Saturday, January 05, 2008

CONSTRUINDO UM TEMPLO PARA DEUS


IReis 5:1-7

O coração do rei Davi sempre esteve em fazer para Deus algo que fosse significativo, por isso em todas as coisas que fez colocou o coração. Depois de ter vencido suas batalhas intentou construir um templo para Deus, mas foi impedido e recebeu a promessa de que o filho que lhe sucederia no trono, esse sim, construiria um templo para Deus.
Com esse texto entendemos que ter sucesso como Salomão teve está intrinsecamente atrelado a construir um lugar onde Deus possa habitar, e como Deus não habita em templo feito por mãos humanas entendemos que ele está falando do nosso corpo como lugar de sua habitação.
A primeira coisa que observamos é que aquele que está em guerra não consegue construir um templo para Deus. Verso 3 “Bem sabes que Davi, meu pai, não pôde edificar uma casa ao nome do SENHOR, seu Deus, por causa das guerras com que o envolveram os seus inimigos...”
Davi até que tinha um imenso desejo de construir o templo, mas a advertência de Deus é clara, Davi foi um homem de guerras. Quem está em guerra está preocupado em defender os seus valores, suas fronteiras; não pode deixar o inimigo entrar nos seus territórios, portanto está tomado de preocupações que lhe tomam as forças. Não dá para construir em tempos de guerra, a preocupação é em não deixar o inimigo destruir, se você estiver em guerra não terá como construir um lugar para Deus no seu coração. É preciso sair da guerra através da fé no que Jesus fez no calvário vencendo todas as nossas guerras por nós.
A segunda coisa importante neste texto é que quem constrói templo para Deus tem o reino estabelecido. Verso 5 “Pelo que intento edificar uma casa ao nome do SENHOR, meu Deus, como falou o SENHOR a Davi, meu pai, dizendo: Teu filho, que porei em teu lugar no teu trono, esse edificará uma casa ao meu nome.” A marca do reinado de Salomão foi o templo que ele construiu, é falado até os dias de hoje. Estamos sempre preocupados em construir para nós mesmos, e quando pensamos nisso sempre é preocupação com coisas materiais. Ser feito do pó da terra nos deixou muito ligados com as coisas desse mundo, por isso Jesus diz que é necessário nascer da água e do Espírito, para podermos ter intenções espirituais e não somente materiais. O nosso sucesso está dependendo de como e quando construiremos um lugar agradável a Deus dentro de nós visto que somos templo do Espírito Santo; a oração, jejum e estudo da Palavra de Deus são materiais tremendos para a edificação do nosso coração como casa de Deus, pense nisso.
A terceira coisa óbvia aqui é que não se constrói um templo para Deus sozinho. Verso 6 “Dá ordem, pois, que do Líbano me cortem cedros; os meus servos estarão com os teus servos, e eu te pagarei o salário destes segundo determinares; porque bem sabes que entre o meu povo não há quem saiba cortar a madeira como os sidônios.” Salomão entendeu que Deus não dá todos os dons a uma pessoa somente, embora sendo dotado de tanta sabedoria não teve a prepotência de pensar que poderia fazer tamanha obra sozinho. Como cristãos nosso sucesso é entender que Deus usa pessoas para nos edificar como casa favorita para sua habitação, quem pensa que não precisa de outros demonstra falta de sabedoria. Não temos todas as habilidades, não sabemos tudo, não fomos dotados de todos os dons por essas e outras mais que não vou listar aqui é que não creio que uma pessoa possa ser cristão solo, como alguns dizem: “não preciso da igreja, posso ser crente em casa”, impossível Deus não respalda egoísmo, a comunhão é coisa de Deus e a única forma de construirmos um templo formoso para Deus porque cada pessoa tem , de Deus, conhecimentos que nos ajudarão a sermos melhores e a fazer mais para Deus, basta ter humildade para reconhecer isso.
Concluindo, o nosso sucesso material está ligado a nossa vida espiritual, Jesus diz em Mateus 6:33 : “ Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.” Construa um lugar favorável para Deus e veja os resultados em todas as áreas de sua vida.