I SAMUEL 16:16-28
Muitos estão Vivendo uma vida abaixo daquilo que Deus planejou para eles, têm uma unção de rei, mas vivem como escravos.
PARA QUE A UNÇÃO DE REI ENTRE EM OPERAÇÃO EU TENHO QUE DESTRUIR OS MEUS GIGANTES. Antes de Davi chegar à posição de rei de Israel sua primeira aparição publica foi no confronto com o gigante Golias, antes disso ele era um ilustre desconhecido, mas depois seu nome era cantado em prosas e versos pelas pessoas em Israel.
Ninguém pode assumir sua unção real sem que primeiro tenha vencido os seus gigantes, e cada um de nos sabemos quais os gigantes que aterrorizam nossa alma.
Os nossos gigantes são os mais variados possíveis, pode ser uma limitação, um trauma, um defeito de caráter que precisa ser tratado, um problema familiar, um problema financeiro e etc.… enfim cada um sabe o que lhe atrapalha na caminhada com Deus.
Enquanto eu não vencer meus gigantes serei um ilustre desconhecido. Quem destrói seus gigantes se torna notório, porque uma pessoa que vence suas limitações torna-se exemplo para os demais.
EU PRECISO TER CONSCIENCIA DA UNÇÃO QUE REPOUSA SOBRE MIM. Antes de Samuel, o profeta, ungir Davi ele era uma pessoa comum, mas depois da unção ele começa a ter um comportamento que reflete a sua consciência de que algo lhe foi acrescentado por Deus, por isso ele conta ao rei Saul sua história em I Samuel 17:34-37, Davi feriu e matou um urso e um leão por causa da unção que estava sobre ele. Quem tem consciência da sua unção vence os leões e ursos da vida, quem não tem é devorado por eles.
Jesus disse que derramaria do seu Espírito sobre os que cressem e de fato em Atos 2 Ele cumpriu isso, todavia parece que precisamos de confirmação no dia a dia por causa da nossa falta de fé, ficamos a semelhança de Gideão, (Juízes 6), ora pedimos que o novelo de lã esteja seco outra hora queremos que esteja molhado, tentamos fazer prova com Deus porque não temos consciência da unção que repousa sobre nós.
A Bíblia diz que sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que é galardoador dos que o buscam, Hebreus 11:6
Ter consciência da unção é ter fé que Deus cumpriu Joel 2:28 na minha vida.
Quando Davi vai ao encontro do gigante, ele o faz porque tem plena consciência de que a unção de Deus está operando nele, de outro modo jamais enfrentaria tão grande desafio.
TENHO QUE FAZER DO DESERTO MEU LUGAR DE TREINAMENTO. A unção real e forjada no deserto, Davi passou um bom tempo fugindo de Saul pelos desertos de Israel. Deserto não é lugar de provação do crente, mas lugar de tratamento de caráter. Foi no deserto que Moisés aprendeu a ser líder de excelência nas mãos de Deus, foi no deserto que Jesus venceu satanás, foi no deserto que o povo de Israel foi purificado da idolatria do Egito.
Quem sobrevive ao deserto normalmente torna-se um líder de excelência, porque no deserto aprende-se a administrar recursos em um lugar cheio de limitações, aprende-se a não desperdiçar o que se tem, aprende-se a administrar tempo.
O nosso deserto não é físico, mas é tudo aquilo que nos deixa limitado e sem recursos, pode ser uma limitação familiar, de saúde, etc...
Davi sobreviveu ao deserto e tornou-se rei de Israel, vença o seu deserto e torne-se rei sobre sua própria vida.
O ANTIGO REI TEM QUE MORRER PARA QUE UM NOVO REI SE LEVANTE. Davi sabia que fora ungido para ser rei, todavia havia um rei no trono e não dá pra se ter dois reis, é impossível. O segredo de Davi foi entender que ele somente poderia ser rei se Saul morresse.
Para que Davi assumisse o trono o outro teria que morrer, igualmente em nossa vida para que Jesus assuma o trono do nosso coração temos que tirar dele quem está exercendo autoridade espiritual sobre ele.
Nós temos na Bíblia duas figuras de rei que precisa ser deposto: Faraó que simboliza o próprio Satanás que sem dúvida alguma precisa ser deposto, e Saul que é figura da escolha humana, ou seja, a carne. Depor Satanás o fizemos por causa do sangue de Jesus no dia da nossa conversão, e a partir daí ele não teve mais domínio sobre nós, mas há um outro rei que dificulta de uma forma mais sutil sua deposição, que é a nossa “carne”; como nós temos dificuldades de depor a nossa carnalidade do controle que ela exerce em nossa vida, mas o apóstolo Paulo diz que temos que fazer morrer em nós a natureza carnal herdada de Adão, porque ela é contrária a Deus, ela não quer o governo de Deus sobre nós, todavia a vitória completa só vem se ela morrer. Precisamos, através do Espírito Santo, fazer morrer nossa natureza carnal e entronizar Jesus Cristo em nossos corações.
Somente com um rei morto outro assume o seu lugar, lembre-se disso. Deus te abençoe.