é ser alguém que tem na boca a mensagem do evangelho e um alvo definido para a sua vida, v. 2: “e fez a minha boca qual espada aguda; na sombra da sua mão me escondeu; fez-me qual uma flecha polida, e me encobriu na sua aljava;” a espada é simbólica do evangelho, pois em Apocalipse diz que Jesus o homem do cavalo brando tem uma aguda espada afiada saindo de sua boca, Apocalipse capítulo 1:16. aquele que é chamado tem a mesma identificação do Messias, na sua boca tem a espada do evangelho. No livro de Atos os apóstolos tinham a espada do evangelho em suas bocas, uma mensagem cortante, confrontadora do estilo de vida das pessoas da época; o evangelho sempre foi um elemento que incomoda porque não concorda com comportamentos, ideologias e ensinos que contrariam os princípios de Deus escritos em sua Palavra. Como flecha polida, somos chamados para confrontar os erros e descaminhos deste século e arrancar do inferno aqueles que respondem ao chamado de graça de nosso Senhor Jesus Cristo. Aquele que é chamado para ser flecha polida não tem outro assunto a não ser Cristo e esse crucificado, como afirma o apóstolo Paulo em I Coríntios 2:2, não gasta tempo com conversas que não edificam ou que possam trazer prejuízo para a sua fé. DIGA: MINHA BOCA É UMA ESPADA AGUDA POR CAUSA DA MENSAGEM DO EVANGELHO. Ser flecha polida é glorificar a Deus em toda e qualquer situação, v. 3: “e me disse: Tu és meu servo; és Israel, por quem hei de ser glorificado.” Glorificamos a Deus quando vivemos o seu chamado em nossa vida. Ser flecha polida é entender que as tribulações separam os chamados dos escolhidos, é entender que o deserto é filtro de caráter, é ter consciência que somos forjados na fornalha da aflição. Assim como o ouro é refinado no fogo, a flecha é polida durante as maiores provas, porque elas definem a capacidade do escolhido acertar seu alvo cumprindo seu propósito de vida. Glorificar a Deus é permanecer firme e fiel a Ele, mesmo diante dos maiores desafios da vida, como Daniel na cova dos leões, ou Sadraque, Mesaque e Abdenego na fornalha, é não voltar atrás quando confrontado pelos poderes deste mundo. Glorificar a Deus é manter os olhos fixos no alvo apesar das circunstâncias desfavoráveis que nos rodeiam como José que manteve seus sonhos mesmo sofrendo injustiças no Egito. Glorificar a Deus é sofrer como bom soldado de Cristo no cumprimento do chamado, sabendo que o nosso trabalho não é vão no Senhor e que receberemos nossa recompensa em tempo oportuno. Glorificar a Deus é viver uma vida na dependência do Espírito Santo e exercer um ministério no poder e na unção do Senhor recusando-se a viver um ministério carnal centrado na força humana, é dizer como o apóstolo Paulo: “minha mensagem e minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria, mas consistiram em demonstração do Espírito, para que a fé de vocês não se baseasse na sabedoria humana, mas no poder de Deus”. I Coríntios capítulo 2: 4,5. DIGA: EU GLORIFICO A DEUS QUANDO VIVO UMA VIDA NOS DONS DO ESPÍRITO SANTO.