GÊNESIS 28:10-22
Toda promessa de benção é divina, não há na esfera humana qualquer promessa que acalente o coração e traga vitória para o homem. Nesta história de Jacó a única promessa que ele recebe de seu irmão é de morte, “... Passou Esaú a odiar a Jacó por causa da bênção, com que seu pai o tinha abençoado; e disse consigo: Vêm próximos os dias de luto por meu pai; então, matarei a Jacó, meu irmão.” Gen.27:41. A caminhada de Jacó foi na verdade uma fuga de um problema no seu passado, na maioria das vezes os nossos problemas são saldo de um passado não resolvido.
Nessa jornada chega um momento que Jacó, cansado, deita e tem a terra por colchão e as estrelas por cobertor e faz de uma pedra o seu travesseiro. A pedra que Jacó usou como travesseiro é simbólica de Jesus Cristo, porque a Bíblia diz no N.T. que Ele é a pedra angular, que os edificadores rejeitaram , mas que foi eleita como a principal, I Pedro 2:7; podemos passar o deserto que for, mas se Jesus for a pedra sobre a qual descansamos tudo muda na nossa história. Descansar sobre a pedra é descansar sobre Jesus, enquanto Jacó descansou sobre a pedra, que simbolizava Jesus, os céus se abriram; os céus só se abrem no meio da luta quando eu descanso em Jesus.
Quando os céus se abriram para Jacó aconteceram duas coisas imediatas: 1) Foi estabelecida uma comunhão com o mundo espiritual, Gen. 28:12. Quando o texto fala de uma escada, fala de acesso, e quando apresenta anjos subindo e descendo fala de mundo espiritual; 2) Foi feita uma promessa, Gen. 28:13-15. Deus transforma em benção pessoal uma promessa feita a Abraão e Isaque.
A resposta de Jacó a visão que Deus deu a ele foi uma aliança feita naquele lugar tendo a pedra como testemunha, não perca de vista que a pedra é Jesus. Depois da aliança Jacó chegou a Harã e encontrou um poço de águas, poço fala de solução das necessidades acumuladas durante a jornada; o pó da estrada fica apegado ao pé do viajante, a sede é conseqüência de se andar no deserto, para ambas as necessidades o poço é a resposta, mas só há poço se houver aliança com Deus, não haverá soluções para os problemas da caminhada se eu não estabelecer uma aliança com o meu Deus. A Aliança de Jacó não foi estabelecida com coisas virtuais ou etéreas, mas palpáveis, Jacó fala que será fiel a Deus em toda a sua vida, e isso é algo prático, não religioso e imaterial. Toda aliança tem que ter bases Bíblicas e práticas. O meu deserto só acaba quando eu entro em aliança com Deus.
Deixe Deus falar contigo hoje. Na jornada que você está fazendo são necessárias as mesmas experiências e reações às manifestações de Deus. Se o céu tem sido tua única coberta e o deserto lugar de tua caminhada, lembre-se “o teu descanso é a Pedra, Jesus”, durma sobre ela, descanse nela, porque se tiver deserto sempre haverá uma pedra para você descansar, essa pedra é Jesus, se não faltar Jesus em tua vida, o resto é acessório. Você pode viver sem muitas coisas nesta vida, só não pode viver sem Jesus.
Jesus Cristo é a pedra, o sonho, a aliança e o poço que traz soluções para tua história.