ESTAMOS ENTRANDO EM UMA NOVA FASE EM NOSSAS VIDAS E MINISTÉRIOS. A VIDA É FEITA DE CICLOS, PRECISAMOS FECHAR UM PARA PODERMOS ABRIR OUTRO, ENTENDO QUE É NOSSO TEMPO, ESTAMOS ABRINDO UMA NOVA PERSPECTIVA PARA A NOSSA HISTÓRIA, E NESSA NOVA OPORTUNIDADE QUE DEUS NOS DÁ, PRECISAMOS DECIDIR O RUMO QUE NOSSA A VIDA TOMARÁ, PORQUE VIVEMOS DAS ESCOLHAS QUE FAZEMOS.
PODEMOS DECIDIR CONTINUAR FAZENDO AS MESMAS COISAS, SÓ QUE TEREMOS QUE NOS CONTENTAR COM OS MESMOS RESULTADOS, MAS PODEMOS TENTAR FAZER DIFERENTE, MESMO QUE NAS TENTATIVAS TENHAMOS ALGUNS INCOVENIENTES, PORQUE É MELHOR TENTAR E DESCOBRIR QUE NÃO FUNCIONOU DO QUE NÃO TENTAR NADA. SOMENTE TEREMOS RESULTADOS DIFERENTES SE FIZERMOS A DIFERENÇA, PORTANTO NÃO APENAS FAÇA A DIFERENÇA, MAS SEJA A DIFERENÇA NA SUA FAMILIA, IGREJA, CIDADE, ESTADO E NAÇÃO.
NESTE TEXTO O QUE TEMOS É UM HOMEM QUE VIVEU UM TEMPO JUNTO AO SEU LIDER, E O USOU PARA APRENDIZADO E CRESCIMENTO, ALIMENTANDO EM SEU CORAÇÃO O SONHO DE UMA TERRA ONDE AS MARCAS DO EGITO FOSSEM APAGADAS E ESQUECIDAS, UMA TERRA QUE O FARIA ESQUECER O TEMPO DE ESCRAVIDÃO E TRARIA O NOVO DE DEUS PARA A SUA VIDA.
JOSUÉ É A MELHOR FIGURA TRANSICIONAL NO V.T. PORQUE ELE TRANSICIONA UMA LIDERANÇA DE DESERTO PARA UMA LIDERANÇA DE CONQUISTA.
A LIDERANÇA DE DESERTO FOI NECESSÁRIA PARA QUE DEUS SONDASSE O CORAÇÃO DO POVO E ARRANCASSE O EGITO DE DENTRO DELES, PORQUE TIRÁ-LOS DO EGITO DEU TRABALHO SIM, MAS NADA COMPARADO A TIRAR O EGITO DE SEUS CORAÇÕES.
ESTAMOS TRANSICIONANDO COMO HOMENS E MULHERES DE DEUS, É CHEGADA A HORA DE ENTRAR NA PROMESSA, É CHEGADA A HORA DE TOMAR POSSE DE TUDO O QUE DEUS NOS DEUS.
E O QUE DEVEMOS APRENDER E FAZER PARA ENTRAR NESSE NOVO TEMPO?
1 – DEVEMOS APRENDER QUE TODA PROMESSA QUE SE CUMPRE TEM BASE NA PALAVRA DE DEUS.
Josué 1:7,8
O que Deus está dizendo a Josué neste texto é muito simples e profundo. A Palavra de Deus é a base do sucesso da nossa conquista.
Josué está sendo lembrado por Deus que essa conquista tem base no que ele anteriormente havia prometido a Abraão(Gen.12), Isaque (Gen.26) e Jacó (Gen.28).
A certeza da vitória de Josué está embasada em uma promessa feita por Deus, porque certamente Deus não tem responsabilidade em uma promessa que Ele não fez. Deus somente cumpre promessas que estão respaldadas na sua Palavra.
Jesus Cristo disse que erramos ao não conhecer as Escrituras e o poder de Deus (Mt.22:29).
Se queremos que as promessas se cumpram em nossas vidas devemos conhecer e ter intimidade com a Palavra de Deus, tudo que diz respeito a nossa vida está nela.
As promessas de Deus não estão embasadas em nossos desejos doentios e egoístas, nos traumas de uma alma não curada, mas sim na santa Palavra de Deus.
2 – DEVEMOS ENTENDER QUE UMA CONQUISTA NÃO É OBRA DE UM INDIVÍDUO, MAS DE UMA EQUIPE. Josué 1:13,14,15
Josué deixa claro para os judeus que a conquista será seguida de inúmeras batalhas, portanto deviam auxiliarem-se mutuamente na conquista. Uma profecia não acontece só porque é uma profecia, precisamos velar por ela, a mesma coisa com relação a promessa, Deus a fez, todavia eu preciso entender que juntos conquistamos mais do que sozinhos.
Não há uma competição entre os judeus, o que Josué está tentando estabelecer é o princípio de que: quem já conquistou o seu território ajuda seu irmão na conquista do seu.
Os Rubenitas, Gaditas e a meia tribo de Manassés já haviam conquistado seu território e havia a possibilidade de que eles não estivessem motivados a auxiliar os seus irmãos nas suas conquistas, por isso Josué estabelece o trabalho em equipe.
Quanto maior for o alvo, maior será a necessidade de se trabalhar em equipe.
Eu gosto particularmente do livro de Neemias, ele dá uma instrução por ocasião da construção do muro, e a instrução é a seguinte: Neemias 4:18,19,20.....Onde ouvir o som da buzina corram para lá ajudar na batalha....
ninguém conquista nada sozinho, o próprio Jesus estabeleceu sua equipe para a conquista de seus alvo.
Amados não estamos competindo, mas sim conquistando.
3 – DEVEMOS ENTENDER QUE UMA CONQUISTA NÃO É FEITA APENAS DE SONHOS, E SIM DE ESTRATÉGIAS E ATITUDES. Josué cap. 2
Deus não disse a Josué para ficar esperando na promessa, mas sim, prepare o povo para a conquista, para a ação.
A tônica de Deus nesta fase da vida de Israel foi: ...esforça-te e tem bom ânimo....
podemos ficar somente orando em cima das promessas, e corrermos o risco de ficar com a arrogância de acharmos que somos mais espirituais que outros. A única coisa que conquistaremos, se apenas orarmos, é que nos tornaremos especialistas na disciplina da oração, mas podemos tomar atitudes em cima de estratégias que Deus nos dê e conquistarmos tudo o que Deus nos prometeu.
Deus é estratégico: primeiro ele estabelece Josué como sucessor de Moisés, depois fortalece-lhe o ânimo motivando-o, em seguida traz a memória a promessa feita a seus pais e então lhe dá estratégias para a conquista. O que Josué deveria fazer depois disto! Tomar uma atitude.
Somos convocados pelo Senhor a orarmos e agirmos em cima de sua promessas.
Como Josué , hoje temos a oportunidade de decidir a atitude a tomar daqui para frente. Podemos ficar olhando o tamanho dos desafios e com base em nossas limitações e deficiências encontrar desculpas para a nossa inércia ou acreditar que chegou a hora da promessa se cumprir em nossas vidas e tomarmos atitudes que nos colocarão cara a cara com a nossa vitória no ministério pastoral.
Josué optou por tomar atitudes em cimas das estratégias dadas por Deus e como resultado conquistou Jericó, a porta de entrada para todas as demais conquistas por vir.
AMADOS DEUS, O NOSSO DEUS NOS FORTALECERÁ E TOMAREMOS POSSE DE TUDO AQUILO QUE ELE NOS PROMETEU EM NOME DO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
NÃO FICAREMOS DE BRAÇOS CRUZADOS, MAS AGIREMOS NA UNÇÃO DO ESPÍRITO SANTO. CHEGOU O TEMPO DAS PROMESSAS SE CUMPRIREM EM SUA VIDA.
Saturday, November 22, 2008
Monday, November 10, 2008
ENTRAMOS EM UM NOVO TEMPO PROFÉTICO
Josué capítulo 1
Há um tempo na vida em que o que é promessa tem que virar realidade, o que é expectativa tem que virar cumprimento e o que é sonho transformar-se em posse. E quando é esse dia? Esse dia se chama hoje, se chama agora, como Josué eu digo é chegada a hora em que as promessas de Deus em sua vida se realizarão. Temos que tomar posse da nossa terra prometida. O tempo do sonho já passou, agora chegou o tempo do cumprimento dos sonhos.
Josué enquanto passou sua infância no Egito viveu o sonho, a expectativa de um dia ter uma pátria, um lugar seu, onde a escravidão não lhe tirasse a liberdade de ser tudo o que ele sonhava ser, mas enquanto no Egito, era apenas um sonho. Chega o dia em que Josué ouve Moisés, e o discurso de Moisés era tudo o que ele mesmo sonhara para si, liberdade, a partir daí ele segue Moisés deserto afora porque encontrou eco de seu sonho no coração do líder Moisés. O tempo passado no deserto foi um tempo difícil onde o sonho foi provado à exaustão, mas também foi um tempo de grandes experiências, porque o deserto não consegue destruir aquele que sonha em cima de uma promessa de Deus.
Com relação ao tempo do cumprimento da promessa temos que ter entendimento de algumas coisas:
A primeira coisa que eu devo compreender é que toda promessa tem que ter respaldo em Deus e em sua Palavra. Josué 1:1-9. A terra que Josué está conquistando nada mais é do que terra prometida a Abraão, Isaque e Jacó. Ela (a promessa) não está firmada em um sonho que é fruto de um sofrimento pelo tempo passado no Egito. Nossos sonhos não podem ser conseqüências de traumas na alma. Nossos sonhos não são resultados de uma alma enferma que tenta se afirmar diante de outras pessoas para provar alguma coisa que na maioria das vezes é dívida de uma alma não transformada, mas expressões da promessa de Deus através de sua Palavra.
A promessa se cumpre quando ela vem de Deus para os nossos corações, porque sendo assim ela está balizada na Palavra. Na cruz do calvário Jesus tornou transferível a nós todas as promessas feitas a Abraão e nos fez outras tantas promessas ainda. Somente não recebo se eu ignoro a existência da promessa. O Senhor Jesus diz que erramos muito por não conhecer as escrituras e nem o poder de Deus; não apenas erramos, mas deixamos de tomar posse de tudo o que Jesus conquistou na cruz a nosso favor. É tempo da promessa se cumprir na sua vida, creia, pare de jogar a promessa para amanhã, se a promessa tem base em Deus e em sua Palavra chegou o tempo em que ela vai se cumprir em sua vida.
A segunda coisa que precisamos aceitar é que o cumprimento da promessa precisa de uma tomada de decisão de minha parte. Josué 2. Eu preciso decidir se vou ficar com a promessa ou com os meus traumas e sentimentos. O tempo passado no Egito e no deserto gerou em nós dois efeitos colaterais: a) ficamos sem iniciativa, conseqüência da escravidão; b) e sem perspectiva enxergando impossibilidades em todo lugar, conseqüência do deserto.
É cômodo falar da promessa conjugando-a no verbo futuro, porque se é amanhã então eu não preciso tomar decisão nenhuma hoje. Eu preciso aprender a decidir tomar posse pela fé do que Deus me prometeu; a maioria de nós justifica a situação miserável que se encontra como sendo a vontade de Deus, ou então procuramos alguém para levar a culpa por nossas incompetências ou falta de fé, enfim nunca assumimos que estamos do jeito que estamos porque decidimos focar a vida nos problemas e traumas que ainda mantemos como desculpas e não olhamos objetivamente para a Palavra de Deus, que nos orienta a tomarmos decisões com base nos princípios nela contidos.
Eu preciso decidir se as promessas de Deus vão se cumprir na minha vida no tempo que se chama hoje ou vou postergá-las por causa dos meus traumas e deficiências na alma. Decida ser curado, a cruz de Jesus tem todas as provisões para isso, vá até a cruz e seja livre para decidir sua história, não deixe a promessa ser conduzida pelos seus sentimentos, mas sim pela Palavra de Deus, decida isso.
A terceira coisa que eu preciso que você entenda é que o cumprimento da promessa está ligado aos princípios da Palavra de Deus. Josué 1:9. Nosso Deus é um Deus de princípios e processos. Todo princípio desencadeia um processo, e todo processo revela um princípio. Não tem como a promessa se cumprir se eu não aceitar isso, não posso ignorar os princípios de Deus e achar que as promessas se cumprirão automaticamente. Daniel capítulo10 deixa bem claro que uma promessa não se cumpre apenas por ser uma promessa, eu preciso velar por ela. Deus mesmo diz que vela pela sua Palavra para a cumprir, Jeremias 1:12.
Toda promessa de Deus está ligada a princípios. Deus disse a Abraão: tu guardarás a minha aliança....( Gen. 17:9). Guardar aliança fala de guardar princípios, não podemos esquecer os princípios de Deus e querer apenas as suas promessas.
Deus tira o povo do Egito e o conduz pelo deserto para ensinar-lhes os seus princípios, e é ali no deserto, que Ele revela ao seu povo as suas leis através de Moisés no monte Sinai.
Em Deut. 28 Deut. Diz que ouvirmos a sua voz todas as bênçãos descritas neste capítulo e na Bíblia Sagrada nos alcançarão. Deserto é lugar de aprender princípios. Quem não aprende princípios permanece no deserto.
Quando Deus fala com Josué, antes de entregar o território Ele diz como deve ser feita a conquista, pra cada tomada de território Deus revela um princípio específico. No caso de Jericó Deus exige que ninguém se contamine com nada, por isso eles ficam em Gilgal onde são circuncidados, isso fala de tirar o domínio da carnalidade do ser humano. A palavra de ordem é: santificai-vos hoje porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós.
No N.T. Jesus esclarece um princípio que é de fundamental importância na tomada de posse da promessa, que é a FÈ, se creres verás a glória de Deus, ou então, seja feito conforme a tua fé.
Fé e santidade são princípios eternos e imutáveis de Deus.
Estamos vivendo um tempo extraordinário que é o cumprimento das promessas de Deus em nossas vidas, precisamos tomar posse de tudo o que foi nos outorgado como herança espiritual, Deus diz que se quisermos e crermos comeremos o melhor desta terra, com certeza isso fala de tempos de bençãos em nossas vidas. Não fique aí parado tome uma atitude através da oração e da Palavra e tome posse, porque chegou a tua hora, chegou o teu momento. Confesse a palavra de vitória, concorde com a Palavra de Deus e seja mais um vitorioso em nome de Jesus Cristo. Amém.
Subscribe to:
Posts (Atom)