Thursday, March 19, 2009

O PÃO NOSSO DE CADA DIA - 05

Mateus 16:16 - "E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo." Em um mundo de tanta confusão, ter consciência da veracidade da nossa fé já é algo tremendo. quando Jesus interroga seus discípulos, perguntando o que as pessoas estão dizendo d'Ele, na verdade está querendo ensinar algo muito importante para aqueles que dizem que caminham com Ele: ninguém pode saber quem é Jesus se não tiver a revelacão de Deus. A falta de revelacão espiritual faz com que as pessoas não tenham consciência de quem é que adoram, e por isso muitos crêem em tantas coisas e chamam isso de "deus", entregam suas devocões a qualquer coisa ou ídolo pensando estar fazendo a coisa certa, e depois são frustradas em sua fé quando ficam desamparadas em suas necessidades espirituais. Quando Pedro responde a indagacào de Jesus, recebe a confirmacão de que a resposta que havia dado era uma consequência de estar em comunhão com Ele, por isso Deus havia revelado a verdadeira natureza de Cristo a ele, Jesus é o "Ungido"de Deus, o único que pode salvar e resolver as questões humanas. Somente sabemos de fato quem é Jesus , por revelacão de Deus, e isso faz toda a diferenca, se temos consciência de quem é Jesus, nosso estilo de vida muda, se adequa àquilo que Ele fala, porque sabendo quem Ele é, saberemos quem somos nós. As nossas bencãos dependem de reconhecermos que Jesus Cristo é o Filho de Deus, e não um mero profeta apenas, n'Ele está toda a revelacão do Pai, toda a plenitude da graca, todo poder para enfrentar e vencer os poderes do inferno e viver uma vida vitoriosa. Quem é Jesus pra voce? desta resposta depende tua vitória, porque nosso comportamento diante de Deus muda à medida que sua revelacão chega até nosso coracão. Que Ele seja o teu Deus, e o teu salvador, aquele que morreu pra te dar vida e vida com abundância. Que esta seja a tua revelacão.

Tuesday, March 17, 2009

O PÃO NOSSO DE CADA DIA - 04

Salmo 20:7 – “Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus.”

Confiar em Deus, eis a questão. Crer no que nossos olhos podem ver é fácil porque a mente processa com facilidade o que é físico, visível, mas quando se trata do imaterial temos dificuldade de entender; todavia é essa a intenção da fé, ela é objeto do espírito, pois a nossa mente é limitada para avaliar coisas espirituais. Quando o salmista diz que faremos “menção do nome do Senhor”, ele está falando daqueles que conhecem a Deus e tem um relacionamento com Ele, porque o nome de Deus não é uma palavra mágica que pode ser usada quando estamos em apuros ou quando queremos alguma coisa; a Bíblia diz que é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que é presenteador dos que o buscam, Hebreus 11:6. Uns confiam em carros e cavalos, o salmista está falando de pessoas que desconhecem Deus, não têm idéia que Ele possa resolver problemas, por isso tem apenas seus bens, conhecimentos e habilidades para confiar. Eu creio que nós podemos , como o salmista, fazer menção do nome do senhor nosso Deus porque “cremos que Ele existe e que é presenteador daquele que o buscam”; portanto meu querido se as coisas não estão saindo da maneira que você imaginou, não se desespere, clame pelo teu Deus que Ele te ouvirá porque você é conhecido d’Ele, Deus sabe quem é você e não te desamparará.

Monday, March 16, 2009

O PÃO NOSSO DE CADA DIA - 03

Efésios 2:6 - "...e nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar em lugares celestiais, em Cristo Jesus:..." A nossa posicão em Cristo nos dá direito às riquezas de Deus; temos à nossa disposicão os recursos ilimitados do Reino. É importante ter o conhecimento, no espírito, desse fato. Eu preciso entender e aceitar o fato de que quando eu estou em Jesus, i.e., salvo pela graca, posso usufruir das bencãos que este texto me garante. Somente pode estar assentado em Cristo quem foi ressuscitado por ele, todavia eu preciso aceitar o fato de que só ressuscita quem já morreu. Temos o desejo de ter todos os recursos de Deus a nosso favor, mas será que estou disposto a morrer. Quando morremos para nossos desejos, vontades e opiniões, verdadeiramente poderemos compreender o que Deus tem para nós em Cristo. Não pode se assentar em lugares celestiais sem que primeiro eu receba vida de Deus em mim, mas a notícia boa é que Deus quer e pode dar essa vida para nós, eu preciso receber a vida de Deus em mim. A Bíblia diz que quando eu aceito Jesus eu recebo uma nova vida dentro de mim, na verdade eu passei da morte para a vida. Jesus diz que eu sou feito filho de Deus quando eu o recebo em meu coracão. estar assentado em lugares celestiais é estar em Cristo, portanto deixe Jesus entrar na sua vida hoje e receba todos os recursos de Deus para a sua vida, financas, casamento, vida sentimental e tudo o mais que voce precisa.

Saturday, March 14, 2009

O PÃO NOSSO DE CADA DIA - 02

Colossenses 3:1-3 “Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não das que são da terra; Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.”

O ser humano é cheio de filosofias humanistas, na maioria das vezes acha que o mundo deve girar em torno dele, o que importa mesmo é a satisfação das suas necessidades, esquece que Deus existe, e que a vida é mais que matéria, é espiritual também. Esse esquecimento não deveria afetar o cristão, pois fica entendido que ele tem o Espírito Santo habitando nele, portanto, tem consciência do mundo espiritual; mas o que vemos são cristão dentro da igreja do Senhor que valorizam mais o material do que o espiritual.

A orientação Bíblica é que devemos, como ressuscitados com Cristo, ter o coração orientado pelo desejo das coisas espirituais. O nosso pensamento deve estar focado no que Deus diz e tem para aqueles que crêem nele. Quando agimos assim Deus respalda a nossa fé, o nosso estilo de vida, e suas bênçãos nos acompanham, porque estamos vivendo um princípio Bíblico que diz: “mas, buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e as demais coisas vos serão acrescentadas.”Mt. 6:33.

Somente conseguiremos colocar as coisas de Deus em primeiro lugar se de fato estivermos mortos para as coisas deste mundo. A cruz, realmente, deve nos deixar na mesma situação que Jesus ficou, morto para o mundo e vivo para Deus. Se a cruz não te matou, você está vivendo uma ilusão espiritual e não a vida que Deus quer pra você. A vida de Deus é só pra quem morre em Cristo através da Cruz, esse é o princípio.

Meus queridos vamos viver o que o apóstolo Paulo viveu, “... e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim”. Gal. 2:20.

Friday, March 13, 2009

O PÃO NOSSO DE CADA DIA - 01

Salmo 91:1 - "Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará." Descansar à sombra de Deus, que privilégio. Mas como é isso? O salmista está falando de um descanso para os nossos dias, porque, com certeza, ele não viveu a revelacão que recebeu. Qual é o esconderijo do Altíssimo? Jesus Cristo é o esconderijo de Deus, essa é a revelacão que o salmista está recebendo, somente teremos descanso em Deus se estivermos em Cristo, o apóstolo Paulo diz que a nossa vida está escondida com Cristo em Deus, Col. 3:3 .Ter intimidade com Jesus nos coloca debaixo da sombra do Pai, porque é necessário estar bem perto da árvore para usufruirmos de sua sombra, de igual modo nosso relacionamento com o Filho de Deus nos deixa em uma posicão confortável para que o sol não nos castigue. Fazendo um paralelo com o povo de Israel no deserto podemos perceber que durante o dia o sol não molestava os judeus, porque Deus colocou uma nuvem sobre eles, e essa nuvem é uma figura do descanso de Deus - Jesus Cristo. Portanto meu querido, quando o calor estiver insuportável,i.e., as lutas dessa vida, lembre-se, voce tem um descanso em Deus. Habite no esconderijo que Deus preparou pra voce antes da fundacão do mundo. Jesus é a nossa provisão, nosso Jeováh Jiréh, nosso shabath, nosso descanso. Pare de lutar sozinho, chame por ele, Jesus Cristo e voce entrará em descanso porque ele pelejará por ti, e te protegerá das armadilhas do inimigo. Habite no esconderijo, esteja em Cristo Jesus nosso Senhor.

Tuesday, March 03, 2009

O QUE ACONTECE QUANDO PERDEMOS A PRESENCA DE DEUS

I Sam. 4:11-22

Davi, o grande salmista teve uma experiência amarga e relata isso no Salmo 51, onde ele simplesmente diz que precisa sentir novamente a alegria da salvação e a presença inquestionável do Espírito Santo. Perder a presença de Deus é a maior tragédia do ser humano.

O povo de Israel perdeu a guerra para os Filisteus como uma conseqüência última de uma série de pecados que vinham cometendo, mas o que traz o maior reflexo nessa derrota não é apenas a derrota em si, mas a perca da ARCA DE DEUS que representava a presença do Todo-Poderoso no meio da nação judaica.

O QUE ACONTECE QUANDO PERDEMOS A PRESENCA DE DEUS?

A batalha é perdida, cap.4:10 – Israel sempre foi vitorioso em suas campanhas militares, a vitória era uma constante, mas de repente uma batalha é perdida e o mais precioso bem da nação é levado como despojo. Que presságio terrível era este? A perca da Arca da Aliança tem conotações espirituais incríveis, tem toda uma significância para a vida religiosa e civil da nação. Quais seriam as conseqüências, o que significava isso?

A perca da arca da Aliança era um sinal no mundo físico do que estava acontecendo na vida espiritual do povo, Deus sempre usa o figurativo material para que nós, mortais, entendamos o que Ele está querendo dizer ou fazer no mundo espiritual. Era um recado claro de que Deus já não estava mais em suas guerras, já não respondia por eles mais. Sem Deus não há possibilidade alguma de vitória, e isso os Israelitas sabiam muito bem. Moisés mesmo disse: ”não nos faca subir deste lugar se a tua presença não for conosco....” a presença de Deus era tudo na vida dos Judeus.

Sem Deus não se ganha batalhas, e essa era a atual situação de Israel com a perca da Arca. Igualmente também nós, perderemos as batalhas da vida, se perdermos a presença do Espírito Santo em nós. Não é possível ter vitórias sem Deus, pode até ser uma folguinha na luta, mas sem Deus nada é duradouro. Preservar a presença de Deus em nossas vidas é uma necessidade espiritual que temos, pois é por ver Deus em nosso meio que o nosso inimigo não ataca, a ausência de Deus abre espaço para as artimanhas do diabo.

Sem a presença de Deus o sacerdócio morre. Cap.4:17,18 – O terrível nessa guerra não foi Israel ter perdido apenas a batalha, mas os seus três principais sacerdotes. Na batalha Hofni e Finéias, que transportavam a Arca, foram mortos a espada, mas quando a notícia chegou em Israel o sacerdote Eli não a suportou e caiu quebrando o pescoço e morreu. Sem Deus o que sobra é um sacerdócio do pescoço quebrado, onde a cabeça não tem poder de governar (e a cabeça é Cristo).

O significado do ministério é dado pela presença de Deus em nossas vidas, se perdemos essa presença inexiste ministério, porque não há ministério para Deus sem Deus. Muitos tem feito um ministério só na forca do braço, porque pensam que somente estratégias, técnicas e investimento financeiros são suficientes para fazer a obra de Deus, esquecem que uma obra para Deus somente é possível com Deus e com a unção desse Deus.

Quando perdemos a presença de Deus nossa descendência fica marcada pela falta da glória de Deus. Cap.4:21 - ICABODE é uma marca terrível em uma descendência que é obrigada a viver sem a presença manifesta de Deus, porque esse nome significa: “foi-se a glória de Israel”. Sem Deus o que sobra é uma descendência Marcada pela religiosidade, uma geração sem compromisso com a santidade, especialista em religião, mas sem conhecer o verdadeiro Deus. Uma descendência árida como o deserto sem a água do renovo, sem vida espiritual, onde o mais importante são as práticas litúrgicas, mas não a essência do verdadeiro Deus.

Quando se perde a presença de Deus sempre a razão é porque alguém não fez valer o sacerdócio que recebeu de Deus, foi omisso nas suas responsabilidades espirituais e como conseqüência deixou um legado maldito. Muitos pais e pastores hoje lamentam as colheitas que fazem na vida, mas se omitem de olhar no passado e ver o que foi semeado como sacerdotes que foram como já foi muito bem dito: a colheita do amanhã depende de nossa semeadura no tempo que se chama hoje.

Zele pela presença do Espírito Santo na sua vida através de uma íntima comunhão com Ele através da sua oração e da Palavra de Deus, vivendo os seus ensinos de uma forma prática no seu dia a dia, nunca esquecendo que um coração contrito e quebrantado Deus não pode desprezar.