João 8:31-32 Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos;
e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
INTRO.: A Libertação é um anseio de todo aquele que está escravizado ou oprimido por algo, alguém ou alguma coisa. Devemos saber porém, que o processo de libertação se dá em quatro níveis diferentes.
A libertação espiritual se dá pelo processo Bíblico de exorcismo; a libertação da alma se dá pela limpeza da alma, processo esse que o apóstolo Paulo traduz como “transformai-vos pela renovação da vossa mente” Rom. 12:2; a libertação física se dá pelo exercício da disciplina I Cor. 9:27; a libertação religiosa contudo se dá pelo conhecimento dos princípios contidos na Palavra de Deus, cujo texto antes lido deixa bem claro essa verdade para o nosso espírito.
I - TODA A BÍBLIA É UMA FONTE DE PRINCÍPIOS INSPIRADOS POR DEUS
2 Timóteo 3:16 Toda a Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;
A Bíblia é um livro constituído por Deus como todo suficiente para nos trazer informações que vão disciplinar nosso modo de viver aqui na terra.
II - O EXAME CUIDADOSO DA BÍBLIA NOS REVELAM OS PRINCÍPIOS DE DEUS
João 5:39 Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam.
A vida cristã está contida na Palavra de Deus, a orientação divina é o exame das Escrituras não uma lida descompromissada.
III – PRINCÍPIOS DESCOBERTOS DEVEM SER PRINCÍPIOS PRATICADOS
Mat. 7:24-27 Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha:
E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.
E aquele que ouve estas minhas palavras, e as não cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia.
E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.
Viver através dos princípios da Palavra de Deus nos faz firmes e vencedores mesmo diante das lutas e dificuldades que possam nos assolar.
IV – Princípios que trazem libertação para:
Relacionamentos - Conteúdo e nível de conversa -1 Coríntios 15:33 Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes. Romanos 12:18 Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.
Casamento - Amor - Efésios 5:25 Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,. Colossenses 3:19 Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não vos irriteis contra elas.
Finanças -Fidelidade - 2 Crônicas 19:9 E deu-lhes ordem, dizendo: Assim andai no temor do Senhor com fidelidade, e com coração inteiro. Oséias 2:20 E desposar-te-ei comigo em fidelidade, e conhecerás ao Senhor.