Friday, August 18, 2006

CHAMADOS PARA O MINISTÉRIO DE FILHOS DE DEUS

CHAMADOS PARA O MINISTÉRIO DE FILHOS DE DEUS ESPELHADOS EM JESUS CRISTO Texto: Mt 3:13-17 Introdução: Devemos ter o cuidado para não nos acostumarmos com as bênçãos de Deus, com o sobrenatural de Deus, com o mover de Deus. Nos acostumamos com aquilo que Deus faz que não deixamos mais Deus nos surpreender com o seu mover. Criamos uma blindagem emocional diante do mover de Deus. Não podemos ter um ministério profissional. Até onde estamos com a blindagem no nosso coração? Às vezes não acontecem mais coisas porque não deixamos Deus nos surpreender. Somos iguais a Israel que viu milagre todo dia, o maná descer do céu, e chamou de pão comum. O que é ministério? As pessoas dizem que possuem um chamado, um ministério. O tempo passa e queremos entender qual é o ministério a que fomos chamados. Também avaliamos o ministério de acordo com a cultura teológica e denominacional que nos é passada. Muitos entendem que ministério é trabalhar com jovens e adolescentes, crianças, louvor, cantar, e outras formas mais. Isto são apenas emanações do ministério. Como Jesus vê o ministério? Quando paramos e olhamos para Jesus, percebemos que só temos arranhado o ministério para o qual fomos chamados. Quando Jesus recebe o Espírito Santo, ele recebe a ferramenta principal do seu ministério. O Espírito Santo é algo que muda mais por dentro do que em atitudes externas. Com a descida do Espírito Santo sobre a vida de Jesus há uma definição na vida ministerial de Jesus. Com a descida do Espírito Santo Jesus tem definiu a sua identidade e o seu ministério: chamado para o ministério de Filho de Deus, cheio do poder do Espírito Santo. Precisamos definir a nossa identidade, e o que define a nossa identidade é a presença do Espírito Santo de Deus em nós. Caso contrário seremos apenas mais um. O Espírito Santo define a nossa identidade e o nosso ministério. Muitos se perguntam: Deus, por que eu não fiz mais? Não fez mais porque não entendeu mais... Qual é o ministério que temos? EM PRIMEIRO LUGAR, CHAMADOS PARA SER FILHO DE DEUS. A questão de eu ser filho de Deus e de ter o ministério de filho de Deus, são duas coisas diferentes. Jesus diz, “Eu sou a fonte quem tem sede, venha e beba. Da mesma forma Deus nos deu o ministério de sermos fonte a jorrar para o povo. Somos enviados por Jesus como o Pai enviou o seu Filho”. Ás vezes estamos precisando da plenitude do Espírito Santo, mas não temos definido quem nós somos. Fomos chamados como filhos de Deus em grau de ministério. Temos o poder de mudar a vida das pessoas porque temos a unção sobre isto. EM SEGUNDO LUGAR, TEMOS A MESMA RESPONSABILIDADE DE PAGAR UM PREÇO PELO MINISTÉRIO. A primeira coisa que Jesus faz depois de receber a unção do Espírito Santo ele vai para o deserto conforme Mateus 4. Não podemos ter um ministério de filho de Deus e ter uma vida comum. Jesus orava de noite para trabalhar durante o dia. 2.1. O primeiro preço é o preço em atitudes espirituais. Devo estar disposto a viver as disciplinas espirituais que o ministério de filho de Deus exige. Leitura da Palavra de Deus, Oração, Vigílias, Jejum deve ser algo comum na vida dos filhos de Deus. 2.2. Devo estar pronto a pagar outro preço, suportar as provações do ministério. O ministério traz consigo muitas provações. Quem está no ministério não pode ter medo de lutas, Jesus também teve que passar por aflições até de ser incompreendido pelos seus irmãos. Mesmo sendo menosprezado, devemos orar por eles, quando não somos tão amados, devemos amar. Não existe ministério próspero sem lutas, provações e aflições. EM TERCEIRO LUGAR, TEMOS QUE DEIXAR QUE O ESPÍRITO SANTO MINISTRE ATRAVÉS DE NÓS. O exercício do ministério não é tanto nosso, sou apenas facilitador do Espírito Santo na minha vida. Devo permitir que o Espírito Santo me use para o exercício do ministério. Como deixo o Espírito Santo me usar? 3.1. Através da santidade. Jesus se santificava por amor aos outros. Sem santificação ninguém verá a Deus. Não tem como Deus usar um vaso sujo. Existem diversos crentes problemáticos gerados debaixo de uma unção suja. A água pega o gosto do pote. Santificação vem através de renúncia. 3.2. Através da fé. A fé é o elemento que torna possível a manifestação do Espírito Santo. O dia em que eu creio mais, Deus pode fazer mais. Quanto mais eu alargo a porta, mais Deus pode operar. Alguns, no entanto, são como um funil, possuem uma boca grande, mas deixam fluir pouco através de si, outros são piores, são como um conta gotas espiritual. Deus tem torrentes de água para nós através da fé. Naquilo que eu gastar meu tempo, nisto eu creio. Com o que eu gasto o meu tempo??? EM QUARTO LUGAR, TEMOS QUE MORRER PARA QUE O VERDADEIRO MINISTÉRIO DE JESUS CRISTO VENHA SOBRE NÓS. Eu tenho que morrer totalmente. Para que Jesus alcançasse o trono ele precisou passar pela cruz. Nosso trono é a cruz. Não existe trono sem cruz, não existe reinado sem cruz, não existe ministério sem cruz. Às vezes não somos honrados por pessoas. Se eu revidar, é um sinal de que não morri ainda. Sempre que eu revidar, acabo colhendo aquilo que revidei e dou munição para atirarem contra minha pessoa novamente.. Devemos aprender a abençoar as pessoas e não revidar. Isto é um sinal de que estou morto para o meu Eu. Quando alguém dá um tapa na face de outro, ela tocou na honra da pessoa. Muitas vezes da vontade de contra atacar. Devemos oferecer a outra face, deixar os comentários das pessoas de lado, comentários que atacam, ofende a nossa honra. 4.1. Eu preciso aprender a morrer, a não revidar. Morto não revida. Às vezes não estamos tão mortos assim. 4.2. Eu preciso trocar as minhas aspirações, os meus sonhos. Enquanto eu tiver grandes sonhos, então isto é um sinal de que estou vivo. É preciso buscar os sonhos de Deus, isto é um sinal de morte. O nível da minha morte define o nível da bênção. Jesus quer nos vestir com o paletó de humildade, de profeta. Enquanto eu estou vivo, escolho a roupa que quero vestir e digo, não gostei do paletó. Isto é um sinal de que ainda não morri. CONCLUSÃO: Se Quisermos uma igreja abençoada, temos que ser abençoados. Se Quisermos uma igreja que paga o preço, temos que pagar o preço. Que nível de preço estou disposto a pagar? Lembre-se: a igreja não cresce, quem cresce é o líder. Você terá o que você crê. “É IMPOSSÍVEL OBTER RESULTADOS DIVINOS COM FORÇAS HUMANAS”.