Thursday, January 31, 2008

APÓSTOLO RENÊ TERRANOVA E PASTOR SILAS MALAFAIA FARÃO CONGRESSO JUNTOS EM BRASÍLIA



Em primeira mão para o site do MIR, o Apóstolo Terra Nova dá entrevista sobre seu encontro com o Pastor Silas Malafaia. Resultado de jejum e oração, esse encontro é um marco para uma mudança no Brasil, em 2008, e prova que Deus começou a mover os céus da Nação. Durante a conversa, falaram sobre assuntos como vida pessoal, Visão Celular e diferenças ministeriais, acertaram pendências e provaram, mais uma vez, que Jesus Cristo sempre prevalece
Redação MIR Apóstolo Terra Nova, quem intermediou o seu encontro com o Pastor Silas Malafaia?
Ap. Terra Nova Existe um homem de grande influência na Flórida, chamado Gidalt Alencar, que inclusive foi o tradutor de Morris Cerullo em Maio de 2007 no MIR. O Pastor Gidalt é Presidente da Ordem dos Pastores na Flórida e pastoreia uma igreja em Boca Raton. Há algum tempo ele vinha trabalhando comigo a questão de termos esse encontro e achei oportuno que fosse na Flórida durante nosso tempo de férias.
Redação MIR Qual foi a sua impressão pessoal do Pastor Silas?
Ap. Terra Nova Fui surpreendido! Pensei encontrar um homem duro, difícil, gabozo e mal humorado, a imagem da televisão e da leitura pessoal. Pensei que ele fosse um indivíduo com dificuldade de estender a mão para ministrar a paz do Senhor. Também cogitei a possibilidade de uma reunião conflitante... Porém encontrei um homem “manso”, para o nível daquilo que eu esperava, tranqüilo, muito solícito, aberto, convicto, risonho, hilário. Enfim, eu me surpreendi, e como gosto de pessoas inteligentes, gostei de como o encontro foi conduzido. O Pastor Gidalt é uma pessoa descontraída e me ajudou muito a dar informalidade ao encontro. Isso fez com que nos apresentássemos desarmados e deixou um saldo muito positivo deste encontro.
Redação MIR Houve resistência em alguma das partes, quando convidados?
Ap. Terra Nova Não. Já estávamos amadurecidos com a idéia e foi julgado por ambos que chegara o tempo. Mas confesso que em outro tempo não seria tão relevante e aproveitador, com satisfatório resultado como nesta época.
Redação MIR O senhor mencionou em uma reunião que esse encontro foi exatamente como sonhava que fosse. Então já tinha planos para uma possível aproximação?
Ap. Terra Nova Eu estava preparado para uma conversa. Isso era inevitável, teria que acontecer até mesmo pela velocidade das conquistas que a Visão vem logrando por este tempo. Foram ensaiados muitos encontros desde 2000, e outros líderes chegaram a projetar esses encontros em cafés da manhã, almoços, jantares, e nunca deu certo, porque não era o tempo de Deus! Coincidiu de estarmos juntos em hotéis, aeroportos e aeronaves; estivemos juntos, mas nunca nos encontramos, mas era inevitável que um dia teríamos que sentar para resolvermos questões de relacionamento entre a Visão, e outros segmentos evangélicos, teologicamente falando.
Redação MIR Vocês farão um Congresso juntos em Brasília no mês de Julho de 2008. Quais são suas expectativas?
Ap. Terra Nova Eu sou muito resolvido, tenho um coração muito crédulo e sei que teremos dois públicos em Brasília, um de apaixonados e outro de curiosos. Espero deixar em Brasília um legado, os apaixonados curiosos, e os curiosos apaixonados, porém ambos com um só sentimento: Jesus Cristo prevaleceu e o Reino de Deus ganhou muito com isso.
Redação MIR Ambos são cientes que isso gerará uma polêmica na Nação? Como pretendem lidar com isso?
Ap. Terra Nova Existe uma diferença de entendimento na mente do líder e do liderado. Os líderes são mais velozes para entender as coisas. Os liderados que tiverem um líder bem preparado não sofrerão dificuldades de absorção, pois no final o Reino é quem ganha com isso. Temos que celebrar na maturidade e confiança que estamos consolidados. Vamos apascentar os que desejam ser apascentados e vamos compreender os que não aceitam essa unidade. Para mim, as coisas simples são para os simples e as complicadas para os complicados. Como sou uma pessoa simples, recebo tudo com naturalidade.
Redação MIR O Pastor Silas Malafaia sempre deixou bem claro que é contra a forma que a Visão trabalha. Como vocês trabalharão juntos sendo de doutrinas distintas?
Ap. Terra Nova Existe algo na vida de um líder chamado maturidade para relacionamento. Nas nossas diferenças nos completamos. A proposta do Reino não é para os iguais, mas sim para os diferentes; e podemos ser diferentes na nossa proposta de ministério, mas somos iguais no propósito central: levar Jesus às multidões. É fácil conviver com os iguais, mas mostramos que somos maduros quando convivemos com as diferenças e temos habilidades para gerenciá-las. Quando encontramos as pessoas diferentes, é um bom sinal porque ali está o desafio da nossa humildade para aprendermos uns com os outros. Na vida, se alguém quer tirar lucro da situação, tem que aprender a andar com a diferença, caso contrário, seremos cúmplices da mesmice e vítimas da mediocridade.
Redação MIR Houve, em algum momento, acerto de pendências entre ambas as partes?
Ap. Terra Nova Falamos sobre 3 coisas: 1. Família, nos apresentando, tudo informalmente... 2. Falamos sobre o cenário eclesiológico nacional e a crise da Igreja.3. Conversamos sobre idéias e, dentre esses assuntos, inteligentemente, falamos sobre tudo que estava pendente. No final, oramos, pedimos perdão a Deus por aquilo que ferimos a santidade dEle inconscientemente e deixamos em aberto a pauta para outros e outros encontros com a mesma saúde deste.
Redação MIR Qual a sua conclusão deste encontro?
Ap. Terra Nova No dia 19 de Abril de 2000, fiz uma oração em público, em Porto Seguro, quando o assunto polêmico sobre a Visão fervilhava nos arraiais da Nação. Claro que o meu temperamento domado ajudou muito a evitar uma colisão e eu orei com mais de 5000 líderes naquele dia, e pedi a Deus uma mudança radical daquela fala e daquele sentimento que estava sendo lançado sobre nós, e o Brasil é testemunha que eu pedi a aproximação de Silas na Visão. Ora, eu sou representante da Visão, eu sou um dos líderes principais da Visão no Brasil, e, justamente em 2008, quando sinalizamos todos os cumprimentos da nossa profecia, Deus provoca este encontro. O mundo espiritual é extremamente organizado e tudo ao tempo do Senhor é formoso e perfeito. Acredito que fechou um ciclo e abriu-se um novo, e este tempo novo só vai saber ler quem se deixou ser alfabetizado para este novo momento.

Saturday, January 05, 2008

CONSTRUINDO UM TEMPLO PARA DEUS


IReis 5:1-7

O coração do rei Davi sempre esteve em fazer para Deus algo que fosse significativo, por isso em todas as coisas que fez colocou o coração. Depois de ter vencido suas batalhas intentou construir um templo para Deus, mas foi impedido e recebeu a promessa de que o filho que lhe sucederia no trono, esse sim, construiria um templo para Deus.
Com esse texto entendemos que ter sucesso como Salomão teve está intrinsecamente atrelado a construir um lugar onde Deus possa habitar, e como Deus não habita em templo feito por mãos humanas entendemos que ele está falando do nosso corpo como lugar de sua habitação.
A primeira coisa que observamos é que aquele que está em guerra não consegue construir um templo para Deus. Verso 3 “Bem sabes que Davi, meu pai, não pôde edificar uma casa ao nome do SENHOR, seu Deus, por causa das guerras com que o envolveram os seus inimigos...”
Davi até que tinha um imenso desejo de construir o templo, mas a advertência de Deus é clara, Davi foi um homem de guerras. Quem está em guerra está preocupado em defender os seus valores, suas fronteiras; não pode deixar o inimigo entrar nos seus territórios, portanto está tomado de preocupações que lhe tomam as forças. Não dá para construir em tempos de guerra, a preocupação é em não deixar o inimigo destruir, se você estiver em guerra não terá como construir um lugar para Deus no seu coração. É preciso sair da guerra através da fé no que Jesus fez no calvário vencendo todas as nossas guerras por nós.
A segunda coisa importante neste texto é que quem constrói templo para Deus tem o reino estabelecido. Verso 5 “Pelo que intento edificar uma casa ao nome do SENHOR, meu Deus, como falou o SENHOR a Davi, meu pai, dizendo: Teu filho, que porei em teu lugar no teu trono, esse edificará uma casa ao meu nome.” A marca do reinado de Salomão foi o templo que ele construiu, é falado até os dias de hoje. Estamos sempre preocupados em construir para nós mesmos, e quando pensamos nisso sempre é preocupação com coisas materiais. Ser feito do pó da terra nos deixou muito ligados com as coisas desse mundo, por isso Jesus diz que é necessário nascer da água e do Espírito, para podermos ter intenções espirituais e não somente materiais. O nosso sucesso está dependendo de como e quando construiremos um lugar agradável a Deus dentro de nós visto que somos templo do Espírito Santo; a oração, jejum e estudo da Palavra de Deus são materiais tremendos para a edificação do nosso coração como casa de Deus, pense nisso.
A terceira coisa óbvia aqui é que não se constrói um templo para Deus sozinho. Verso 6 “Dá ordem, pois, que do Líbano me cortem cedros; os meus servos estarão com os teus servos, e eu te pagarei o salário destes segundo determinares; porque bem sabes que entre o meu povo não há quem saiba cortar a madeira como os sidônios.” Salomão entendeu que Deus não dá todos os dons a uma pessoa somente, embora sendo dotado de tanta sabedoria não teve a prepotência de pensar que poderia fazer tamanha obra sozinho. Como cristãos nosso sucesso é entender que Deus usa pessoas para nos edificar como casa favorita para sua habitação, quem pensa que não precisa de outros demonstra falta de sabedoria. Não temos todas as habilidades, não sabemos tudo, não fomos dotados de todos os dons por essas e outras mais que não vou listar aqui é que não creio que uma pessoa possa ser cristão solo, como alguns dizem: “não preciso da igreja, posso ser crente em casa”, impossível Deus não respalda egoísmo, a comunhão é coisa de Deus e a única forma de construirmos um templo formoso para Deus porque cada pessoa tem , de Deus, conhecimentos que nos ajudarão a sermos melhores e a fazer mais para Deus, basta ter humildade para reconhecer isso.
Concluindo, o nosso sucesso material está ligado a nossa vida espiritual, Jesus diz em Mateus 6:33 : “ Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.” Construa um lugar favorável para Deus e veja os resultados em todas as áreas de sua vida.