Tuesday, February 19, 2008

O QUE É NECESSÁRIO PARA QUE EU SEJA UM PROJETO DE SUCESSO?


TEXTO: Gênesis 12:1-3


Deus é um Deus de sucesso e não faz projetos pensando no fracasso ou sequer na possibilidade dele. Quando eu e você fomos planejados por Deus, tinha um motivo, uma missão. Deus não faz nada sem propósito.
O propósito de Deus é que tenhamos sucesso naquilo que Ele planejou para nós, portanto entenda isso: “enquanto você estiver no centro da vontade de Deus, não há possibilidade de fracasso”. Eu preciso de alguns requisitos para ser um projeto de sucesso nas mãos de Deus. preciso ter:

UMA VISÃO. (v.1)
Você pode até ter alvos e metas mas sem uma visão clara do que quer jamais chegará lá.
Meta é saber onde eu quero chegar, Visão é saber como chegar.
Nesse texto de gênesis Deus nos mostra algumas coisas e a primeira delas é que uma visão é maior do que uma cultura, “... sai da tua terra...” Gen. 12:1ª, a cultura não deve atrapalhar a visão que Deus nos dá porque a visão diz respeito até aos confins da terra.
A segunda coisa é que uma visão é maior do que o parentesco e laços sanguíneos, “... do meio dos seus parentes e da casa de teu pai...” Gen. 12:1b, toda família tem grandes projetos para seus filhos, mas o projeto de Deus é maior que tudo em nossas vidas, a visão de Deus é a redenção do ser humano.
Uma visão se apóia estritamente na fé, eu creio que aquilo que vejo vai acontecer na minha história.

UMA PROMESSA. (V.2)
Uma promessa só é válida se o que promete tem poder para cumprir o que prometeu, do contrário são apenas palavras jogadas ao vento. Deus se interpõe como garantia de sua palavra, Ele é a certeza de que a promessa não é vazia.
A promessa de Deus se divide em três alcançando todo o anseio humano. Primeiro Deus faz uma promessa de grandeza, “... farei de você um grande povo, e o abençoarei...” Gen. 12:2ª. Deus não pensa pequeno, tudo o que Ele faz é grandioso.
Segundo Ele faz uma promessa de sucesso, “... tornarei famoso o teu nome,....” Gen.12:2b. De alguma forma todo ser humano quer ser importante e Deus satisfaz isso com sua promessa.
Terceiro, ele faz uma promessa espiritual, “... e você será uma benção...” Gen. 12:2c. O projeto de Deus é ter sucesso no espírito por isso Ele não deixa de fora a promessa que alcança o mais íntimo do ser humano.
Não tem como ser um projeto de sucesso sem essa tríplice promessa.

UMA RESPONSABILIDADE. (V.3)
Todo grande projeto traz grandes implicações, grandes responsabilidades. Não há como querer fazer parte de algo grandioso se formos pequenos na responsabilidade.
Há grandes riscos em grandes projetos, pode dar tudo muito certo, mas podem acontecer situações que não gostamos por isso ter responsabilidade pelo projeto a nós confiado é de suma importância para se ter sucesso.
Deus investiu a vida de seu filho nesse projeto e o mínimo que Ele espera é que sejamos responsáveis diante de tão grande investimento. Abraão entendeu isso no momento que foi convidado a sacrificar seu filho, quem não sacrifica seu “Isaque” não tem como ter sucesso no seu projeto.
Deus diz a Abraão: “em ti serão benditas todas as famílias da terra.” Isso implica em dizer que projeto de sucesso objetiva abençoar pessoas, se o que eu faço não está abençoando ninguém devo rever meu projeto, será que é um sucesso?
Um projeto que só traz benefício para o seu executor é egoísta, só traz maldição, para ser benção tem que abençoar outros.
A responsabilidade de abençoar outros é o mais característico de um projeto de sucesso, foi isso que Deus disse a Abraão: “... em ti serão benditas todas as famílias da terra..”


O TEU PROJETO É UM SUCESSO? VOCÊ É UM SUCESSO?

Wednesday, February 13, 2008

UMA CASA SEM SACERDÓCIO


Texto: Juízes 17:1-13

A família moderna não compreende mais o que é sacerdócio familiar, os papéis estão em uma ordem aleatória, ninguém sabe mais quem é a referência, pois de tempos em tempos a mídia valoriza em excesso o papel de um dos integrantes. Cabe a nós buscarmos na Bíblia Sagrada os referenciais antigos, que apesar do tempo não perderam sua importância e sua verdade. As conseqüências de uma família sem sacerdote são muito nefastos, vejamos a seguir.
Uma Família sem sacerdócio é lugar onde a maldição tem legalidade para ficar. (v.2). O texto lido traz a história de uma família que perdeu seus referenciais. Aqui co capítulo 17 diz que essa mulher, por causa de um problema em sua família, amaldiçoava sua casa porque uma quantia em dinheiro havia sumido. A Bíblia diz que a maldição sem causa não prospera, (Provérbios 26:12), mas se uma pessoa dentro da família abre a boca para pronunciar maldições, então ela tem legalidade para entrar, o problema fica mais grave ainda se entendermos o conceito de Jesus que diz: “ a boca fala do que está cheio o coração”, ( Lucas 6:45). Quando não há sacerdócio definido dentro de uma casa cada um faz o que bem entende no seu coração sem se importar nas conseqüências que isso possa trazer, (Juízes 17:6).
Uma família sem sacerdócio perde a referência de Deus. (v.4,5). Embora sendo judeus, tendo conhecimento de que JEOVÁ era Deus único, ainda assim fabricam ídolos e fazem uma casa de deuses para adorarem, substituindo assim o verdadeiro Deus. O sacerdócio dentro do lar é ilustrativo do Sacerdócio Divino, quando o sacerdócio familiar fica confuso a idolatria tem legalidade para entrar e sempre entra, transformando a casa em morada de demônios, pois que ídolos nada mais são do que simbologias que o inimigo usa para destilar suas maldiçôes. A ordem de Deus para os Judeus era: “ não fará para ti imagens de esculturas, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.” Êxodo 20:4. a idolatria é maldição, a falta do sacerdócio seguro no lar leva a isso.
Uma família sem sacerdócio perde a referência de autoridade. (v.5). os papéis dentro de casa ficam confusos quando se perde o sacerdócio, não há uma ordem clara das atribuições e o resultado é muita confusão familiar. Esta família em especial vive essa confusão, pois tem uma mãe que amaldiçoa, um filho que perdeu a referência de Deus e constrói ídolos para si e ainda coloca o filho no lugar do pai como sacerdote da casa; tem como imaginar mais confusão do que isso no âmbito de autoridade no lar? O que se espera de uma família cujo sacerdócio está na mão do filho e não na do pai?

Concluindo: a falta de sacerdócio Bíblico abre portas para a maldição e todas as consequências nefastas que ela traz, por isso a Palavra de Deus é segura e traz ordem no caos moderno que se tornou a família. são conceitos antigos? Sim, mas atuais em sua forma e consequência, volte para a Bíblia Sagrada e veja o tipo de sacerdócio que Deus tem pra voce.