Saturday, November 24, 2007

RASGAI O VOSSO CORAÇÃO


Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR, vosso Deus, porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal. Joel 2:13


O judeu tinha o costume, em momentos de profunda indignação, tristeza ou desespero, de rasgar as vestes explicitando assim seus sentimentos com relação ao fato que lhe causava emoção.
Em hebraico “rasgar” é “qara” traz a idéia de partir ao meio, dilacerar; e a palavra “coração” é “lebab” que traz o entendimento de homem interior, mente, vontade, coração, alma, inteligência. Com essas informações não fica difícil entender que Deus estava descontente com as demonstrações físicas e visíveis de quebrantamento do povo judeu, porque era só isso, manifestação externa, interiormente eles não haviam mudado nada, era um faz de conta religioso sem efeitos espirituais práticos.
O que Deus quer dizer com “rasgai o vosso coração” é “quebrem, despedacem essa intenção maligna que existe dentro de vocês e voltem-se para mim”. Enfim, Deus está falando de conversão pura e simples, mudança de rumos a partir do coração, de dentro pra fora e não como eles estavam fazendo de fora pra dentro sem haver de fato mudança prática de comportamento. Há um momento que Deus diz: chega, basta de teatralização de uma mudança que nunca acontece, busquem uma mudança espiritual com feramentas espirituais. Oração e jejum é a recomendação do Todo-poderoso para nós que ansiamos mudanças que sozinhos não conseguimos, devemos juntar a tudo isso um quebrantamento generalizado, desde a criança que mama até o sacerdote, isto quer dizer que desde aquele que não tem entendimento por ser criança até o que tem pleno conhecimento do que Deus quer, o sacerdote, devem chorar a mudança que precisamos. " Congregai o povo, santificai a congregação,ajuntai os anciãos, congregai os filhinhos e os que mamam; saia o noivo da sua recâmara, e a noiva, do seu tálamo. Chorem os sacerdotes, ministros do Senhor..." Joel 2:16,17. Nem mesmo a festividade do noivo e da noiva deve estar em evidência até que haja mudança verdadeira em nós como igreja do Senhor que quer e deseja viver o tempo de milagres que Ele profetizou sobre nós.
Tendo em vista as promessas descritas no resto do capítulo 2 de Joel, de restituição, abundância e muito mais seria uma loucura continuar com uma mudança de faz de conta. Que Deus nos leve a uma mudança estrutural, que realmente nos faça “rasgar o coração” , que através da ação do Espírito Santo possamos ser ajudados nessa mudança necessária para que se cumpram os tempos de Deus em nossas vidas, e isso Ele nos garante em Joel 2:28. Deus não somente exige a conversão, mas nos dá a condição de cumprirmos sua exigência através do Espírito Santo que foi sobre nós derramado. Dependa do Espírito Santo para essa mudança meu irmão. Deus abençoe todos vocês.

A ESSÊNCIA DO MILAGRE - Parte II


ATOS 3:1-10

O Lugar de Deus


Continuando o que estávamos falando sobre a essência do milagre é que se há um tempo de Deus há também o lugar onde Deus age e faz o milagre acontecer na vida daqueles que estão necessitados de uma intervenção d’Ele em suas vidas.
É óbvio neste texto que se esse homem necessitado estivesse em outro lugar não teria tido esse encontro com os apóstolos e, portanto não poderia ter experimentado esse milagre. Estar na hora certa e no lugar certo é de suma importância para receber o que precisamos. No verso 2 do capítulo 3 de Atos diz que diariamente esse homem era levado à porta, chamada “Formosa”, do templo; as pessoas que ajudavam esse moço tinham noção do sagrado, levavam-no à porta do templo, que lugar melhor que à porta da casa de Deus poderia existir? É exatamente por essa porta que Pedro e João vão passar, o lugar é de suma importância aqui, não há poder no lugar, mas pessoas que tem poder vão passar por ali. Quantas vezes esse homem estivera à porta do templo e não tinha acontecido nada, mas aquele dia era especial, pois por aquele lugar passariam duas pessoas que tinham e mantinham comunhão com Jesus, o Filho de Deus. Estar ali era decisivo para aquele homem, o lugar e a hora marcariam para sempre sua vida de uma maneira que ele jamais esqueceria.
Hoje em dia muitas pessoas querem os milagres de Deus em suas vidas, todavia não se importam em estar onde Deus quer que elas estejam o lugar melhor para se estar é exatamente por onde passam homens e mulheres que têm e mantêm comunhão com o Filho de Deus, e esse lugar é o “lugar da oração”. Não estou falando apenas de um espaço físico, estar na igreja é ótimo, importante, mas estar lá como turista, sem se envolver com o Deus que é adorado naquele lugar é uma falta de propósito sem tamanho, é como estar com sede á beira de uma fonte e esquecer-se de beber água. A oração tem sido uma disciplina espiritual muito negligenciada e mal entendida pelos cristãos, para muitos ela é apenas um fardo, um peso, para outros uma obrigação, torna-se apenas um exercício da religiosidade, todavia o “lugar secreto da oração” é o lugar onde encontramos as soluções para todos os tipos de mazelas e vicissitudes que nos acometem. A cantora Heloísa Rosa tem uma canção em que ela fala que “há um lugar onde o temor não me enrijece, onde a fé é fortalecida... Esse lugar é no Senhor”, é a mais pura verdade, esse lugar é no Senhor, estar no Senhor é estar em comunhão com Ele, e não tem como estar em comunhão sem oração, digo e repito o lugar da oração é o lugar onde os milagres de Deus acontecem na esfera espiritual e que aqueles que passam diariamente por ali aprendem a traze-los para nossa dimensão física e usufruí-los em suas vidas.
A essência do milagre é estar no lugar onde os milagres acontecem, e isso é mais que estar em um espaço físico, é estar no “lugar secreto da oração” como disse Jesus em Mateus 6:6: “Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.”
Que o Todo-poderoso fortaleça a fé de todos vocês através da oração.

Monday, November 12, 2007

A ESSÊNCIA DO MILAGRE - parte I


ATOS 3:1-10
Tempo de Deus

Esse texto se refere a uma atuação milagrosa feita pelo apóstolo Pedro diante do templo, olhar atentamente para esse e outros milagres nos faz vislumbrar um pouco do que seja a essência de um milagre, vejamos:
Declaradamente há um tempo para as coisas acontecerem em nossas vidas, Eclesiastes 3, especialmente as intervenções milagrosas de Deus. Por exemplo, um milagre só se manifesta se houver uma necessidade, então é preciso que venha esse tempo de necessidade para que o milagre se manifeste. Pedro e João com certeza tinham ido várias vezes à oração no templo, eles tinham essa disciplina espiritual bem enraizada em suas vidas, mas em nenhuma das outras vezes encontraram esse homem necessitado, nem tampouco esse homem havia tido a oportunidade de se dirigir aos apóstolos antes desse dia. O homem coxo de nascença foi levado à porta do templo exatamente na hora da oração, se fosse um minuto mais cedo ou mais tarde não teria tido esse encontro maravilhoso com os apóstolos, tempo é tudo. A coisa mais chata é chegar ao aeroporto e descobrir que seu vôo acabou de sair, ou então chegar ao banco atrasado e encontrar as portas fechadas. Só há portas abertas quando estamos dentro do tempo certo.
Com relação ao tempo temos que estar atentos para a verdade espiritual de que o tempo de Deus não é o nosso tempo e vice e versa. O nosso tempo é linear, explico o nosso tempo só avança, e a cada minuto perdido a nossa oportunidade se esvai, mas com Deus o tempo tem outra conotação, Deus é atemporal, i.e., Ele está além e acima da medida tempo espaço. Quando o profeta traz um recado de Deus para o rei Ezequias, II Reis capítulo 20, lhe é feita a s seguintes opções: como prova de que Deus te ouviu quer que o relógio adiante ou atrase?Ezequias inteligentemente escolheu que Deus fizesse o relógio retroceder, todavia mesmo Deus fazendo o relógio retroceder, a percepção de Ezequias, e isto é um fato também, o tempo continuou tendo efeito de avançar, contrariando o relógio que estava retrocedendo. Ezequias ficou mais velho do mesmo jeito embora o tempo retrocedesse. O mesmo fato se dá com Josué, na batalha contra os amalequitas, Josué capítulo 10, o tempo para, mas os efeitos dele não, o tempo para, mas a conquista de Josué avança. Até parece um paradoxo.
Deus nos faz entender que a oração mexe metafisicamente com o tempo de Deus, Ezequias e Josué nos fazem ver isso, pela oração retrocedeu e fez o tempo parar. Você pode acelerar ou esticar os tempos da promessa de Deus na tua vida depende de como e quanto você ora. Tem crente esticando o tempo de cumprimento da promessa pela falta de oração. Traga para mais perto o tempo do cumprimento profético de Deus para a tua vida através da oração.
Outra coisa importante com relação ao tempo de Deus para seus milagres em minha vida é o coração quebrantado. O salmista diz que a um coração contrito e quebrantado Deus não despreza, Salmo 51:17. Um coração sensível mexe com o coração de Deus e faz com que prontamente Ele se incline para atender ao necessitado, o que faz Deus mover-se mais rapidamente a nosso favor é com certeza um coração quebrantado. Assim como um pai ou uma mãe se move de ternura e se apressa em sair em socorro de um filho que está chorando, Deus, que é maior que pai e mãe, move-se dos céus a favor de seus filhos reduzindo ou mudando os tempos por nossa causa. Em II Reis no capítulo 20, o rei Ezequias recebe uma dura sentença de Deus por parte do profeta Isaías, põe em ordem tua casa porque “certamente” morrerás. Decisão inexorável, todavia Ezequias espera o profeta sair, vira para o canto e chora , quebranta-se em um nível que mexe com os tempos de Deus para a sua vida. Antes mesmo de o profeta Isaías sair do palácio ele volta com um novo recado de Deus para o rei, “Deus mudou os tempos a teu respeito, seus dias aumentaram em quinze anos”.
Um coração contrito e quebrantado mexe com os tempos de Deus em nossas vidas, acelera os tempos de milagres em nossa história. Quer que o tempo da promessa aconteça logo? Então meu irmão comece a desenvolver uma vida de oração em quebrantamento porque certamente Deus se inclinará para te ouvir e encurtar o tempo da promessa para a tua vida.
Que o Todo-poderoso possa olhar para você e começar um tempo de milagres dentro da tua história e com certeza tua vida não será mais a mesma. Deus abençoe a todos.

Thursday, November 08, 2007

QUANDO NÃO FALTA UNÇÃO...


II REIS 4:1-7
“Eliseu lhe perguntou: Que te hei de fazer? Dize-me que é o que tens em casa. Ela respondeu: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite.”

Na vida do crente o que não pode faltar é a unção de Deus, que neste texto é simbolizado pelo óleo.
A mulher deste texto tinha perdido o marido, que havia lhe deixado uma dívida um pouco alta para seus recursos, sendo assim os credores estavam buscando resolver esta dívida levando os filhos para trabalharem como escravos. Esta mulher perdeu o marido, perdeu a condição de se sustentar, estava na iminência de perder os filhos, mas sua resposta diante do profeta suscitava esperança, pois ela diz ao homem de Deus: “eu não tenho nada, a não ser um pouco de azeite...”
Havia uma possibilidade dentro do ponto de vista desta mulher, pois quando não falta o azeite (unção) tudo pode ser resolvido. Na Bíblia o azeite é símbolo da “Unção”, assim como o profeta Eliseu multiplicou o azeite desta mulher devemos pedir a Deus a multiplicação da nossa unção, porque o que não pode faltar em nossa vida é a “unção de Deus”.
Quando não falta a unção os filhos não são engolidos pela escravidão, v.1. As dívidas desta mulher estavam para transformar seus filhos em escravos, na época era o costume para que as dívidas fossem pagas. Pode parecer cruel, mas era o costume. A única coisa que lhe restava era um pouco de azeite. A grande verdade é que sempre se tem um pouco de azeite, sempre existe um pouco de unção na vida do crente, o que não pode acontecer é a unção ficar parada. Unção parada não resolve nada. Quando essa mulher obedeceu ao profeta Eliseu e fez o azeite fluir de seu recipiente para as muitas vasilhas o azeite se multiplicou.
A unção multiplicada impede a escravidão de tomar nossos filhos, pois com a venda do azeite esta mulher pagou a dívida e livrou seus filhos de um destino cruel. Quando você quiser libertação para seus filhos lembre-se, você precisa colocar tua unção em movimento, unção parada não traz libertação.
Quando não falta unção as dívidas são pagas, v.7. O ser humano já nasce com dívidas espirituais por causa do pecado de Adão, e todo pecado é legalidade para o diabo agir. Nós temos dois tipos especiais de dívidas, a dívida espiritual e a emocional. A espiritual já nascemos com ela, mas a emocional adquirimos com o tempo se não resolvemos a nossa história a medida que ela acontece.
Quando existe dívida existe cobrador, e no caso de dívida espiritual o cobrador é o diabo. Quando olhamos para a Bíblia em Gênesis 27:41 observamos Jacó saindo de sua casa com uma enorme dívida emocional com seu irmão Esaú. A única maneira de quitar essa dívida, segundo Esaú, era com a morte de Jacó. Mas na sua caminhada pelo deserto Jacó aprendeu a construir uma ponte entre o céu e ele, através da oração, de maneira que quando está voltando para sua casa luta com um anjo no vau de Jaboque até que receba de Deus, sua benção, sua unção. A unção que Deus derramou sobre Jacó mudou a sentença, pagou a dívida dele com seu irmão Esaú, e o encontro que terminaria em morte acabou em perdão, porque a dívida foi paga com a unção, Gen. 33.
Quando não falta a unção a prosperidade acha causa pra chegar, v. 7. A unção multiplicada pela palavra do profeta na vida desta mulher trouxe, além do pagamento da dívida, sobra de caixa para ela e seus filhos viverem bem com a venda do azeite. Quando a unção entra em operação a prosperidade vem, porque a prosperidade é atraída pela unção de Deus em nossas vidas. A Bíblia diz que nós seremos perseguidos pela prosperidade, Deuteronômio 28.
Até mesmo o castiçal onde era colocado azeite era de ouro puro, a riqueza sempre esteve envolvida com a unção, é só observar a construção do tabernáculo e do templo que veremos como a riqueza se associa com a unção de Deus. Quer ser próspero? Seja ungido pelo Espírito Santo.

O QUE JESUS PENSAVA PARA A SUA EQUIPE


MARCOS 3:13-15
13 ¶ Depois, subiu ao monte e chamou os que ele mesmo quis, e vieram para junto dele.
14 Então, designou doze para estarem com ele e para os enviar a pregar
15 e a exercer a autoridade de expelir demônios.


Assim que começou seu ministério imediatamente Jesus montou uma equipe de trabalho, composta por doze homens das mais diferentes habilidades e temperamentos, que lhe acompanhariam durante todo o seu ministério aqui na terra e que posteriormente dirigiriam a igreja por Ele iniciada.
O objetivo de Jesus ao formar a equipe era para que tivessem comunhão com Ele, v.14. Uma igreja somente será forte se sua liderança tiver a disciplina da comunhão com o líder maior dela, Jesus Cristo; é inadmissível um cristianismo sem Cristo, uma igreja sem relacionamento com seu Deus. A autoridade da igreja é decorrente de sua comunhão com seu fundador maior, Jesus. Hoje muitos cristãos sofrem de um mal chamado “distanciamento espiritual”, e se surpreendem quando não vão bem no seu dia a dia. Lembre-se Jesus levantou discípulos para ter comunhão com Ele.
Um segundo objetivo de Jesus para a sua equipe era que evangelizassem v.14; um discípulo que não prega o evangelho está errando no mais básico dos conceitos de Jesus. O texto de Mateus 28:19 enfatiza que a tarefa maior da igreja é fazer discípulos, e só se faz isso evangelizando. Nada é mais importante do que a missão dada por Jesus à Igreja.
O terceiro objetivo de Jesus era que os discípulos tivessem autoridade no mundo espiritual, v.15. Expulsar demônios fala de autoridade espiritual para libertar os cativos. Toda a guerra da igreja é exatamente essa, arrancar pessoas das trevas e leva-las ao reino de Deus, batalha espiritual contra as trevas é coisa mais importante no cristianismo depois da pregação do Evangelho. Jesus disse que veio para libertar os cativos, essa também deve ser prioridade para a igreja.
Finalizando, devemos entender que pregar o evangelho, bem como expulsar demônios são coisas decorrentes da nossa comunhão com Deus. A comunhão com Deus é o tudo na vida do crente. Sem Jesus não somos nada, com Ele podemos tudo. Amém.