ÊXODO 3:1-10
O ponto alto da religião é quando Deus fala com aquele que o serve e o adora, na história humana e em todas as religiões este é o anseio do ser humano. O texto acima citado traz um diálogo entre Deus e Moisés, mas mais que a conversa o importante é notar os princípios que facilitam essa comunicação.
A pergunta que fica neste texto é: quando Deus fala?
Quando descubro minha identidade, Êxodo 2:11. Moisés foi criado pela filha de Faraó como se fosse seu filho legítimo, embora tivesse nascido de uma família judia. Depois de ter sido tirado das águas pela princesa ele foi adotado e cresceu com todos os privilégios de um príncipe, mas há um momento na vida de Moisés que ele descobre quem ele é, qual é a sua origem, então tudo fica muito claro pra ele . As decisões ficam fáceis de serem tomadas, pois não há mais dúvidas de quem ele é. Deus só pode falar conosco quando, à semelhança de Moisés descobrirmos quem somos no mundo espiritual, e em João 1:12 a dúvida desaparece, somos Filhos de Deus, é isso que precisamos crer, é essa a afirmação da Palavra de Deus.
Quando eu saio do Egito, Êxodo 2:15. Depois de fazer justiça a seu modo, Moisés descobre que o assassinato do Egípcio que maltratava um judeu fora descoberto por Faraó, com certeza ele seria preso e condenado, por isso Moisés foge. Escapa do Egito para viver no deserto. É importante notar que enquanto Moisés morou no Egito Deus não falou com ele, mas quando ele se liberta e vai para o deserto pode ouvir a voz de Deus. O deserto nos torna sensível a Deus, enquanto que a suficiência do Egito me afasta da voz do Senhor. Não precisamos temer o deserto, pois lá tem fogo, tem nuvem de glória, tem maná, tem água que sai da rocha, tem provisão, enquanto no Egito só tem escravidão.
Quando eu me volto para Deus, Êxodo 3:3, 4. Quando Moisés vê a sarça ardendo mas não se consumindo, volta-se imediatamente para ver mais de perto o sobrenatural que estava acontecendo. O rebanho, o deserto, o trabalho que lhe dava sustento, enfim toda a sua vida perde a importância diante desta visão maravilhosa, e quando ele se aproxima , percebe que é mais que uma sarça, é Deus no meio da sarça, e começa a falar com ele. Eu preciso me voltar para Deus para que Ele fale comigo, todas as demais coisas devem ficar em segundo plano, o mais importante é voltar-se para Deus.
Quando Deus fala com o ser humano, sempre lhe comunica a revelação de atitudes que trazem intimidade com Ele. A primeira coisa que Deus fala é sobre quem Ele é, Êxodo 3:6. Eu sou o Deus de teus pais, sim, mas quem é o Deus de meus pais? Aqui é que a revelação de Deus se torna importantíssima para nós. Ele diz “Eu sou o Deus de Abraão, I.É, o Deus da promessa; o Deus de Isaque, Deus que cumpre promessa, e o Deus de Jacó, Deus que transforma.
A segunda coisa que Deus fala é o modo de se aproximar d’Ele, Êxodo 3:5. Quando Ele diz: “tira as sandálias de teus pés”, Ele está dizendo para deixarmos a sujeira do nosso caminhar antes de nos aproximarmos de sua presença. Sem a santificação ninguém verá o Senhor. A vida santa é pré-requisito para se ter intimidade com Deus.
Em terceiro lugar Deus revela que eu preciso me submeter a Ele, Êxodo 3:5. Andar descalço era para escravos. Deus quer ser nosso pastor, mas antes Ele tem que ser Senhor. Quando Ele não tem domínio sobre nós dificilmente conheceremos o seu pastoreio de provisão e abundância.
Em quarto lugar Deus fala a respeito de nossa missão. Êxodo 3:10. Deus diz para Moisés: “volta para o Egito e tira de lá os meus filhos”. Como um livre Moisés tinha respaldo para libertar o povo da escravidão do Egito. Só um livre pode tirar outros da escravidão. Esta é a nossa tarefa tirar o povo de Deus das mãos do Diabo, do Mundo, enfim do Egito que representa tudo isso.
Concluindo : Deus fala, mas quando Ele fala nos traz revelações de quem Ele é, de como nos aproximarmos d’Ele e de nossa missão. Por isso ouça o que o Espírito está falando com você através dessa palavra.