JOSUÉ 7:1-13
O pecado impede a conquista, v.4,10-12. Diante de tamanha vitória sobre a cidade de Jericó não havia necessidade de colocar todo o exército na conquista da cidade de “AI”, por isso Josué enviou apenas três mil homens, afinal era uma pequena cidade. O que Josué, o líder, não sabia era que Acã, um dos soldados, havia pegado uma cunha de ouro e uma capa babilônica na guerra contra Jericó, não seria nada demais, pois era costume repartir os despojos depois da guerra, mas aquela guerra foi especial, Deus havia tornado maldito tudo em Jericó e ordenado expressamente a Josué que ninguém pegasse coisa alguma. Acã desobedeceu e tomou algumas coisas para si, pecado é desobedecer a Deus e não vem ao caso como eu avalio a ordem dada, o que Deus fala deve ser obedecido e não avaliado ou questionado. Toda vez que desobedecemos pecamos e o pecado impede a conquista assim como aconteceu com Israel que não conseguiu subjugar a cidade de “AI” embora ela fosse frágil e pequena.
O pecado nos faz derrotados diante das lutas, v.5,6. Os israelitas sucumbiram diante de uma pequena cidade, além de não conseguirem conquistá-la sofreram uma derrota inimaginável, pois não esperavam tamanha resistência e ferocidade de seus inimigos. A derrota e a morte de trinta e seis soldados diante do inimigo foi conseqüência direta do pecado de Acã, a sua desobediência foi fundamental para que Israel fosse derrotado diante de um tão pequeno e inexpressivo inimigo. Quando cedemos ao pecado fraquejamos diante de pequenas coisas e perdemos batalhas que praticamente estão ganhas, não podemos facilitar com o pecado, pois as derrotas são doloridas e trazem prejuízos não somente para mim, mas para todos os que estão comigo naquela situação, lembremo-nos de Jonas que quase afundou um navio por causa da desobediência.
O pecado traz desânimo e depressão, v.5b. Quando os israelitas souberam do acontecido com seus soldados desanimaram e muito diz o texto. Para quem vinha conquistando tudo, vencendo cidades poderosas e vendo Deus fazer um milagre após o outro aquela derrota significava uma ameaça maior do que os olhos podiam ver. Os inimigos poderiam sentir-se motivados a fazer alianças entre si e vir contra Israel e exterminá-los, assim pensavam eles, e não estavam de todo errados, pois se não resolvessem a questão do pecado no meio deles era isso mesmo que aconteceria. O desânimo e a depressão se instalaram no meio do povo, e nós bem sabemos que quando isso acontece logo vem a murmuração, porque isso é próprio de quem está nessa situação. O desânimo não era apenas pela derrota sofrida, mas pela expectativa do que poderia acontecer por causa daquela derrota; o medo do futuro é um causador de desânimos, principalmente se o presente está dando base para um futuro sombrio e incerto.
O pecado afasta Deus de nós, v.12b. a proposta de Deus é a mais terrível que se possa imaginar: “não estarei no meio de vocês”, o grande Moisés havia dito que o diferencial do povo de Israel era exatamente a presença de Deus no meio deles, agora Deus está dizendo que não vai mais andar com eles, o diferencial deixou de existir, essa é a maior derrota que o pecado impôs para o povo de Israel, a ausência de Deus. Não havendo a presença de Deus não haveria tampouco a terra prometida e a caminhada através do deserto teria sido inútil. O maior problema para quem se compromete com o pecado é que a ausência de Deus estimula a presença de outras forças, a Bíblia diz que se o inimigo achar a casa vazia ele volta trazendo consigo sete outros espíritos mais malignos que ele para ocupar a casa vazia. Cuidado o pecado deixa a casa vazia.
O pecado traz o juízo de Deus sobre o homem, v. 24-25. Acã jamais imaginou que uma capa babilônica e uma cunha de ouro lhe trariam a morte, se soubesse com certeza não pegaria, mas é exatamente esse o laço do pecado, não deixar claro o que acontece logo após você pecar. A Bíblia diz que o salário dom pecado é a morte, Rom.6:23, há juízo de Deus quando se peca, por isso a santidade é o melhor estilo de vida, pois nos afasta do juízo de Deus e nos aproxima de seu coração. O juízo não veio apenas sobre Acã, mas sobre toda a sua família, animais, bens, porque com certeza a família foi conivente com o pecado, do contrário o teriam denunciado a Josué.
CONCLUINDO: A santidade de Deus é o antídoto contra o pecado, pois nos faz aproximar-se do seu coração e nos isenta de juízo. Não pense que o pecado é feito de atos terríveis, muitas vezes é constituído de coisas que achamos que não faz mal nem tem importância, todavia são desobediências declaradas de princípios divinos estabelecidos na Bíblia Sagrada, portanto meus queridos fujam do pecado e procurem uma vida aos pés do Senhor Jesus porque ele é rico em nos perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda a injustiça.