ESTAMOS ENTRANDO EM UMA NOVA FASE EM NOSSAS VIDAS E MINISTÉRIOS. A VIDA É FEITA DE CICLOS, PRECISAMOS FECHAR UM PARA PODERMOS ABRIR OUTRO, ENTENDO QUE É NOSSO TEMPO, ESTAMOS ABRINDO UMA NOVA PERSPECTIVA PARA A NOSSA HISTÓRIA, E NESSA NOVA OPORTUNIDADE QUE DEUS NOS DÁ, PRECISAMOS DECIDIR O RUMO QUE NOSSA A VIDA TOMARÁ, PORQUE VIVEMOS DAS ESCOLHAS QUE FAZEMOS.
PODEMOS DECIDIR CONTINUAR FAZENDO AS MESMAS COISAS, SÓ QUE TEREMOS QUE NOS CONTENTAR COM OS MESMOS RESULTADOS, MAS PODEMOS TENTAR FAZER DIFERENTE, MESMO QUE NAS TENTATIVAS TENHAMOS ALGUNS INCOVENIENTES, PORQUE É MELHOR TENTAR E DESCOBRIR QUE NÃO FUNCIONOU DO QUE NÃO TENTAR NADA. SOMENTE TEREMOS RESULTADOS DIFERENTES SE FIZERMOS A DIFERENÇA, PORTANTO NÃO APENAS FAÇA A DIFERENÇA, MAS SEJA A DIFERENÇA NA SUA FAMILIA, IGREJA, CIDADE, ESTADO E NAÇÃO.
NESTE TEXTO O QUE TEMOS É UM HOMEM QUE VIVEU UM TEMPO JUNTO AO SEU LIDER, E O USOU PARA APRENDIZADO E CRESCIMENTO, ALIMENTANDO EM SEU CORAÇÃO O SONHO DE UMA TERRA ONDE AS MARCAS DO EGITO FOSSEM APAGADAS E ESQUECIDAS, UMA TERRA QUE O FARIA ESQUECER O TEMPO DE ESCRAVIDÃO E TRARIA O NOVO DE DEUS PARA A SUA VIDA.
JOSUÉ É A MELHOR FIGURA TRANSICIONAL NO V.T. PORQUE ELE TRANSICIONA UMA LIDERANÇA DE DESERTO PARA UMA LIDERANÇA DE CONQUISTA.
A LIDERANÇA DE DESERTO FOI NECESSÁRIA PARA QUE DEUS SONDASSE O CORAÇÃO DO POVO E ARRANCASSE O EGITO DE DENTRO DELES, PORQUE TIRÁ-LOS DO EGITO DEU TRABALHO SIM, MAS NADA COMPARADO A TIRAR O EGITO DE SEUS CORAÇÕES.
ESTAMOS TRANSICIONANDO COMO HOMENS E MULHERES DE DEUS, É CHEGADA A HORA DE ENTRAR NA PROMESSA, É CHEGADA A HORA DE TOMAR POSSE DE TUDO O QUE DEUS NOS DEUS.
E O QUE DEVEMOS APRENDER E FAZER PARA ENTRAR NESSE NOVO TEMPO?
1 – DEVEMOS APRENDER QUE TODA PROMESSA QUE SE CUMPRE TEM BASE NA PALAVRA DE DEUS.
Josué 1:7,8
O que Deus está dizendo a Josué neste texto é muito simples e profundo. A Palavra de Deus é a base do sucesso da nossa conquista.
Josué está sendo lembrado por Deus que essa conquista tem base no que ele anteriormente havia prometido a Abraão(Gen.12), Isaque (Gen.26) e Jacó (Gen.28).
A certeza da vitória de Josué está embasada em uma promessa feita por Deus, porque certamente Deus não tem responsabilidade em uma promessa que Ele não fez. Deus somente cumpre promessas que estão respaldadas na sua Palavra.
Jesus Cristo disse que erramos ao não conhecer as Escrituras e o poder de Deus (Mt.22:29).
Se queremos que as promessas se cumpram em nossas vidas devemos conhecer e ter intimidade com a Palavra de Deus, tudo que diz respeito a nossa vida está nela.
As promessas de Deus não estão embasadas em nossos desejos doentios e egoístas, nos traumas de uma alma não curada, mas sim na santa Palavra de Deus.
2 – DEVEMOS ENTENDER QUE UMA CONQUISTA NÃO É OBRA DE UM INDIVÍDUO, MAS DE UMA EQUIPE. Josué 1:13,14,15
Josué deixa claro para os judeus que a conquista será seguida de inúmeras batalhas, portanto deviam auxiliarem-se mutuamente na conquista. Uma profecia não acontece só porque é uma profecia, precisamos velar por ela, a mesma coisa com relação a promessa, Deus a fez, todavia eu preciso entender que juntos conquistamos mais do que sozinhos.
Não há uma competição entre os judeus, o que Josué está tentando estabelecer é o princípio de que: quem já conquistou o seu território ajuda seu irmão na conquista do seu.
Os Rubenitas, Gaditas e a meia tribo de Manassés já haviam conquistado seu território e havia a possibilidade de que eles não estivessem motivados a auxiliar os seus irmãos nas suas conquistas, por isso Josué estabelece o trabalho em equipe.
Quanto maior for o alvo, maior será a necessidade de se trabalhar em equipe.
Eu gosto particularmente do livro de Neemias, ele dá uma instrução por ocasião da construção do muro, e a instrução é a seguinte: Neemias 4:18,19,20.....Onde ouvir o som da buzina corram para lá ajudar na batalha....
ninguém conquista nada sozinho, o próprio Jesus estabeleceu sua equipe para a conquista de seus alvo.
Amados não estamos competindo, mas sim conquistando.
3 – DEVEMOS ENTENDER QUE UMA CONQUISTA NÃO É FEITA APENAS DE SONHOS, E SIM DE ESTRATÉGIAS E ATITUDES. Josué cap. 2
Deus não disse a Josué para ficar esperando na promessa, mas sim, prepare o povo para a conquista, para a ação.
A tônica de Deus nesta fase da vida de Israel foi: ...esforça-te e tem bom ânimo....
podemos ficar somente orando em cima das promessas, e corrermos o risco de ficar com a arrogância de acharmos que somos mais espirituais que outros. A única coisa que conquistaremos, se apenas orarmos, é que nos tornaremos especialistas na disciplina da oração, mas podemos tomar atitudes em cima de estratégias que Deus nos dê e conquistarmos tudo o que Deus nos prometeu.
Deus é estratégico: primeiro ele estabelece Josué como sucessor de Moisés, depois fortalece-lhe o ânimo motivando-o, em seguida traz a memória a promessa feita a seus pais e então lhe dá estratégias para a conquista. O que Josué deveria fazer depois disto! Tomar uma atitude.
Somos convocados pelo Senhor a orarmos e agirmos em cima de sua promessas.
Como Josué , hoje temos a oportunidade de decidir a atitude a tomar daqui para frente. Podemos ficar olhando o tamanho dos desafios e com base em nossas limitações e deficiências encontrar desculpas para a nossa inércia ou acreditar que chegou a hora da promessa se cumprir em nossas vidas e tomarmos atitudes que nos colocarão cara a cara com a nossa vitória no ministério pastoral.
Josué optou por tomar atitudes em cimas das estratégias dadas por Deus e como resultado conquistou Jericó, a porta de entrada para todas as demais conquistas por vir.
AMADOS DEUS, O NOSSO DEUS NOS FORTALECERÁ E TOMAREMOS POSSE DE TUDO AQUILO QUE ELE NOS PROMETEU EM NOME DO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
NÃO FICAREMOS DE BRAÇOS CRUZADOS, MAS AGIREMOS NA UNÇÃO DO ESPÍRITO SANTO. CHEGOU O TEMPO DAS PROMESSAS SE CUMPRIREM EM SUA VIDA.