Monday, May 28, 2007

ATITUDES QUE MARCAM UMA HISTÓRIA


MC. 14:3-10

I-ATITUDE INCOMUM.v.3
A atitude desta mulher foi de uma adoradora incomum, alguém que ousou fazer diferente o que os demais, que andavam com Jesus, faziam com certa mesmice pelo fato de estar todos os dias com Ele. Imagine você alguém resolver jogar perfume em uma pessoa quando esta está fazendo sua refeição à mesa. Incomum.
Temos a tendência de tratar como comum algo significativo por causa da proximidade e freqüência, e isto, quando se trata da vida espiritual se torna um perigo extremo, porque podemos transformar, com essa atitude, um relacionamento de vida em uma mera religiosidade.
À mesa, com certeza, não é o lugar ideal para se perfumar, todavia aquela mulher sabia o que Jesus podia fazer por ela. Somente quem tem consciência do tamanho de suas necessidades sabe o nível de suas atitudes. Olhemos o caso do “cego de Jericó”, quando soube que era Jesus passando tomou uma atitude radical e se pos a gritar a plenos pulmões, e mesmo advertido para calar-se não o fez, porque só ele sabia o tamanho de sua necessidade (Lc. 18:39).
Somente você sabe o quanto precisa de Deus. Vou apenas dizer algo que pode mudar o nível do que você está recebendo. Atitudes são sementes, grave isso; portanto uma semente incomum gera uma colheita incomum.
Você está recebendo o que está recebendo por causa das sementes que você anda plantando, mude a semente e a sua colheita mudará.
II-ATITUDE SACRIFICIAL, v.4.5
· O que essa mulher derramou sobre Jesus e a hora que ela fez isso foram realmente incomuns, mas também sacrificial.
· Ela não era uma pessoa rica, era uma ex-prostituta, portanto alguém que não tinha dinheiro sobrando para tomar uma atitude como esta. Quanto custou para ela adquirir esse bálsamo? Não estou falando só em dinheiro, mas quanto custou da sua dignidade para poder comprar esse balsamo?
· Essa mulher derrama sobre Jesus não apenas um bálsamo caríssimo, mas um perfume que lhe custou sua dignidade, sua vida.
· O que ela derrama sobre Jesus é tão caro que provoca reações, escandaliza os discípulos, que imediatamente dão até o valor desta atitude preciosíssima, mas para eles, pura loucura. O valor era equivalente a trezentos dias de trabalho, i.e., um ano bem trabalhado.
· Ela quem sabe aprendeu com Davi que disse: “Não darei a Deus algo que não me custe sacrifício” (II Sam. 24:24). Atitudes sacrificiais sempre entraram para a história, se você quiser mudar a sua pense em viver com um pouco mais de entrega ao Senhor Jesus, pois ele diz: “ quem quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”.
III-ATITUDE PROFÉTICA. V.6.7.8,9
A atitude desta mulher também teve um caráter profético, enquanto os discípulos, mesmo ouvindo Jesus não conseguiam entender a necessidade do sacrifício na cruz, essa mulher tem o discernimento revelado dentro de seu coração.
A sua adoração incomum lhe trouxe discernimento incomum, um senso profético. O próprio Jesus diz isso, que ela o estava preparando para o sepultamento.
Se quisermos uma benção que fique registrada na história, como essa mulher, devemos ter atitudes iguais, a nossa adoração tem que entrar em um nível que talvez ainda não tenhamos entrado.
Toda a atitude profética tem que ter respaldo nas Escrituras, porque ela é conseqüência de nosso relacionamento com Deus, a nossa adoração ajusta o foco da nossa vida cristã, temos que aprender a ter uma adoração extravagante sem nos preocupar com o que os outros vão pensar( I Cor. 4:3).

CONCLUSÃO:
A nossa história será marcada pelo que fazemos e não pelo que planejamos fazer. Pensar é ótimo, mas agir depois do planejamento é uma semente que produz mudanças.
Algumas pessoas serão conhecidas pelas ótimas idéias, outras pelas realizações. Você decide como será lembrado pela história.