by Pr. José Maurício (Goiânia)
I Samuel 17:10,11 : “Disse mais o filisteu: dai-me um homem, para que nós dois pelejemos. Ouvindo, então, Saul e todo o Israel estas palavras do filisteu, desalentaram-se, e temeram muito.”
Quero considerar dois momentos na vida de Davi. Primeiro antes do embate: um rapaz como outro qualquer, I Samuel 17:1,55; segundo, após o embate: uma lenda viva em Israel até os dias de hoje.
Como isto aconteceu? Como podemos formar uma nova identidade?
Uma nova identidade é formada a partir do momento que o medo é vencido. I Samuel 17:11; Hebreus 11:34. Porque vencer o medo? Temos duas ótimas razões:
1. O medo pode nos destruir antes mesmo de lutar. Veja o caso dos homens de Saul, perderam a briga com Golias antes mesmos de enfrentarem o gigante.
2. O medo pode passar nossa oportunidade para outros. O reino era de Saul, mas Davi assumiu no lugar dele. A partir de Golias uma outra história passou a ser escrita, a história de Davi.
Uma nova identidade é formada quando fazemos dos desafios, grandes oportunidades. I Samuel 17:10. Com a visão celular dentro da IPRB temos um grande desafio ou uma grande oportunidade?
1. Sem desafios não há oportunidades. Sem Golias não haveria Davi.
2. Precisamos decidir se vamos fugir ou ser a solução.
Somente os grandes feitos é que marcam a história. Esse foi o caso de Davi e de todos os que estão na galeria de Hebreus 11.
Desafio e oportunidades andam de mãos dadas o que definirá um ou outro será a nossa atitude. Enquanto muitos se acovardaram Davi criou sua maior oportunidade.
Uma nova identidade é formada quando grandes batalhas se tornam grandes vitórias. I Samuel 10:51.
1. Uma grande batalha – um gigante X um menino – a contradição do óbvio( fé). O normal e humano seria Golias massacrar Davi, todavia o que aconteceu foi exatamente o contrário.
2. Tudo parecia perdido – (risco) Davi lutou e conquistou a maior vitória da sua vida. Davi não lutava contra baratas e gafanhotos, mas com ursos e leões( coragem)
Uma nova identidade é formada quando lutamos com a motivação correta. I Samuel 17:45.
1. Davi definiu o alvo – o alvo não era Golias, mas sim honrar a Deus.
2. Davi usou seus recursos próprios – acreditou em sua experiência e capacidade.
3. Davi transformou uma vitória pessoal em motivação e respeito para todo o Israel. I Samuel 17:52,53.
Concluindo: a parte daí uma nova identidade, um novo Davi se apresentou a Israel. Davi cumpriu o propósito histórico de sua vida a partir daquele desafio.