Tuesday, December 25, 2007

FILHO LEGÍTIMO


Gên. 16:1-4
Gên. 21:1-7

Em Gênesis 15 Deus faz promessa a Abraão, dentre essas está a promessa de um filho e de uma descendência tão poderosa que foi comparada às estrelas dos céus e as areias do mar.
As impossibilidades sempre assaltam a fé, que é o elemento essencial para que as promessas se cumpram. Foi isso que aconteceu com Abraão e Sara, a derrota de Deus, segundo eles minou a fé, por essa razão Sara tenta ajudar Deus no cumprimento da sua promessa, mas a verdade é que, toda vez que o ser humano abre mão da fé e tenta ajudar Deus acaba em tragédia; foi assim com a arca, UZÁ tentou ajudar para a arca não cair da carroça, e acabou morrendo por causa disso.
Deus não precisa da nossa ajuda, somente da nossa fé.
Sara oferece Hagar a Abraão e deseja ter um filho, mesmo que seja ilegítimo; todavia a promessa de Deus diz a respeito a um herdeiro legítimo.
Olhando para esta história bíblica vemos algumas coisas interessantes:
1. O filho legítimo é filho da promessa, enquanto que o outro é filho da escrava.
a) ser filho da escrava significa ter uma vida servil, não ter direitos, viver de sombra e não de prioridades.
b) ser filho da promessa implica em dizer que não somos um acidente, um acaso, Deus nos pensou, fomos planejados pra fazer parte da história e ser inserido nela no momento certo.
2. Ser filho legítimo é poder morar em casa enquanto outro cresce no deserto.
a) crescer no deserto fala de uma vida de privações, de poucos recursos, de sofrimentos, crise e faltas, é o que o deserto oferece.
b) enquanto que o filho legítimo cresce no conforto e companhia dos pais tendo a disposição os recursos ilimitados do pai. Tudo quanto o pai tem é do filho legítimo.
3. Ser filho legítimo é ser herdeiro, enquanto o outro vira flecheiro.
a) ser flecheiro fala daquele que se parece com irmão enquanto na verdade é inimigo; ter inveja do sucesso do outro. Ser flecheiro fala de que sempre tenho um argumento a respeito do meu semelhante. Ser flecheiro fala de sempre achar defeito no sucesso do outro.
b) ser herdeiro é a benção do filho legítimo. Ser herdeiro é ter as riquezas do pai; é poder abençoar todos quanto estiverem por perto por causa da abundância que sobrevier.

CONCLUSÃO: Não queira apressar Deus o que resulta disso são filhos bastardos que só atrapalham quando a promessa chega. A promessa é natural para o filho legítimo, faz parte dele.

VOCÊ É FILHO LEGÍTIMO?