Wednesday, February 13, 2008

UMA CASA SEM SACERDÓCIO


Texto: Juízes 17:1-13

A família moderna não compreende mais o que é sacerdócio familiar, os papéis estão em uma ordem aleatória, ninguém sabe mais quem é a referência, pois de tempos em tempos a mídia valoriza em excesso o papel de um dos integrantes. Cabe a nós buscarmos na Bíblia Sagrada os referenciais antigos, que apesar do tempo não perderam sua importância e sua verdade. As conseqüências de uma família sem sacerdote são muito nefastos, vejamos a seguir.
Uma Família sem sacerdócio é lugar onde a maldição tem legalidade para ficar. (v.2). O texto lido traz a história de uma família que perdeu seus referenciais. Aqui co capítulo 17 diz que essa mulher, por causa de um problema em sua família, amaldiçoava sua casa porque uma quantia em dinheiro havia sumido. A Bíblia diz que a maldição sem causa não prospera, (Provérbios 26:12), mas se uma pessoa dentro da família abre a boca para pronunciar maldições, então ela tem legalidade para entrar, o problema fica mais grave ainda se entendermos o conceito de Jesus que diz: “ a boca fala do que está cheio o coração”, ( Lucas 6:45). Quando não há sacerdócio definido dentro de uma casa cada um faz o que bem entende no seu coração sem se importar nas conseqüências que isso possa trazer, (Juízes 17:6).
Uma família sem sacerdócio perde a referência de Deus. (v.4,5). Embora sendo judeus, tendo conhecimento de que JEOVÁ era Deus único, ainda assim fabricam ídolos e fazem uma casa de deuses para adorarem, substituindo assim o verdadeiro Deus. O sacerdócio dentro do lar é ilustrativo do Sacerdócio Divino, quando o sacerdócio familiar fica confuso a idolatria tem legalidade para entrar e sempre entra, transformando a casa em morada de demônios, pois que ídolos nada mais são do que simbologias que o inimigo usa para destilar suas maldiçôes. A ordem de Deus para os Judeus era: “ não fará para ti imagens de esculturas, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.” Êxodo 20:4. a idolatria é maldição, a falta do sacerdócio seguro no lar leva a isso.
Uma família sem sacerdócio perde a referência de autoridade. (v.5). os papéis dentro de casa ficam confusos quando se perde o sacerdócio, não há uma ordem clara das atribuições e o resultado é muita confusão familiar. Esta família em especial vive essa confusão, pois tem uma mãe que amaldiçoa, um filho que perdeu a referência de Deus e constrói ídolos para si e ainda coloca o filho no lugar do pai como sacerdote da casa; tem como imaginar mais confusão do que isso no âmbito de autoridade no lar? O que se espera de uma família cujo sacerdócio está na mão do filho e não na do pai?

Concluindo: a falta de sacerdócio Bíblico abre portas para a maldição e todas as consequências nefastas que ela traz, por isso a Palavra de Deus é segura e traz ordem no caos moderno que se tornou a família. são conceitos antigos? Sim, mas atuais em sua forma e consequência, volte para a Bíblia Sagrada e veja o tipo de sacerdócio que Deus tem pra voce.