Wednesday, April 18, 2007

COMPLEXO DE GAFANHOTO


TEXTO: Números 13:25-33


O que impediu o povo de Israel de tomar posse da Terra Prometida em um tempo curto não foi os gigantes, foram os pequeninos gafanhotos.
O complexo de gafanhoto nada mais é do que o medo diante dos desafios que a vida de conquista nos propõe. A primeira coisa que Adão disse para Deus foi: “eu estava com medo”, o temor é uma semente que satanás tenta colocar dentro de nós para nos destruir e também impedir as nossas conquistas.
Davi foi um homem que conseguiu livrar-se dos medos...Tornou-se um gigante. Sl. 34:4. venceu todas as suas batalhas, foi destemido, adquiriu coragem pelo Espírito de Deus.

I – ENTENDENDO O COMPLEXO DE GAFANHOTO.V.33
· Inseto pertencente à ordem dos grilos. Os gafanhotos se alimentam de folhas; eles aparecem em bandos (nuvens) e acabam com as plantações {#Jl 1.4; 2.1-11}. Algumas espécies eram usadas como alimento {#Mt 3.4} e outras eram proibidas {#Lv 11.22}.
· Gafanhoto é algo frágil que qualquer um pode pisar,
· Se uma falsa imagem penetra o nosso coração, com ela entra o medo e aí surge o complexo de gafanhoto.
· Prov. 23:7 diz: “como o homem se vê assim ele é...”
· Num. 13:33- o relatório da derrota é causado pelo complexo de gafanhoto.
· No deserto os gafanhotos serviam de comida para os israelitas, Lev.11:21-22. Os espias quando se decifraram gafanhotos, estavam dizendo: seremos comidos ou devorados...Que tremenda falta de identidade, que auto-imagem mais pobre...Não basta ser israelita é preciso ter fé, não podemos abrir mão do que somos em Deus.

II-GAFANHOTOS ESTÃO SEMPRE RELACIONADOS COM O MEDO.

· Medo é crer ao contrário, é um atestado de derrota.
· Para muitos de nós as coisas são muito difíceis e muito grandes para a nossa capacidade, então começamos a pensar que somos gafanhotos.
· Desde o Éden o diabo procura inseminar em nossa alma uma semente de medo, e ela fica ali incubada, e diante do primeiro desafio ela se manifesta e ficamos escravizados, cansamos sem necessidade, ficamos enfadados estressados....
· Nos esquecemos da palavra de Deus, ficamos oprimidos...Olhando apenas o tamanho das ondas. E a Palavra de Deus onde fica. No evangelho de Mateus 14:22-25 temos um relato interessante...A tempestade vem, mas Jesus sempre chega antes da hora fatal.
· Daniel não foi impedido de ir à cova dos leões, mas foi impedido de ser comido...A coragem de Daniel foi seu escudo...Seus companheiros desafiaram um rei enfurecido que quis matá-los, Deus não os livrou da fornalha, mas refrigerou o fogo. A ausência de medo coloca ar condicionado na fornalha. Dn. 3:27
· Se o medo os assaltasse seriam torrados.
· Até mesmo o impetuoso Pedro foi assaltado pelo medo quando andou sobre o mar. “e tendo medo começou a afundar...”
· Sempre que o medo nos assalta começamos a afundar no nosso ministério, começamos a desacreditar de Deus.
· Gideão é outro que tinha uma péssima imagem de si mesmo, Jz.6:12-15. Deus teve que arrancar o medo daquele coração para poder usá-lo. Uma vez liberto Gideão se transformou num valente. Em Jz. 7:12 Deus mostra pra Gideão que gafanhotos são os nossos inimigos. Gafanhotos são medrosos e pulam sempre porque tudo é maior que eles.
· Os israelitas não conseguiam tirar os gigantes da cabeça, podiam dizer: “ quanto maior o gigante, mais fácil será acertá-lo”.

III- DEUS VAI NOS RESTITUIR OS ANOS CONSUMIDOS PELO GAFANHOTO. Joel 2:25
· Até hoje o medo tem sido o nosso adversário, mas hoje é dia de libertação, do destemor e do desassombro. Amém.
· Alguns crentes dizem: se eu tivesse mais talento, mais preparo, mais dinheiro...faria isso ou aquilo.... isso é complexo de gafanhoto. Quem assim se expressa precisa urgentemente de libertação.
· Você pode todas as coisas, pois Deus te fortalece! Em Deus faremos proezas!
· Quem afastou os israelitas da terra prometida não foram os gigantes, mas foram os grilos. Se olharmos para nós, jamais tomaremos posse de alguma coisa. É preciso fixar os olhos em Deus.
· Quem afastou os Israelitas da terra prometida não foram os gigantes mas foram os grilos Se olharmos para nós, jamais tomaremos posse de coisa alguma. È preciso fixar os olhos em Deus
· Supere em sua mente a imagem de grilo.Ouça Deus dizer: Dt31:06, Josué 10:25, I Cor.22:12, At.23:11 – Comece a dizer: Sou um gigante! Em Cristo – sabe o que João Batista fazia com os gafanhotos? Ele só comia. Ele os destruía Marcos01:06. Temos de destruir nossos medos ou gafanhotos. Então o que Deus quer que você faça com seus medos? Destrua-os. Na bíblia há um homem totalmente sem medo. Daniel. Ele tinha uma imagem de gigante. No cap.01:08 vemos que aquele jovem tinha um propósito definido na vida. Jamais seria vencido ou derrotado... As circunstâncias jamais poderiam mudá-lo... Daniel propôs: eu não vou mudar. Meu nome é Daniel – Você deve propor hoje em seu coração o que você é. Depois não importa o que digam ou façam. Daniel sempre decidiu confiar em Deus.O que poderia acontecer? Nada. Poderão vir desafios, mas jamais seremos derrotados pelo adversário.Ouça a Deus e não ouça ao diabo.Então porque as provações?
· Deus simplesmente quer provar para todos que ele está conosco. O que gerou coragem no coração de Daniel foi sua vida de oração. Não orava somente nos momentos de apuro, tinha um padrão de oração.Crentes que só oram e lêem a bíblia de vez em quando não farão nenhum ministério de importância. Não serão líderes de nada.

Só Deus faz gigantes verdadeiros e cheios de poder.Amém?

Somente os que oram são ousados. Dificilmente alguém se levanta tímido depois de orar fervorosamente. “Tendo eles orado, tremeu lugar...”.
Vamos estimular-nos por aqueles que estão produzindo muitos frutos e não por aqueles que estão desanimados. Exemplos de Paulo: Ef. 06:18,19
Em Filipos Paulo e Silas foram profundamente maltratados, mas leiam: I Tess. 02:02 - Qual foi o comportamento deles.


Comece a ENERGIZAR A SUA FÉ PELA ORAÇÃO CONTINUA – AMÉM?

Adaptado de Ap. Sinomar