Saturday, September 08, 2007

GERANDO UMA CONSCIÊNCIA


TEXTO: Gen. 12:1-3
A mudança de mente de humana para divina através da conversão é uma das maiores obras de Deus. Paulo, o apóstolo, diz que se já fomos ressuscitados com Cristo devemos buscar as coisas que são de cima e não as que são da terra.
Como aquele que foi criado do “pó” pode começar a transicionar a sua consciência e pensar no céu?
Há um processo divino que muda a nossa mente. Deus é um Deus de processos; processos que geram princípios.
PRIMEIRO PROCESSO: SAÍDA. Gen. 12
A mente de Abraão abrigava uma consciência idólatra, nada mudaria se ele permanecesse no mesmo lugar, por isso a ordem: “sai da tua terra, e do meio de teus parentes”.
A “terra” traz em si a idéia do contexto cultural, e “parentela” fala do contexto emocional, familiar e religioso, tanto que o nome do pai de Abraão, Terá, era uma homenagem ao “deus” LUA.
Deus expulsa o homem do jardim do Éden, Gen. 3:23-24. Permanecendo o homem no Éden depois de pecar, não teria consciência de que o pecado traz conseqüência. Esse processo fez o homem aprender o princípio da conseqüência do pecado.
Em Êxodo 12:31-50 lemos que a consciência do judeu foi formada dentro da cultura egípcia, mas havia uma promessa de uma terra que manava leite e mel, só que para isso era necessário uma mudança de conceito, de mente.Essa mudança somente seria possível mediante o processo de saída, por essa razão Deus os tirou do Egito.
SEGUNDO PROCESSO: PROVAÇÕES. Ex. 14
Todo o deserto foi usado por Deus como um processo para arrancar a mente egípcia e estabelecer uma cultura e mentalidade que Deus queria para Israel.
Em Deuteronômio 8:2 Deus revela a Moisés e ao povo a razão de levá-los ao deserto. Eles deveriam conhecer mais o coração comprometido com o Egito e que precisavam de mudanças. Não havendo provação como saberemos o que vai dentro dele?
A primeira prova no mar foi um batismo no sobrenatural, as pragas afetaram os egípcios, mas o Mar Vermelho foi uma experiência pessoal para os judeus.
O mais difícil não foi arrancar o povo do Egito, mas o Egito do povo.
Gerar uma nova consciência fala de abrir mão de velhos hábitos.
TERCEIRO PROCESSO: EXPERIÊNCIA COM DEUS. Ex. 3
Assim como para Moisés o conhecimento de Deus veio através das experiências que lhe trouxeram a revelação de quem é Deus, assim também o povo precisava das experiências do deserto para saber quem Deus era.
A “sarça ardente” foi para Moisés uma revelação que lhe mudou a vida, sem esta experiência ficava na lembrança somente a frustração de ter tentado livrar um judeu e cometer assassinato. O ministério somente veio depois da experiência com Deus.
Sem experiências só herdamos frustrações e não transacionamos nossa mente. Não se relaciona com alguém que não se conhece, para nos relacionarmos com Deus precisamos conhecê-lo para que Ele inicie em nós os processos que gerarão princípios que nos dará uma consciência cristã.