GENESIS 45:1-15
Ninguém pode viver isoladamente, temos necessidades de se relacionar, é impossível viver sozinho e ter uma vida normal. Deus mesmo sendo todo poderoso criou o ser humano e os milhões de anjos para se relacionar, se até mesmo Deus não gosta da solidão é sinal de que ela não é boa coisa para o ser humano.
Quero mostrar em alguns textos algumas colocações Bíblicas sobre relacionamentos:
NADA SUBSTITUI O RELACIONAMENTO. Gen. 45:1-15
José, depois de Deus ter cumprido todas as promessas, estava vivendo o melhor de sua vida, literalmente saiu da prisão para o trono. Riqueza, influência, status, qualidade de vida era o que estava acontecendo na sua história no momento, mas o tom emocional deste texto é de alguém que sentia muita falta do relacionamento familiar que tivera. Olhando bem para a história de José sabemos que o relacionamento em casa não havia sido fácil, todavia ele tinha saudades. Parece que José advoga a idéia de que é melhor um mau relacionamento do que nenhum relacionamento. Sabemos, porém que há uma correção no relacionamento de José com sua família.
Riqueza, posição, etc... Não pode substituir relacionamentos, é melhor ter amigos do que coisas. Você é definido pelos amigos que tem.
NOSSOS RELACIONAMENTOS DEVEM SER EFETIVADOS PELO QUE NÓS TEMOS A OFERECER E NÃO PELO QUE AS PESSOAS PODEM NOS DAR. Mat. 26: 49-50.
A base do relacionamento não deve ser egoísmo, pensar no que as pessoas nos darão se formos amigos delas, isto é deprimente. Jesus ainda que sendo traído por Judas o chama de “amigo’, desde que havia chamado os doze discípulos Ele bem sabia quem eram eles, suas virtudes e defeitos, Jesus se relacionou com os doze olhando para o que eles viriam a ser no futuro e não pelo que eram no presente; eles sofreriam a influência do mestre e seriam radicalmente mudados.
Temos de entender que se quisermos corrigir as pessoas para depois sermos amigos delas, teremos um grande problema, porque alguém pode estar pensando o mesmo de mim. Então não conseguiremos ser amigo de ninguém porque as pessoas são falhas, devemos nos relacionar com as demais pessoas apesar de.....
O PECADO DESTRÓI RELACIONAMENTOS, MAS O PERDÃO RESTAURA. Mat. 3: 6-10.
Desde a criação do Éden Deus se relacionava com o homem numa interação perfeita , havia entendimento, alegria e sintonia entre eles, Adão tinha o privilégio de estar em um relacionamento profundo e puro com o Senhor, mas o pecado, através da serpente, trouxe destruição ao que era puro e santo, esta é missão do adversário: matar , roubar e destruir, e foi isso que ele fez ao introduzir o pecado no coração do homem. Todo pecado nos afasta da comunhão ou relacionamento. A primeira coisa que uma pessoa faz ao estar em pecado é afastar-se da comunhão e dos relacionamentos com pessoas saudáveis espiritualmente, ele teme ser denunciado, e isso enferma sua alma o torna um solitário e amargurado, ninguém mais presta pra ele.
Mas a Bíblia diz que Deus achou uma solução para voltar a se relacionar com o homem. A promessa de um redentor, seu filho Jesus Cristo, traria perdão e restauraria o relacionamento entre homem e Deus. Todo aquele que aceita Jesus como salvador de sua vida tem imediatamente restaurado o seu relacionamento com Deus.
Entre pessoas o perdão funciona do mesmo jeito, se duas pessoas passam por cima do orgulho e se perdoam o relacionamento se restaura, mesmo que haja juramento de morte entre eles. Olhe o caso de Jacó e Esaú. Jacó estava jurado de morte pelo seu irmão, mas no vau de Jaboque , quando voltava pra casa, lutou com Deus para que esse perdão acontecesse, e quando se encontra com Esaú, seu irmão, o coração de ambos havia mudado pela força daquela noite de oração. Gen. 33.
CONCLUINDO: Procure estabelecer novas amizades e aprofunde-se nelas, alguém já disse que quando fazemos sete profundas amizades em um grupo teremos mais facilidades de permanecer ali por mais tempo do que aqueles que não estabelecem vínculos significativos.