Wednesday, March 19, 2008

TOMANDO POSSE DO QUE É MEU


TEXTO: Josué 1:1-9

Muitas vezes somos guiados, orientados em nossa vida por mentores que Deus coloca em nossos caminhos para que ao menos vislumbremos o que Ele tem de bom para nós dentro de seu propósito, porém o que nossos discipuladores fazem é apenas nos apontar o caminho e nos orientar, quanto ao fato de tomarmos posse precisamos entender que a atitude é nossa, ninguém pode conquistar em nosso lugar, o que eu preciso fazer só eu posso fazê-lo.
Este texto mostra esse momento especial na vida de Josué, até ali Moisés havia guiado o povo, mas agora era a hora de tomar posse e só Josué poderia fazer isso, então Deus vem e diz a ele o que é preciso para que ele tome posse da terra que já havia sido prometida, vamos aprender com essas instruções hoje para usá-las em nossas conquistas.
Primeiro Deus diz que é preciso ATITUTE. No verso 6 Deus diz a Josué:.......seja forte e corajoso...., a coragem é uma atitude de conquistadores, pois nunca covarde e medroso conquistou alguma coisa. Moisés havia morrido e sua sombra de liderança ainda ameaçava Josué, ele não se sentia a altura de tamanha conquista. Não é assim conosco também? Achamos que grandes conquistas caem bem para fulano, beltrano e etc. nos sentimos menores porque aos nossos olhos não somos tão capazes como... E então enumeramos uma lista de pessoas que admiramos como capazes de conquistar aquilo que está apenas nos nossos sonhos. Não é assim!!!! Deus tem uma conquista reservada a cada um de nós precisamos ter coragem, não olhar para quem achamos que tem mais condições do que nós, porque se a conquista é tua ninguém a conquistará em teu lugar, Deus te fará forte o suficiente para a conquista, apenas tenha coragem de acreditar na promessa e de que ela te pertence.
A segunda coisa que Deus diz é OBEDEÇA A PALAVRA. “... não deixe de falar as palavras deste livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido”. O segredo é seguir as instruções, dificilmente alguém erra a montagem de algum aparelho doméstico quando lê o manual de instruções. A Bíblia é um manual de instruções que nos ensina passo a passo como conquistar o que é nosso por direito de herança da cruz. Toda vez que vemos alguém se dando mal na vida podemos observar que esta pessoa está quebrando princípios Bíblicos, porque a observância da Palavra traz sucesso. Deus é um Deus de princípios, Ele não faz nada sem os princípios de sua Palavra, se queremos ter sucesso em nossas conquistas basta obedecer a Palavra de Deus. Alguém já disse que o alfabeto de Deus não começa com “... a, b, c, d...” mas sim com “...o, b, d, c...” é isso mesmo “obedecer”.
A terceira coisa que Deus diz é PROCLAME A PALAVRA. No verso 8 Ele diz:”...não deixe de falar as palavras deste livro...” qual a razão de Deus insistir tanto em que se fale a Palavra? Posso ver duas razões: 1ª - quando se fala muito uma coisa interiorizamos aquilo que é falado, isso se chama aprendizado por repetição, 2ª - a Bíblia diz que a boca fala do que está cheio o coração. Então podemos entender que a proclamação tem efeito didático em nossa vida. Não somente fazemos os outros conhecerem o que proclamamos, mas a cada vez que anunciamos nossa proclamação mais fé com relação a nossa proclamação nos é acrescentada. Deus é estratégico, à medida que anunciamos a sua palavra colhemos um benefício próprio, chamado FÈ, para a nossa conquista. Meu querido leitor PROCLAME, ANUNCIE A PALAVRA porque fazendo isso tua conquista fica mais perto. ALELUIA!!!!!!!