Friday, March 02, 2007

COMO VOCE ESTÁ VOCÊ VÊ


GENESIS 35: 16-18

O nosso mundo interior é o padrão que nos dá a base para discernirmos tudo a nossa volta, ser e estar feliz é um bom remédio para a alma diz Salomão em Provérbios 17:22, não só para nós , mas para todos que nos cercam, a pior companhia é uma pessoa amargurada.O texto em questão fala de uma situação que nos ensina muito a respeito de como estamos enxergando a vida à nossa volta.
Raquel dá à luz um filho e lhe põe o nome de “BENONI”, que significa “filho da minha dor”. O que faz esta mulher dar um nome estranho ao seu filho? A Bíblia diz que os filhos são herança do Senhor, como então dar um nome de derrota a uma benção que Deus havia dado? Raquel quando dá a luz a seu filho tem dificuldades em seu parto, o que lhe causa a morte ao final do parto, mas antes de morrer a parteira lhe diz sobre o filho homem que está vindo. O que Raquel está experimentando naquele momento do anúncio da chegada do filho, na verdade é a chegada da morte ao mesmo tempo, por isso ela não consegue sentir a alegria de ter um filho. Ela exterioriza no nome do filho o que ela estava sentindo e vivenciando naquele instante, de igual modo as pessoas reagem com relação a todas as coisas na vida, se não conseguimos ver o lado bom da vida só o lado ruim, se somos do tipo que só vê problemas nunca possibilidades, o que estamos exteriorizando é a mensagem de que o que existe no nosso interior, é o mesmo que levou Raquel a dar um nome estranho ao seu filho, i.e., a morte. Quem tem o espírito da morte interiorizado ou pelo menos rondando sua alma tem dificuldades em ver que a vida é cheia de coisas boas, seu mundo interior só lhe faz ver o lado escuro e difícil da vida, é como se a vida tivesse um sabor amargo, e assim a pessoa vai se tornando, um espírito amargurado. Quando falo “a morte”, estou falando de uma disposição interior que mata a esperança, a fé, a possibilidade de que as coisas dêem certo na vida.
Se você está enxergando mais coisas ruins do que boas, cuidado!!! Que espírito está interiorizado em você?
Jacó tem uma reação totalmente diferente, ele está perdendo a mulher que ama, está ficando só, mas recusa-se marcar a sua história com a tragédia. Ele decide que o que vai marcar a sua vida não é a lembrança da morte da mulher amada, mas o amor que ele tem por Raquel, por isso ele dá ao filho o nome de “BENJAMIM”, que significa “filho da minha mão direita”, a mão da comunhão, a mão que representa força, ele não se deixa abater. O amor de Jacó é mais forte que a morte, ainda que Raquel não existisse mais, o que ficou no coração desse homem foi a força e a beleza deste amor. Todas as vezes que Jacó olhasse para seu filho ele não veria um “filho do sofrimento”, mas um “filho da sua força”, Jacó é um homem que se recusa o ser vencido pelas vicissitudes da vida por isso enche o seu interior de fé, esperança e vida, e essa é a base que o faz ver tudo que está à sua volta.
Concluindo:
Não deixe que as coisas ruins e negativas sejam as lentes dos óculos que você usa para ver a vida, mas faça como Jacó tire forças de todas as experiências, boas ou ruins, e veja as coisas como belas e boas para se viver.